Usina de Letras
Usina de Letras
257 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->OS INTERESSES DOS EUA NO IRAQUE -- 22/01/2003 - 12:10 (Edmar Guedes Corrêa****) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
OS INTERESSES DOS EUA NO IRAQUE



Já escrevi aqui mesmo na Usina um artigo sobre os prováveis interesses dos EUA no Iraque. Na época, esses interesses não pareciam tão claros assim; todavia, já não se pode mais ocultá-los. Não resta mais dúvida alguma de que as reservas petrolíferas são os principais motivos.

Já é sabido que as reservas dos EUA estão se esgotando e não há perspectiva de que outra fonte de energia venha a substituir o petróleo em curto espaço de tempo. Portanto os EUA precisam de uma forma de garantir poder sobre poços de petróleo existentes. Mesmo porque, é necessário contrabalançar o poder da OPEP, uma vez que essa organização dita os preços do petróleo. A maneira mais fácil de resolver isso é se apossando das reservas iraquianas.

Tanto é verdade que os inspetores da ONU ainda não encontraram nenhuma evidência de armas de destruição em massa no Iraque, e mesmo assim os EUA querem ataca-lo desesperadamente, inclusive sem o aval da ONU. A Coréia do Norte, que desenvolve um projeto nuclear, portanto representa uma ameaça imensamente maior, recebe um tratamento diferente. A este país comunista, os EUA preferem a negociação a uma intervenção militar. Eis a pergunta: por que um tratamento diferente à Coréia do Norte se este país é uma ameaça real? A resposta é simples: a Coréia do Norte não tem reservas de petróleo.

Que me desculpem os ingênuos, mas é infinitamente mais provável os EUA serem atacados pela Coréia do Norte, que está muito mais próxima, tem mísseis de longo alcance e é bem mais equipada, do que pelo Iraque que tem sua infra-estrutura militar praticamente destruída.

Infelizmente os protestos em todo o mundo contra a guerra não vão ser suficientes para amolecer o coração de pedra do governo americano. Com provas ou sem provas, os EUA vão atacar o Iraque e as chances desse conflito se espalhar por toda a região do Golfo Pérsico são bem maiores do que muitos pensam.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui