Usina de Letras
Usina de Letras
206 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62181 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140792)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Aspan, recanto de amor ao próximo -mscx -- 26/01/2003 - 00:11 (m.s.cardoso xavier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
ASPAN: Recanto de Amor ao Próximo

Por: maria do socorro Cardoso Xavier



ASPAN- Associação Promocional do Ancião “Dr. João Meira de Menezes”. Obra filantrópica, social de assistência e amparo à velhice. De utilidade pública, sem fins lucrativos. Continuada e mantida graças à garra, perseverança, sobretudo o amor do Sr. Fabiano Vilar. Conta com alguma ajuda do poder público, privado e de pessoas de espírito cristão.

Cada dia aumenta as dificuldades para manutenção de uma obra assim tão grandiosa. Abriga idosos de ambos os sexos. Capacidade para 80 velhinhas e 70 velhinhos. Ali tudo é muito bem cuidado. Alpendres, dormitórios bem higienizados, arborização com sombreiros, flores e trepadeiras, embelezam aquele recanto tão acolhedor. Alimento bem preparado pelas dedicadas cozinheiras! A gente sai de lá, ao visitar, com o sentimento de que ainda há seres humanos dignos de serem chamados como tal.

Além dos velhinhos ali morarem, se abrigarem, terem alimento de boa qualidade, recebe assistência médica, presença constante do seu empenhado administrador, pessoa humana regido pelos princípios verdadeiramente cristãos. Conta com a colaboração dos abnegados funcionários.

Todos temos um início e um fim. Os percalços da existência levam cada um, a caminhos diversificados e imprevistos. Enquanto se está com todo vigor e dinamismo da juventude, vencem-se as dificuldades com maior facilidade. Passa-se frio, até fome, desabrigo e uma saída sempre haverá. Tem-se a mocidade no corpo para enfrentar as intempéries. Mas quando a velhice chega, as coisas ficam mais difíceis, melancólicas e até trágicas.

A velhice desamparada, nos países do terceiro mundo, este quadro é crucial. Vem acompanhada de fome, miséria, doenças, abandono, rejeição. O governo, o máximo que tem feito, - a aposentadoria rural e urbana, de um salário mínimo, que mesmo sendo insignificante, ante as despesas necessárias para manutenção de um velhinho; é uma esmola, um paliativo, um mal necessário. Se tivéssemos uma justa distribuição de rendas e emprego para toda população, o quadro da velhice seria menos traumático.

A ASPAN é uma instituição que concretiza o ideal cristão comunitário e cumpre funções que seria do próprio governo: amparar a velhice. Função bastante precária na nossa região e no país. Se fôssemos resgatar as estórias de vida destes velhinhos (as) veríamos que são produtos de tantos desequilíbrios psíquicos e familiares; dos desmandos sócio-econômicos regionais. São geralmente oriundos da zona rural, dos injustiçados da terra, enfim fazem parte dos excluídos, da sociedade, vítimas de um sistema social discriminatório.

Destarte não há dinheiro nem palavras que contemple a ação, a obra administrativa, de caridade, de assistência, mantida perseverantemente, graças ao empenho, a força e amor do senhor Fabiano de Sales Vilar! Dedicado inteiramente a esta magnânima obra social. Além disto tem sob sua responsabilidade o Colégio Padre Pedro Serrão, com capacidade para atendimento a 600 alunos de 1a. a 8a. séries; também no Cristo; e em construção o Hospital “Dr. Fábio Mariz Maia”. Obras reveladoras do dinamismo, otimismo e compromisso comunitário do Sr. Fabiano Vilar.

Raros cidadãos, raras criaturas, neste planeta terra surgem como anjos de luz, com idéias humanas, ação prática e determinada, garra e fé, - qual espíritos iluminados, guiados pelos preceitos cristãos, com desprendimento e amor ao próximo, a exemplo de Padre Ibiapina, no nordeste no século passado, com suas casas de caridade; Padre Pedro Serrão o fundador deste abrigo dos velhinhos; Senhor Vereador Fabiano Vilar na Paraíba, continuador da obra de Pe. Serrão; Irmã Dulce, exemplo sensível de caridade na Bahia; e o médium Chico Xavier em Minas Gerais. Estes seguiram realmente as lições de Cristo e de São Francisco de Assis. “Muito me alegra por ter achado entre teus filhos alguns que andam na verdade, conforme o mandamento que temos recebido do Pai” (João 1.1).

ASPAN: uma realização autêntica de caridade cristã, institucionalizada pela ação benfeitora, com consciência ético-moral do senhor Fabiano Vilar – mantenedor desta instituição por puro amor ao próximo! Poderia está viajando, conhecendo países, ter laser. Prefere ficar vigilante, abrigando, ao lado daqueles velhinhos carentes, dando-lhe segurança, sensibilidade e acolhimento, aliviando o seu fardo! No outono da vida!.. Sua atitude é digna de louvor e reconhecimento, (este já tem da comunidade)! Merece a colaboração de todos nós. Sua ação ficará indelével, gravada nos arquivos não só municipais, mas na memória daqueles que sabem agradecer tão relevante obra! Principalmente haverá de ter a recompensa divina! “Vinde a mim, vós todos que estais aflitos, sob o fardo, e eu vos aliviarei” (Lucas cap.10; ver. 21-24).

ASPAN e FABIANO VILAR se confundem e se entrelaçam sob cristalino espírito altruísta, desta bela instituição humana! Lídimo cidadão, orgulho desta comunidade, deste Estado, por que não dizer deste País?! “Não amemos com palavras nem com a língua, mas por atos de verdade” (João 17). Sua ação maravilhosa e fraternal em construir um oásis, um paraíso, uma fortaleza em meio a tanto abandono, tanta rejeição, tanto aniquilamento da solidão da velhice!

Aproveito a oportunidade para pedir as pessoas cristãs que não deixem de visitar e ajudar no que puderem, obra tão meritória! Situada à rua Padre Pedro Serrão S/N, no Bairro do Cristo Redentor. Com gêneros alimentícios, roupas, calçados, toalhas de banho, lençóis, até móveis usados, tais quais cadeira de balanço, cadeira de rodas, camas, colchões, poltronas e outros. Não deixemos que se acabe nunca, uma obra desta natureza! “Quem possuir bens deste mundo e vir o seu irmão sofrer necessidade, mas lhe fecha o seu coração, como está nele o amor de Deus?...”(João 1.1) Necessitamos dar continuidade a obra do Pe. Pedro Serrão, prosseguida com tanto sacrifício, luta e zelo pelo Sr. Fabiano Vilar. Este vereador do município de João Pessoa, o mais votado dos últimos tempos! Não é gratuito! É o legítimo reconhecimento da comunidade, obra que ele se doa a tanto tempo, com dedicação e amor. Sem retorno material!

Espíritos iluminados como Fabiano Vilar e alguns outros anônimos, que deve existir por este país afora, estes sim, são representantes do verdadeiro cristianismo. Estardes vós seguindo legitimamente o Evangelho de Lucas, João, Thiago, Pedro, Gálatas e Telassonicenses – entre eles há belas passagens que exorta a caridade ao próximo, como ato de amor – pregado no Sermão do Monte por Jesus Cristo! “Ajudai-vos uns aos outros a carregar os vossos fardos e deste modo cumprireis a lei de Cristo”.(Gálatas 2). Pois “De que aproveitará, irmãos, a alguém dizer que tem fé, se não tiver obras? Sem obras, a fé é morta em si mesma” (Thiago 14).

Ajudemos a ASPAN, ajudemos ao Sr. FABIANO a não deixá-la fenecer e roguemos aos céus e aos cidadãos, que surjam outros Fabianos para dar continuidade à tão transcendental e real, ao mesmo tempo - obra social, humana e cristã!



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui