Usina de Letras
Usina de Letras
141 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50618)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140802)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A Verdade Sobre CUBA ! -- 28/01/2003 - 15:26 (AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA/Alcir J.T. de Souza) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A Verdade Sobre CUBA !







Em 1954 a Guatemala vivia uma experiência socialista,escolhida democraticamente por seus cidadãos em uma eleição correta e majoritária,diferentemente de outros paises das Américas,que naquele momento viviam sob o tacão das ditaduras militares , dos ditadores populistas e demagogos , e dos fantoches de plantão a serviço dos interesses dos estados unidos da américa do norte. Esta experiência, desde seu primeiro momento demonstrava que era possível para os paises latino americanos, criar uma soberania independente dos moldes dominantes, colonizadores e extrativistas dos norte americanos; assim sendo,obviamente que não foi com bons olhos vista pelas lideranças políticas atreladas por meio da corrupção e do favorecimento ao status quo yankee, pelo próprio governo norte americano e por suas agências, cuja principal função era de preservar a qualquer preço a hegemonia americana e a subserviência dos povos latino americanos . A agência mais atuante nesta sinistra missão foi (e ainda é) a central inteligence agency conhecida mundialmente pela sigla “c i a”, que desde a sua criação, causava terror aos que caiam em suas teias, devido a total ausência de escrúpulos e respeito a vida humana, mesmo entre os próprios cidadãos norte americanos, usados dentre outras maneiras, como cobaias involuntárias visto que a agência,envolveu-se em uma série de atos cometidos contra a população de seu pais de origem, que resultaram em mortes provocadas por experimentos conduzidos aleatoriamente em solo norte americano para formar uma estrutura de defesa contra ações de nações inimigas. Tantos foram os desmandos,na forma de associações com o crime organizado,(MAFIA), assassinato de lideres e intelectuais, que discordavam das ações do governo, testes bacteriológicos e de drogas psicotrópicas como o LSD 25, que eram dispersos em áreas pré escolhidas como rodoviárias e estações de metrô sendo os resultados registrados sem que as vitimas involuntárias tivessem qualquer noção do ocorrido ou das seqüelas que lhes foram impostas por membros de seu próprio governo.(estes“testes”foram conduzidos também em quartéis, penitenciárias e em hospitais psiquiátricos,com nefastas e muitas vezes fatais conseqüências para as cobaias humanas)Estas execráveis ações da “c i a” levaram o congresso norte americano a aprovar uma lei proibindo a agência de agir dentro do território norte americano e impondo ao “f b i” a proteção deste território e a missão de proteger o povo norte americano contra as ações da referida agência .

O diretor geral da “ c i a “ allan dulles,designou ao diretor de planos da agência , richard bissell a missão de desestabilizar o governo socialista que se formava na Guatemala, diligentemente, bissell deu inicio a um programa de desinformação ,de ameaças e de subornos que acabaram por convencer aos militares guatemaltecos, que seria melhor para eles, que depusessem o governo eleito e criassem uma ditadura liderada por um militar alinhado com o ideário norte americano ou teriam de enfrentar a recém criada (pela própria “c i a “) brigada 2506, composta por assassinos ultra direitistas, oriundos de outros paises latino americanos e da própria direita radical guatemalteca profundamente insatisfeita com os caminhos igualitários tomados pelo governo socialista da Guatemala. E assim, foi feito, o governo foi deposto,uma ditadura sangrenta, vingativa e submissa aos interesses yankees instalou-se no poder. Esta vitória, fez em muito crescer nos meios de inteligência o nome de bissell, pois graças aos seus esquemas nada recomendáveis ou éticos, a política americana do “ big stick” se firmava na América latina.

Foi então que aconteceu o inevitável:

_ Em 8 de Janeiro de 1959 precedidos pela fuga covarde de fulgêncio batista, de toda a sua quadrilha de ladrões e de assassinos cubanos, acompanhados por gângsteres norte americanos como mayer lansky, “bugsy seagel , carmine gallanty dentre tantos outros que transformaram CUBA em um paraíso para criminosos, especuladores e políticos norte americanos, onde a prostituição, o jogo, o trafico de drogas e de influências, o trabalho escravo ,a fome ,a miséria a ignorância, o desvio de fundos do governo para contas particulares, a tortura e o assassinato de opositores do regime cruel e sanguinário de bautista eram uma constante apoiada e mantida pelo governo dos u s a através das ações da “c i a” comandada ainda pelo indefectível “ allan dulles “e tendo a frente da divisão de planos o maquiavélico “richard bissell”; ousaram descer de “La Sierra Maestra “ um grupo de originalmente 18 homens, que sem temor opuseram-se aos desmandos da ditadura de bautista , bravos e abnegados homens como os irmãos Fidel e Raul Castro, o médico e economista argentino Ernesto “CHE” Guevara, o intelectual Camilo Cienfuegos para citar apenas alguns ,que deram de si para reverter as condições indignas impostas ao povo cubano pela ditadura fantoche do governo americano.

Após a entrada triunfal, carregados nos braços pelo povo cubano, deu-se inicio a um processo revolucionário, que visava devolver aos cubanos sua dignidade e seus patrimônios roubados por bautista ,sua camarilha e pelas empresas norte americanas que até então tudo podiam na bela ilha caribenha.

O governo norte americano, tentou subornar a Fidel e seus seguidores em um primeiro momento; porém ao verem que isto seria impossível, devido ao comprometimento ético e moral de seus membros com “ La Revolucion” e também temendo que o modelo se espalhasse por outros paises que continuavam a ser explorados e manipulados pela política de dominação yankee; biessel foi novamente convocado por allan dulles para fazer o que ele sabia fazer de melhor ou seja destruir regimes que não comungavam com a política expansionista de extorsão da américa do norte.

Já alçado a posição de líder da nação cubana,por seus méritos pessoais, Fidel Castro deu inicio a um processo de estatização e apropriação de propriedades de empresas como : _ A Wollworth,a Sears,a Exxon , a Shell, A Telephone Company (Pacific Bell) dentre outras em cuba no valor de um bilhão de dólares que enraiveceu o stabilishment americano qu faturava milhões com as besnesses e com a ausência de leis trabalhistas que obrigavam o povo cubano a trabalhar por migalhas enquanto os vassalos escolhidos pelos dominadores se banqueteavam em um festim interminável que ao ser terminado pela ação dos heróis de La Sierra deu inicio a uma revanche sem tréguas contra a coragem de um povo e de seus lideres.

Deflagrada por mercenários, assassinos experientes e sanguinários, da brigada 2506, que eram liderados por jack hawkings em seu campo de treinamento na Guatemala escravizada, dirigidos por bissell da “c i a “ de Langley na Virginia e subvencionados pelo irado governo norte americano, que passaria todo o seu tempo concentrado em livrar-se de Fidel Castro e seus seguidores a qualquer preço e por qualquer meio possível. Cabe aqui destacar a participação constante e determinada de Ernesto “CHE” Guevara como ministro da saúde e da economia, que concentrou para si as difíceis missões de recuperar de forma coerente e sólida a saúde da população e da economia cubanas.

Em 1961, com a eleição de John Fitzgerald Kennedy e com a derrota do herdeiro de Eysenhower, richard millhous nixon, por alguns instantes, acreditou-se que uma nova era de relações entre CUBA e os u s a iria ter inicio, porém os comprometimentos econômicos norte americanos com suas multinacionais, a influência cubana se tornando cada vez mais forte dentre os paises explorados pelo modelo americano de colonização e o alinhamento por absoluta falta de opções de Cuba com a então USSR, fizeram com que as dificuldades se transformassem em barreiras intransponíveis para ambas as partes . Deu-se então continuidade aos planos de derrubar o regime cubano e de assassinar Fidel Castro por meio de envenenamento utilizando –se de charutos embebidos em veneno, ou pílulas de cianureto, que deveriam ter sido postas em sua comida ou de desacreditá-lo borrifando o estúdio da TV estatal cubana com o mesmo LSD 25 , previamente testado em cidadãos norte americanos pela “c i a “ para aparentar que Fidel teria ficado louco, humilhá-lo publicamente fazendo por meio de um polvilho, que seus cabelos e sua barba caíssem. Tanto estes quanto outros atentados, falharam devido a rede de contra espionagem , ao respeito e o carinho que Fidel recebia da população cubana e aos mercenários incompetentes e corruptos, que foram utilizados pelos operadores da “c i a” em Cuba para levar a cabo estas missões tipicamente terroristas. Enquanto ações visando eliminar Fidel Castro fracassavam, a brigada 2506 agora aumentada pela escória de assassinos e torturadores a serviço de bautista ,treinava na Guatemala,para uma operação incompetente e medíocre que era montada por bissell para preparar uma invasão ao território cubano, partindo da premissa que teriam o apoio da população, deu-se inicio a catastrófica invasão da Bahia dos Porcos, o sem duvidas maior fracasso norte americano e a consolidação da revolução cubana como irreversível e de total apoio popular.

O retumbante e fragoroso fracasso da tentativa de invadir CUBA a partir da Bahia dos Porcos, que teve em seu ponto alto a luta da população civil, que defendeu a “REVOLUCION” com garra e patriotismo, pois tinham a certeza de que não queriam mais a volta de marionetes de assassinos como fulgencio bautista ao poder . Depois que foram escorraçados no campo de batalha, os traidores mercenários que se renderam, foram justiçados por seus crimes, pela população sedenta de vingança por tantos anos de desmandos e de torturas contra eles perpetrados pelos esbirros da “c i a” e do governo norte americano.

O ódio do poder econômico de ultra direita nos “u s a” cresceu de forma proporcional a sua incompetência para livrar-se de Fidel Castro e de sua sombra que agora já se espalhava sobre os paises das Américas,que descobriam que era possível confrontar seus tiranos, mesmo que apoiados pelo poder truculento dos “ u s a” e deles livrarem-se criando nações fortes e auto suficientes capazes de construir e ditar seus próprios futuros, este ódio não deu tregua a CUBA, na forma de operações de sabotagem e de terrorismo, implícitos nos objetivos das “ operações” Northwoods , Moongoose e Artime’s Autonomous, que levaram o caos a economia e a vida da população cubana com as explosões terroristas de bombas em Havana e a queima de plantações de cana de açúcar( principal produto de exportação ) de tabaco( também por envenenamento das plantas com pesticidas) e de alimentos nas áreas agrícolas da ilha .

O caso dos mísseis de CUBA, foi uma prova incontestável da superioridade ética,humanista e intelectual das lideranças cubanas,sobre as norte americanas, visto que ao mesmo tempo que a URSS instalava mísseis de médio alcance a 180 km dos u s a, os americanos, já haviam convencido a Turquia a instalar mísseis de médio e longo alcances apontados para Moscow e para grandes cidades industriais da URSS em seu território , sem mencionar os silos e bases de lançamento de mísseis intercontinentais , de médio e curto alcance, a partir do estado americano do Alaska, que é separado da Sibéria por 4,5km do estreito de Bhering, por tanto, ao retroceder na instalação dos mísseis, o governo cubano deu uma prova inquestionável de seu compromisso com a paz mundial , o que jamais foi feito mesmo nos dias atuais pelos sucessivos governo norte americanos.

Todas estas ações, se intensificaram ainda mais, após o assassinato do presidente Kennedy (possivelmente por anti castristas cubanos,e membros do crime organizado(MAFIA) a serviço da “c i a” devido ao fato de estes mesmos indivíduos o culparem por ter impedido um ataque aéreo, contra a força aérea cubana, que precipitou o fracasso da “Invasão da Bahia dos Porcos” )e a ascenção do vice presidente lindon johnson ao cargo de presidente dos estados unidos, devido ao seu grau de comprometimento com movimentos ultra nacionalistas norte americanos ,com a industria bélica e com a do petróleo, faziam com que a independência arrogante de CUBA não fosse por ele tolerada. E mais uma vez, os interesses dos que queriam dar uma lição no povo cubano e em seu líder , tiveram que contentar-se em manter a lei Helms& Burton, como única forma de prejudicar a nação cubana,visto que a incompetência de seus aliados “bautisteros” deu uma prova flagrante de seu despreparo para tomar “La Isla” quando em 1964 pensando tratar-se de um navio cubano afundaram um cargueiro espanhol, o que causou um grande embaraço para a “c i a” e para o governo americano, que tiveram de desculpar-se publicamente com a Espanha e assumir e encerrar suas ações terroristas levadas a cabo por bissell ;que aposentou-se sem conseguir depor ou assassinar Fidel Castro, debandar os mercenário da brigada 2506, que foram viver em miami e passaram a ser tratados pejorativamente pelos anglo saxões da Flórida como “ fried bananas”, não apenas por ser um prato tradicional cubano, mas principalmente porque foram literalmente “fritos como bananas”por Fidel e seu exercito campesino.Após a derrota imposta pelo povo cubano, os governos americanos subseqüentes, jamais abdicaram de suas tentativas de dominar, mesmo que a custa de muito sangue os paises das Américas e de outras partes do mundo. Impuseram ditadores fantoches em paises como a Nicarágua, entregue a faina cruel de anastácio somoza, as Filipinas ao corrupto ferdinand marcos e sua messalina imelda,o Paraguai entregue a strosner, a Argentina a uma junta sanguinária. O Brasil aos parias fardados, que torturaram e mataram sob as ordens dos desestabilizadores de nações da “ cia” e como piece de resistance a cruel ,covarde e sangrenta ditadura de pinochet no Chile, todas estas ações, sempre levadas a termo com o dinheiro das multinacionais e com o sempre ativo plantel de instigadores e assassinos da agência central de inteligência, que tem por Record contabilizar a morte de seres humanos e a destruição de futuros nos paises que ousarem desafiar a máquina econômica norte americana e suas nefastas intenções de domínio mundial .

Apesar de até os dias de hoje, não terem acabado as tentativas de desestabilização do governo cubano, a REVOLUCION, segue seu caminho e mesmo sem o apoio da URSS, e agora com a realização de contratos e negócios com paises que discordam desta excrescência que é o embargo, CUBA, segue em sua luta de David contra Golias,com erros e acertos, porem cheia de tentativas válidas e competentes para driblar o destino certo que seria a perpetuação no poder de fantoches norte americanos como fulgêncio bautista, que certamente teriam levado La Isla a uma condição muito pior que a que lá hoje existe, pois certamente a educação, a saúde e o bem estar da população não teriam o tratamento diferenciado que tiveram, seriam sim massa de manobra a ser disposta aos interesses do ditador do momento e de seus mentores norte americanos.Existe pobreza em CUBA , existem dificuldades a serem vencidas, erros foram cometidos, La Revolucion é uma experiência em desenvolvimento, são passados apenas 45 anos de processo revolucionário, muitos destes anos foram perdidos concertando e recuperando o que foi destruído pelos ataques terroristas patrocinados pelos sucessivos governos norte americanos e seus asseclas, tudo o que foi destruído, teve um custo para La Revolucion, se Fidel Castro permanece no poder, é porque sua figura monolítica impõe o respeito e o medo necessários aos inimigos do processo revolucionário aos olhos do mundo e sustenta a confiança do povo cubano nos momentos de dificuldades e de tentações impostas pelos ainda inimigos da revolução que mudou a face da América latina.

Dissidentes e descontentes, existem em todos os paises e sistemas do mundo, da Suécia ao Japão,do Canadá a Noruega, crimes hediondos foram cometidos em nome deste descontentamento,muitos lideres foram assassinados em nações de elevado índice de qualidade de vida, o descontentamento é inerente a natureza humana, o que temos de ter é a capacidade de não permitir que este sentimento seja transformado em cordões que nos manipulem como fantoches de interesses verdadeiramente nocivos a nossas existências como sociedades organizadas.

Temos nós aqui no Brasil, problemas muito mais complexos ,prementes e destrutivos, que poderiam ser solucionados em parte se aprendesse-mos como o povo cubano aprendeu, que com altivez e com dignidade temos força e poder para lutar contra todas as adversidades, iniqüidades e desafios a nós impostos , com sub serviencia e vassalismo, jamais seremos independentes e respeitados, jamais seremos verdadeiramente uma nação.

Este texto, não tem a pretensão de ser definitivo quanto aos acontecimentos que provocaram e advieram do processo revolucionário cubano é sim uma narrativa sem mentiras e manipulações históricas dos fatos e de seus personagens, dados tirados de documentos recentemente liberados pela “ c i a” sobre ação direta do “Freedom of Information Act”. Lei americana, sem a qual muitas das verdades da recente história da humanidade, ficariam sepultadas sob um oceano de mentiras e de sangue.







Longa vida a “LA REVOLUCION CUBANA” , LONGA VIDA A “LA ISLA” E LONGA VIDA A LIBERDADE “AINDA QUE TARDIA”.



VIVA CUBA !

E VIVA O BRASIL LIVRE !







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui