Entendido o pessimismo em sua definição como a tendência a encarar tudo pelo lado negativo, vê-se adiante causas e conseqüências de tal sentimento. Ser pessimista é estar em comum acordo com a regressão e contribuir para que ela ocorra, determinando pequenas proporções para sua vida, deixando de encarar novas oportunidades pessoais e profissionais.
Não podemos generalizar pequenos fracassos cotidianos como derrotas, que alimentam os pensamentos ruins, mas sim como lições de vida, fundamentando-nos no fato de que cumprir corretamente a tarefa de aprendizes que somos é motivo para se orgulhar e seguir em frente, tentando a partir daí não cometer os mesmos erros. A falta de confiança em si e na vida transforma você em um perdedor, já acomodado com a falta de perspectiva.
Qual o homem bem sucedido que nunca cometera falhas?
Cercadas de otimismo, as pessoas têm sempre um motivo a mais para continuar a sorrir, por isso temos que tentar ver sempre o lado positivo das pessoas, coisas e fatos, contribuindo para o construtivo. Não é bom estar perto de pessoas otimistas e alegres, que alcançam seus objetivos com entusiasmo e persistência?
O otimista, mesmo que passando por fases ruins sabe que é capaz e se esforça para encontrar saídas, representando a si mesmo um ganhador, permitindo que o bem-estar esteja sempre presente.
Pessimismo e otimismo são apenas conceitos atribuídos a estes pensamentos contraditórios apresentados. Sendo assim, de nada adianta somente pensar em coisas boas, pois não é desta forma que elas surgirão, mas com sua luta diária.
Para que fixar seus pensamentos nos defeitos se você tem numerosas virtudes?
Se você anda pessimista, esforce-se em ser otimista: Acredite em você!