Usina de Letras
Usina de Letras
160 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62072 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Ponderando sobre críticas ao socialismo -- 31/01/2003 - 00:55 ( Andre Luis Aquino) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Eu não concordo com essa mania das pessoas de escolherem uma verdade e defendê-la de uma forma veemente e de não ponderar sobre outros aspectos. Não , não digo ficar em cima do muro, mas penso que as pessoas deveriam ser menos manequeístas(ato de separar bons e maus, como por exemplo, aqueles que gostam de amarelo x aqueles que gostam de azul, os que bebem brahma x os que bebem

antartica e por ai vai)e serem mais ponderadas na maneira de pensar e defender suas ideias e não transformar isso aqui num forum de os que defendem algo contra os que defendem aquilo.

O debate de ideias é algo muito enriquecedor para todos por aqui, mas sabem mesmo do que falam ou só defendem uma posição por diversão?

O que é o socialismo?

Socialismo utópico.

No início do século XIX, muitos escritores e reformadores consideraram o industrialismo como a causa das dificuldades e sofrimentos da classe trabalhadora. Socialistas como Robert Owen (1771-1858), da Grã-Bretanha, Charles Fourier (1772-1837) e o conde Saint-Simon (1760-1825), da França, apresentaram várias propostas com a finalidade de estabelecer comunidades com condições econômicas e sociais ideais. Owen e os seguidores de Fourier estabeleceram cooperativas, que existiram por pouco tempo. Esses socialistas eram freqüentemente chamados de utópicos. Esse termo provém do livro Utopia (1516) escrito pelo estadista inglês Tomás Morus. Utopia descreve uma sociedade ideal que proporciona igualdade e justiça para todos.



O Socialismo Científico foi desenvolvido no século XIX por Karl Marx e Friedrich Engels. Recebe também, por motivos óbvios, a denominação de Socialismo Marxista.

Ele rompe com o Socialismo Utópico por apresentar uma análise crítica da realidade política e econômica, da evolução da história, das sociedades e do capitalismo.

Marx e Engels enaltecem os utópico pelo seu pioneirismo, porém defendem uma ação mais prática e direta contra o capitalismo através da organização da revolucionária classe proletária.

Para a formulação de suas teorias Marx sofreu influência de Hegel e dos socialista utópicos.

Segundo Marx a infraestrutura, modo como tratava a base econômica da sociedade, determina a superestrutura que é dividida em ideológica (idéias políticas, religiosas, morais, filosóficas) e política (Estado, polícia, exército, leis, tribunais). Portanto a visão que temos do mundo e a nossa psicologia são reflexo da base econômica de nossa sociedade. As idéias que surgiram ao longo da história se explicam pelas sociedades nas quais seus mentores estava inseridos. Elas são oriundas das necessidades das classes sociais daquele tempo.

Entendendo melhor vemos que o socialismo não tem nada de horrivel, o problema talvez esteja na maneira que ele é interpretado, isso também acontece na religião, quando muitas interpretações são dadas a biblia.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui