Usina de Letras
Usina de Letras
20 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62285 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10388)

Erótico (13574)

Frases (50677)

Humor (20040)

Infantil (5458)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3310)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6209)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Espiritualidade - luiz maia -- 28/10/2006 - 18:04 (m.s.cardoso xavier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Espiritualidade
Luiz Maia
luiz-maia@hotmail.com

O tema ESPIRITUALIDADE sempre me fascinou ao longo de minha vida. As coisas que estão "lá adiante" eu sempre tive a impressão, para não dizer certeza, que poderia vivê-las aqui mesmo, no plano terreno. E cada vez mais me acerco disso e tenho certeza que estou pleno de razão.
É tudo uma questão de como você vê o mundo e como você o respeita em toda sua plenitude. O máximo de respeito às coisas que nos parecem mais simples é um bom exemplo de como deveríamos nos portar perante o próximo e a nós mesmos.
Tenho pela pessoa de Leonardo Boff um carinho enorme. Sempre o admirei seja pelos seus livros, pelas palestras que desenvolve mundo afora, seja através de uma entrevista à-toa sem muita pretensão. Trata-se um um ser humano fantástico e admirável que muito tem feito para acrescer em cada um de nós a espiritualidade de que tanto necessitamos desenvolver.
Dalai Lama é outra pessoa formidável que nos passa um carisma daqueles que sabem das coisas. É um ser humano acima de qualquer suspeita.
De Leonardo Boff leio:
"A espiritualidade não é monopólio das religiões, nem dos caminhos espirituais codificados. A espiritualidade é uma dimensão de cada ser humano.
Essa dimensão espiritual que cada um de nós tem se revela pela capacidade de diálogo consigo mesmo e com o próprio coração, se traduz pelo amor, pela sensibilidade, pela compaixão, pela escuta do outro, pela responsabilidade e pelo cuidado como atitude fundamental".
Certa feita Leonardo Boff perguntou a Dalai Lama:
- "Qual a melhor religião?"
E Dalai Lama, olhando em seus olhos respondeu:
- "A melhor religião é aquela que te faz melhor".
Numa palestra, perguntaram a Dalai Lama o que era espiritualidade.
E ele respondeu:
"É aquilo que transforma o teu interior.
A religião pode nos passar espiritualidade, mas se não nos transformar interiormente não faz o menor sentido".
Então aí para vocês um pequeno detalhe de dois homens fantásticos, que levam a vida a sério, que tentam incutir no dia-a-dia das pessoas a necessidade de se levar uma vida pautada na ética, na solidariedade, fazendo-nos ver a necessidade que temos de pregar a paz entre as religiões e os homens.
São dois homens extremamente messiànicos.
Adoro este tema. Sinto-me cada dia mais impelido a buscar na espiritualidade respostas que o mundo não nos oferece. Isso não é alienação. É a forma pela qual crescemos no sentindo vertical e nos damos mais como seres humanos.

Luiz Maia
Autor dos livros "Veredas de uma Vida", "Sem Limites para Amar" e Cànticos"
- Edições Bagaço - Recife/PE.
http://geocities.yahoo.com.br/maialuiz/
msn: luiz-maia@hotmail.com
SKIPE: luizmaia1

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui