Usina de Letras
Usina de Letras
152 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62225 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10364)

Erótico (13569)

Frases (50620)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140803)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Peixe morre pela boca... -- 24/01/2003 - 18:14 (Geraldo Lyra) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Tantas vezes a gente,para não perder a oportunidade de ser espirituoso e/ou gaiato, diz coisas (e até escreve!),de que, depois,vem a se arrepender!...

Estas breves considerações, são a propósito de um moço do "interland" nordestino,que foi criado por um tio solteirão e muito rico,proprietário de casas na cidade, imóveis no campo e titular de empréstimos agrícola e pecucuário na agência local de um Banco.

Tinha pelo sobrinho verdadeira adoração e o criou como a um filho, atendendo todos (ou quase todos) seus desejos: melhores colégios e professores (inclusive com aulas particulares);até que concluiu o Ginásio (na época);escolheu o Recife para cursar o Científico, e, depois, Medicina - uma vez aprovado no vestibular -, como,naturalmente,aconteceu.

Quando já era acadêmico,foi de férias à sua cidade natal e soube do próprio tio e pai de criação,que este o havia nomeado herdeiro universal; notícia confirmada por amigos e até pelo titular do Cartório.

Alegre com a antevisão da fortuna que ia receber-sem botar força -, disse para algumas pessoas:"É! Já é tempo do velho "bater as botas" e me deixar a riqueza de que nada lhe serve!"

Sabe como é no interior! Com pouco tempo,o tio do ingrato tomou conhecimento do comentário e teve profundo desgosto!

Um certo dia,quando conversava com um amigo bancário, comentou o motivo de sua amargura e ouviu dele: "O Senhor,querendo,pode anular o testamento!" E, foi o que aconteceu!

Dizem que o leviano(ou cruel?)moço, de alegre e brincalhão, tornou-se taciturno, embora tenha concluído o Curso. Mas, com certeza, por muitos anos que tenha exercido a profissão,não terá acumulado os bens que deixou de ganhar: "Quando a cabeça não pensa, o corpo padece".

E,no encerramento da narrativa desse fato, lembramos outro ditado popular: "Em boca fechada não entra mosca"...

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui