Usina de Letras
Usina de Letras
122 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62161 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10347)

Erótico (13567)

Frases (50573)

Humor (20027)

Infantil (5422)

Infanto Juvenil (4752)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->O ROSÁRIO FICOU MAIS LONGO -- 11/01/2004 - 08:07 (ANTICRISTO) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

"Depois de nove séculos, cinco novos mistérios são acrescidos à tradicional oração

O papa João Paulo II alterou o Santo Rosário. A oração católica mais difundida no mundo ficou mais longa, contando agora com um novo grupo de cinco mistérios, relacionados à vida pública de Cristo - os chamados mistérios da luz. Essa é a mais radical mudança feita no rosário desde sua criação, há nove séculos. Além disso, o papa instituiu o Ano do Rosário, que começa agora e vai até outubro de 2003, período em que a oração deverá ser especialmente proposta e valorizada nas comunidades.

As medidas constam da Carta Apostólica Rosarium Virginis Mariae, divulgada na quarta-feira, data em que João Paulo II completou o 24o ano de seu pontificado. Ele explicou, no documento, que tomou a iniciativa por vários motivos, mas o principal deles era "fazer frente a uma certa crise desta oração, que corre o risco de ser erradamente debilitada em seu valor e, por conseguinte, escassamente proposta às novas gerações". Acrescentou ainda que "o relançamento do rosário considera também algumas circunstâncias históricas, sendo a primeira delas evocar de Deus o dom da paz".

"Vejo isso como uma riqueza para os cristãos, especialmente num momento em que a paz está ameaçada", diz dom Raymundo Damasceno, secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). "É corajoso, depois de quase 1.000 anos, incutir na mentalidade popular uma mudança significativa numa oração tradicional", observa Fernando Altemeyer, professor de teologia da PUC de São Paulo. "E tocar na vida pública de Jesus chega a ser ecumênico, pois representa uma aproximação do diálogo com outras igrejas, que sempre alegam que os católicos são excessivamente mariolátricos (devotos a Maria)."


O NOVO ROSÁRIO

O que mudou na mais tradicional prece católica

Por nove séculos contou com 159 ave-marias, 15 pais-nossos e 15 mistérios divididos em três grupos - gozosos, dolorosos e gloriosos
A partir de agora, passa a ter mais 53 ave-marias, outros cinco pais-nossos e cinco mistérios da luz
Os novos mistérios serão rezados às quintas-feiras

O Rosário foi criado em 1205 como expressão de amor à Virgem Maria. A oração se baseou no hábito litúrgico de rezar os 150 salmos semanalmente. Até agora, o rosário era constituído por 159 ave-marias, 15 pais-nossos e 15 mistérios divididos em três grupos: gozosos, dolorosos e gloriosos. Desde a semana passada, o Santo Rosário conta com mais 50 ave-marias e cinco pais-nossos, além dos mistérios da Luz (o batismo no Jordão, a auto-revelação nas bodas de Caná, quando Jesus transformou água em vinho, o anúncio do Reino de Deus, a transfiguração no monte Tabor e a instituição da eucaristia).

Na prática, tanto a maneira de rezar quanto a apresentação física do rosário permanecem inalteradas. A diferença é que às quintas-feiras os católicos evocarão os eventos ligados à vida pública de Cristo. E, em vez de rezar o terço (nome popular do rosário), ou seja, a terça parte do conjunto de orações a cada dia da semana, passarão a rezar o quarto."

ANA CRISTINA ROSA ÉPOCA

“E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque pensam que pelo seu muito falar serão ouvidos” (Mateus, 6: 7).



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui