Usina de Letras
Usina de Letras
251 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10302)

Erótico (13562)

Frases (50483)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O Que é Tão Ruim a Respeito do Capitalismo? -- 31/01/2003 - 01:03 ( Andre Luis Aquino) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Você pode gastar tempo como se gasta dinheiro?“Afinal de contas, o que é o capitalismo?”

Capitalismo. É a mesma coisa que democracia, não é mesmo?

(E os inimigos do capitalismo são os inimigos da democracia não é? Eles não foram derrotados com o fim da guerra fria?)

Na verdade, capitalismo e democracia são duas coisas completamente diferentes. Democracia, essencialmente, é a idéia de que as pessoas deveriam ter controle sobre suas vidas, de que o poder deveria ser dividido por todos ao invés de estar concentrado nas mãos de uns poucos. Capitalismo é algo inteiramente diferente.

No países ocidentais (o Brasil incluso), estamos acostumados a ouvir que vivemos em uma sociedade democrática. É verdade que nós temos um governo que se auto-denomina democrático (embora seja duvidoso que a opinião de cada um de nós tenha realmente a mesma importância, em uma “democacia representativa” capenga e atrofiada como essa), mas se a nossa sociedade é ela própria democrática já é outra questão. O governo, claro, é só um aspecto da sociedade e está muito longe de ser o mais importante, quando consideramos como é a sua vida cotidianamente. O sistema econômico de uma determinada sociedade tem mais influência sobre o dia-a-dia das pessoas do que qualquer tribunal ou congresso possa ter, pois é a economia que decide quem tem controle sobre as terras, recursos e ferramentas da sociedade, o que as pessoas têm que fazer todos os dias para sobreviver e “progredir” e, finalmente, como esssas pessoas interagem umas com as outras e enxergam o mundo.



E o capitalismo é, de fato, um dos sistemas econômicos menos democráticos. Em uma economia “democrática”, a opinião de cada membro da sociedade sobre como os recursos serão usados ou como o trabalho será feito, deveria ter uma importância equivalente. Mas na economia capitalista, em que todos os recursos são propriedade privada e todo mundo compete contra todo mundo para consegui-los, a maioria dos recursos acabam sendo controlados por umas poucas pessoas (leia-se corporações). Esses poucos podem decidir como todos os outros irão trabalhar, já que a maior parte das pessoas não pode viver sem ganhar dinheiro. As corporações até mesmo determinam a paisagem física e psicológica da sociedade, já que possuem a maior parte das terras e controlam a maior parte da mídia. No fundo, nem mesmo elas possuem o controle de fato, pois se deixarem a guarda baixa e pararem de trabalhar para manter as coisas como são, irão rapidamente cair para a base da pirâmide social junto com todo mundo, o que significa que ninguém possui realmente poder total sobre a sua vida no sistema capitalista, pois todos estão à mercê das leis da competição.

Como podemos ver o capitalismo tem muitas coisas ruins, mas hoje não temos como fugir dele, Deus ganhou um novo nome.

MERCADO.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui