Usina de Letras
Usina de Letras
200 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62188 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50593)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->FORMADORES DE OPINIÃO-Opinião mal-formada -- 09/10/2006 - 09:00 (José Virgolino de Alencar) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Aqui na província, neste nosso pequeno Estado da Paraiba, eu me sentia até agora formador de opinião. Gosto de falar e escrever sobre tudo, inclusive sobre o que não sei. Afinal, Sócrates disse que só sabia que não sabia, mas ensinava tudo a todos na velha Grécia.

Ao ler uma crítica sobre os formadores de opinião, feita no Blog Superego, fiquei sem opinião formada sobre o assunto. Doeu-me a consciência de ter, até hoje, deitado falação sobre muitas coisas, desde a criação do mundo, passando pelas artes, literatura, poesia, cinema, teatro, humor, economia, filosofia, teologia, gestão financeira e orçamentária, direito tributário e outros ramos jurídicos, jornalismo, enfim, muitas e muitas questões e idéias, chegando até esse desmundo(?) de Lula, enlameado por mensalão, carecão, cuecão, surubão, sanguessugas, dossiê, estando, agora, louco que passe a eleição, para falar de vida, sonhos, utopias, não ouvir, nem falar, baixarias e discutir idéias, modelos políticos e económicos, sem a paixão e a emoção que o período eleitoral incute nas pesoas, turvando a racionalidade do debate em torno de coisas sérias.

Não tem jeito. A febre que nos leva a querer formar opinião queima a língua e nos empurra para o paradoxo e a contradição de procurar influir na opinião dos outros, resistindo a que os outros influam na opinião da gente. Dá para perceber que formar opinião é uma coisa complexa, gerando um entrechoque entre os próprios formadores de opinião, aqui pra nós, porquanto dominados pelo egocentrismo. O formador de opinião não consegue escapar da tentação de ser dono da verdade.

O Superego teve razão, embora a própria crítica tenha sido um exercício de formação de idéias por parte de seu autor. Ser formador de opinião é ser, antes de tudo, um chato.

A partir de agora, serei um antiformador de opinião ou formador da antiopinião. Será a mesma chatice?

Como não há saida, que seja.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui