Usina de Letras
Usina de Letras
50 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62193 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50598)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->A COR DA CEGUEIRA DO AMOR -- 20/10/2006 - 09:14 (Rudolph de Almeida) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A COR DA CEGUEIRA DO AMOR


Não há quem negue o fato de que o amor é cego, mas como seria a cegueira do amor? Na cegueira física a pessoa não vê porque o sentido da visão não capta a luz, então a vida fica negra pela ausência dela. José Saramago em seu romance Ensaio sobre a cegueira, descreve uma enfermidade que produz nos doentes uma cegueira branca, que o autor de chama de treva branca, como um mar de leite. Se o preto é a falta de cor pela ausência de luz e o branco a mistura de todas as cores, como fica o amor nesta história? Se a cegueira real é negra, se a ficcional de Saramago é branca, teria cor a cegueira do amor?
Ora, tem cor sim. Ela é colorida, contém todos os matizes, parodiando Saramago, uma treva policromática, um mar multicolor. É justamente esse excesso de cor e luz que impede o amante de enxergar, sua visão se turva diante de tantos brilhos e cores. Experimente pegar o controle remoto de sua televisão e eleve o controle de cor ao máximo e veja se a imagem não perde a nitidez. Então é mais ou menos isso, cor de mais, discernimento de menos. Está certo que se trata de uma cegueira seletiva e parcial, já que algumas coisas são vistas, então o que ocorre de fato é que são os detalhes que não se vêem. Há quem diga que o apaixonado só enxerga o que quer, mas talvez ela só veja o que pode. Quem quer se apaixonar e pretende continuar enxergando não se apaixona, pois ao contrário dos óculos de sol, que evitam o ofuscamento pela luz, a única proteção que temos contra o ofuscamento da paixão é adotar uma atitude reticente e defensiva, ou seja, é ter medo amar.
Quem sofre de fotofobia, hipersensibilidade à luz, procura evitá-la pelo desconforto que ela causa. Quem tem medo do amor tem aversão ao colorido que ele traz e por isso dele corre. Corre para dentro de si próprio que é melhor esconderijo que se conhece para fugir deste mal, mas a que preço? Enxergar bem pode ser muito cruel, pois a realidade é dura, mais ainda para quem está sozinho. Não seria melhor ficar meio cego, ainda mais se essa cegueira deixa o mundo mais colorido e bonito? Então, se você está começando a enxergar tudo colorido demais, não fuja, procure seu amor. Não adianta procurar um(a) oftalmologista, a menos que seja ele(a) o objeto do seu desejo. Por outro lado, se você está enxergando perfeitamente bem, pode haver algo errado com você, procure um(a) psiquiatra. Se o conhecimento técnico deste profissional vai ajudar eu não sei, mas quem sabe não será ele(a) que fará você ver tudo em multicores?
Bem, eu já defendi minha tese, preciso parar de escrever agora porque repentinamente tudo começou a ficar colorido e eu já não estou enxergando mais nada ...
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui