Usina de Letras
Usina de Letras
290 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62171 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50576)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Tudo vem e passa...?????????? -- 14/01/2004 - 01:49 (Cida Piussi) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
OI!
Minha mãe teve um sinal retirado há pouco mais de um mês. Tanto que quando foi ao médico ele disse que não tinha porque se preocupar. Poderia retirar ou fazer acompanhamento de 3 em 3 meses. Ela, que foge de cirurgia como o diabo da cruz, respondeu " Tira". Se não tivesse tirado ... daqui a dois meses poderia não ter mais tempo: " Melanoma incito"(uma única cél. maligna).

Eu,hoje, fui fazer uma geral. O médico que entrou na sala ( por coincidência???) é meu colega no Pós-Graduação. Quando me viu, perguntou se eu preferia ser examinada por uma colega , ficamos os dois um pouco desconfortáveis... afinal teria que falar coisas e ele teria que me examinar... pediu que a colega me atendesse. ( Ele escreveu um trabalho que era mais ou menos sobre o que vou dizer).
"- Cada aluno contava contava em aula a primeira memória que tinha da infância... eu relatei algo que lembrei... entre meus 3 e 4 anos... depois, tinhamos que reescrever a história que mais chamara a atenção..."
Quatro escreveram sobre mim, e ele foi um que dos que escreveram. ( Prá você ver como as coisas acontecem. Entramos em férias, vou fazer um check-up e quem aparece?)
Graças a Deus, tudo bem... mas câncer na minha família é como gripe. Todos já tiveram ou têm ou vâo ter. Meu irmão já nasceu com isso e só descobrimos quando tinha 1 ano e meio, estava cego de um olho. Eu tinha quase 9 anos... tiraram o olho , fez radioterapia, mas o outro olho ficou comprometido. Tiraram o outro e ele viveu mais um ano carregando um tumor do tamanho de uma laranja, fora da órbita. Se crescesse para dentro morreria de dor ou explodiria...
Morreu nos meus braços, pele e osso ... com 4 aninhos eu 11. Completou 35 anos da morte dele em novembro passado. Ele completaria 39 anos no dia 30 de dezembro. Imagine como são os nossos Natais e Ano Novos... por toda uma vida.
Se eu tiver câncer, não vou fazer nada. No máximo, se for operável, tiro. Do contrário... metade das mulheres da família já não tem mama... os que morreram, câncer... todos os tipos... Meu pai, próstata, irmão carcinoma congênito( retina), provavelmente causado por rubéola, que minha mãe nem soube que contraíra...
Bom, se tudo vem e tudo passa eu não sei... Só sei que não se esquece. É uma dor que você carrega desde a hora que levanta até em sonho... Mas , juro, preferia estar com câncer e as pessoas pudessem "ver" a doença, do que sofrer de depressão... pois todos dizem que é coisa de quem não tem o que fazer.

Bem , acho que isso não deveria ser escrito mas é assim que eu sou... um buraco negro, às vezes esqueço de lembrar... mas não deixo esquecer.

Desculpe, não era o que você deveria ler... mas sei que vai me perdoar por isso.
( De quem é o texto "Um ..Mais"????)

Grande beijo.

P.S Cida- significa matar... ( Latim- o que mata.. suiCida). Quem mata a si próprio. Devo ter nascido com essa sina.
//....................................//

>From: "O Js"
>To: "M ar"
>Subject: "UM SHOW A MAIS"
>Date: Tue, 13 Jan 2004 09:58:42 -0200
>
> Tudo bom? Sabe, o texto abaixo de minha mensagem caiu como uma "luva" para
uma grande amiga minha,(..) conheço há mais de 6 anos e faz Doutorado de Biofísica (...) o tempo passa tão rápido, não é verdade? Quando eu a conheci ela estava no inicio da faculdade.
( ...)uma tia dela, que estava doente com câncer, faleceu na última sexta-feira. Ela era extremamente apegada a tia, que sofria com a doença (...) mas nunca quis submeter-se ao tratamento. Certas decisões não consigo compreender! E como é difícil "vencer" os tumores malignos, amiga.
Ela (que trabalha com experimentos em proteínas) explicava-me..." ( ...) Isso tudo ela me explicou depois de uma simples questão minha... "Quando você vai descobrir a cura para isso?" Como se fosse tão simples...mas torço para a cura desses males.
Enquanto isso a NASA vai a Marte...você consegue entender?
É triste... mas como diz o texto, "tudo vem e passa".

Beijos
O.Js.

*******************************************
"UM SHOW A MAIS"

Essa é uma estratégia que acrescentei a minha vida. É um lembrete sutil que tudo (o bem, e o mal, o prazer e a dor, a aprovação e a desaprovação,realizações e erros, fama e vergonha) tudo vem e passa. Tudo tem começo e
fim e é assim que as coisas são.
Toda a experiência pela qual você já passou acabou. Todo pensamento que teve, começou e se completou. Cada emoção e humor que experimentou, foi substituído por outros. Você se sentiu feliz, triste, invejosa, deprimida,aborrecida, amorosa, envergonhada, orgulhosa, e toda a gama possível de sentimentos humanos. Onde foram parar? A resposta é, ninguém sabe. Tudo o
que sabemos é que, eventualmente, tudo se dissolve em nada. Acolher esta verdade em sua vida é o começo de uma aventura libertadora.
Nosso desapontamento nasce de duas maneiras essenciais. Quando estamos experimentando prazer, gostaríamos que ele durasse para sempre. Isso nunca acontece.Quandoestamos experimentando dor, gostaríamos que ela se fosse agora.
Normalmente isto não acontece. A infelicidade é o resultado da luta contra o fluxo da experiência. É muito útil experimentarmos as coisas com a percepção de que a vida é uma
sucessão de coisas. Um momento presente é sucedido por outro momento presente. Quando acontece algo que apreciamos, saiba que, embora a
experiência da felicidade seja maravilhosa, ela eventualmente será substituída por outro tipo de momento. Se isto estiver bom para você, uma
sensação de paz a invadirá mesmo quando o momento muda. E se estiver experimentando algum tipo de dor ou desprazer, saiba que isto também passa.

Manter este estado de alerta próximo ao coração é uma maneira incrível de se manter a perspectiva, mesmo em face da adversidade. Nem sempre é fácil, mas normalmente ajuda.

*********************************************
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui