Usina de Letras
Usina de Letras
157 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62270 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10381)

Erótico (13573)

Frases (50661)

Humor (20039)

Infantil (5450)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6204)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->A execução -- 19/11/2010 - 14:08 (Sérgio Olimpio da Silva Viégas) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A execução

Pastora, eu lhe agradeço muito por vir me trazer conforte neste momento tão difícil da minha vida. Que vida?
Arrematou ele continuando:
Como posso pensar em encontrar conforto em quem diz saber tudo, e mesmo sabendo tudo me virou as costas deixando os homens praticarem como esta infâmia?
Se ele realmente existe por que não vem aqui e explica para esses cães como tudo realmente aconteceu.
Aquele homem estava desesperado.
O parlatório da penitenciaria mantém os interlocutores a uma distãncia de mais de um metro separados por dois vidros, a conversa toda é feita através de interfone, isso chega a dar quase uma impessoalidade na conversa, o que não foi suficiente para encher-me de mal estar, ou também não é o suficiente para evitar que coisas indevidas cheguem ate os presos, encontrar-me ali frente a frente com alguém que não veria nunca mais o sol se por depois deste por do sol.
Como nos estados Unidos, cada província tem suas próprias leis e constituinte, subordinando a legislação maior a federal mas mesmo assim com alguns antagonismos, na constituição tem um parágrafo dedicado exclusivamente ao respeito ao direito individual de cada uma a vida, No entanto na província de Bismark existe a pena de morte e suas prisões são verdadeiros campos de concentração, até nos nomes a maior delas em Bonn, leva o nome de General Gobles. Pior é a forma de execução adotada, só faltou criarem o caminhão da Treblinca, o Garrote Espanhol.
Creio não existir neste mundo nada mais humilhante e degradante que a morte no Garrote. O Garrote é uma cadeira de encosto alto, fixa ao solo, e com altura regulável de maneira que os dois furos existentes, por onde passa uma corda de sisal, situe-se a altura do pescoço do réu. Essa corda passa pelo pescoço do réu e atrás do encosto por uma madeira a ser torcida em forma de torniquete o qual vai asfixiando-o aos poucos.
Assim Rosa Mariza relatando-me um fato vivido por ela quando em São Pedro de Vera Cruz.
Eu estava meio quebrada com Evita Sanches, e durante uma viagem a província de Bismark, eu conheci uma pastora evangélica Erna Frau Von Ardken,

Sai da Loja Sentinela Do Rio Grande, eram quatro horas da tarde, de sábado, algo meio inédito pois As Lojas tradicionalmente, funcionam a partir das vinte horas de segunda a sexta feira. Vacaria durante um século, como em geral as cidades do interior, só teve uma Loja Maçônica, no entanto ao apagarem-se as luzes do Século XX, e no alvorecer do Século XXI, as lojas passam a proliferar nessas cidades. Assim Vacaria de uma hora para outra se vê, sem triplicar a população com três, uma de cada uma das potencias regulares no estado. Até parecia que um sexto sentido empurrava-me. Eu voltaria a loja às vinte horas para o jantar, Assim resolvi aproveitar essas três horas e meia, para passar na frente das outras lojas, algo que não cheguei a fazer, pois quando eu descia a Ramiro Barcelos encontrei, exatamente onde encontrara, meses atrás, Rosa Mariza. A janta com os Irmãos ficara adiada.
Conhecer a Ilha de Vera Cruz, através dela era algo fascinante, até por sua semelhança com nosso país e nosso estado, só falta que a língua oficial seja Português, como aqui, e tal qual com províncias onde a população fala exclusivamente alemão ou italiano. Ali na rua mesmo começamos a conversar, e assim fui convidado a jantar com ela no Hotel Granetto onde estava hospedada.
Quando cheguei a Vacaria, existiam dois hotéis grandes ou melhorados, Alvorada e Granetto e diversos outros mais populares como, Nossa Senhora Aparecida – onde passei a minha primeira noite- Vacaria, Varaschim, pensão Triangulo, Santa Terezinha, Amabile Pizzeta, Churrascaria Guaporé, Querência Hotel -a minha casa por mais de dois anos – Hotel do Comercio, Churrascaria e Hotel São Pedro entre outros não lembrados. Logo em seguida aos dois melhorados veio juntar-se o Pampa de Propriedade do dono do Hotel Granetto, Ivo Granetto que de Ivo não tinha nada seu nome era Juvenal.
Vacaria prima pelos nomes próprios como apelido, Mario Graneto que não era Mario, mas sim Augusto Graneto filho entre tentou outros não lembrados, ou Darcy Rech que foi prefeito de l969 à 1973, e que nunca foi Darcy era Otacílio.
Sempre ouvi falar sobre os três fatores de ruína financeira do homem, bebida, mulheres e jogo. Ivo Granetto desafiava essa regra. Nunca tomei conhecimento de ser chegado ao jogo. Como ao poeta Osmar Rodrigues, eu o encontrei nas mais diversas horas do dia ou da noite, sempre cabresteando um litro de whisk e um balde de gelo - quando no hotel. Na é poça o Querência hotel era da Sua irmã Libera Granetto Bressan. Uma noite quando jantávamos, por volta das dezenove e trinta, ele chegou no seu fusca Azul, cabresteando um litro de Cavalo Branco e lá pelas vinte e pouco, quando foi embora restava somente o casquinho do cavalo. Mulheres! Não sei quantas teve. No hotel trabalhavam com ele quatro filhos de três mulheres. Nenhum filho da sua companheira e nem de nenhuma das outras que tinha pela volta da cidade.
Como já disse a janta, com os Irmãos, ficou prejudicada, às sete horas eu fui para o hotel saindo de lá passado meia noite. Somente conversando. Éramos dois velhos e como dissemos em “A Amante da Secretária da Senhora Presidente” a opção sexual dela era outra. Cada vez que a ouço falar sobre São Pedro de Vera Cruz eu fico tentado a morar uma temporada lá, assim como tenho pela Itália, mas por motivos diferentes. Na segunda seria para quando voltasse ao Brasil, poder dizer, quando alguém inicia a se achar muito Italiano:
“ Eu morei lá”
Alias morar em São Pedro de Vera Cruz, deveria ser depois de morar na Itália para poder fazer isso na província de Nova Trento, preferencialmente em sua Capital Veneto.
Raros mapas mostram essa ilha perdida no Atlântico, mais pertencendo à África que a América Central. Nunca tinha ouvido falar dela antes de ter noticias de que ela havia ido para lá. O País é dividido em cinco províncias, ao Norte as províncias de Bismark, com capital Bonn, dominada por alemães, e a província de Nova Trento, com a Capital Veneto, dominada pelos italianos, Ao sudeste ou litoral Sul, Entre Lagos, capital São Francisco de Paula, uma verdadeira mistura racial predominantemente índios, crioulos, negros italianos e alemães. Outrora a mais florescente província, perdendo aos poucos seu desenvolvimento para as províncias do norte, pelo protecionismo governamental e a influencia dos paises de origem dos seus colonizadores, ao Sul, Corrientes, Capital Liscano, também com a mesma mesclagem racial A Oeste lá Pampa, efeito de um falido projeto jesuítico, povoada por índios, crioulos e negros, é totalmente o oposto das duas províncias do norte, de uma pobreza e miséria estrema. Se o país fosse uma família, Lá Pampa seria a enteada filha da amante.

Conversando com a Rosa agora descubro tratar-se de uma ilha escarpada a mais de 900 metros de altura acima do nível do mar, sem prais, com dois únicos portos um no leste o de São Pedro a leste da ilha o Porto de Potoshi, 300.000 km² e uma população de 11 milhões de habitantes quinze por cento residindo na sua Capital, “La Rosa Roja” (Rosa Vermelha)
Os Portos de São Pedro de Vera Cruz, São Pedro a leste e Potoshi a Oeste este segundo é o único Porto Natural. Foi por ele a entrada dos colonizadores. Situada em uma enseada, cercada de muros de 900 metros de altura, na foz do Rio Potengi, Com acesso através de uma estrada tortuoso beirando o cânion escavado por esse rio, com um aclive de 900 metros em quarenta quilômetros. Com esse único acesso terrestre, antes do evento do avião, a ilha era extremamente defensável, Uns poucos bravos postados estrategicamente nos altos dos paredões do cânion, poderiam tornar impraticável o desembarque de um exercito. Durante a guerra da independência as tropas da Espanha não tinham como receber reforços sem a tomada das fortalezas de São Miguel e Santa Tereza, assim como as minas de salitre de lavras, o salitre então era o principal ingrediente da pólvora, situadas uma de cada lado do alto da enseada. Assim este porto pode ser o patrono da Independência da ilha.
Potohsi, como qualquer das cidades de La Pampa Merecia ter sido a Capital do Pais. Acertadamente os revolucionários, optaram por tomá-la, a partir das duas fortalezas, fazendo delas o seu baluarte, ao invés de tomarem Rosa Roja, A tomada da capital ofereceria aos legalistas a oportunidade de pedirem socorro a Espanha via Potoshi e por ali receberem reforços. Com essa decisão elas simplesmente fecharam a colônia para o resto do mundo o qual somente tomou conhecimento dessa guerra, Pelos navios, retornantes sem poderem atracar. Os canhões das duas fortalezas afugentavam qualquer um que tentasse se aproximar.
São Pedro um porto artificial construído na década de trinta com recursos do Eixo, com vistas ao seu entre relacionamento, com a quinta coluna existente nas províncias do norte. Não passa de uma extensa e larga plataforma, existente ao nível do mar, a 40 km da cachoeira limitadora do Nível dos Grandes Lagos, cataratas de Santo Ildefonso, Isolada até construção da estrada, do resto da Ilha. Acessado por uma longa estrada de 400 quilômetros encravados nas escarpas rochosas do contorno da ilha saindo e túneis e rampas escavadas em direção a Veneto.
São Pedro é uma rica fonte para a indústria do Turismo de Veneto, As excursões chegadas ao país pelo Aeroporto da Capital, podem ter uma bela semana turística, Levadas a Veneto, e de vento a São Pedro por via Terrestre podem também ter um Cruzeiro em torno da Ilha com belas paisagens e cataratas, todos os rios a lançarem-se no mar, com exceção do Potengi, tem sua foz em catarata a aproximadamente novecentos metros de Altura.
São Francisco, situada entre os grandes lagos Gansos e Tapui, situada a uma distancia em linha reta, de menos de cinqüenta quilômetros, tem como seu porto mais próximo por via terrestre, Potoshi, 600 km enquanto contra 800 de São Pedro.

A minha desgraça foi na Avenida Reverendo Pacheco, um acidente tomado por crime. Las Cruces, nascida Leipzig e com o nome espanholado durante a segunda Guerra Mundial, por imposição do Diitador de São Pedro, Francisco Escobar y Estigarribia, tem uma característica muito marcante, cada um dos seus bairros tem todos os nomes de ruas correlatos a alguma coisa,. Neste caso, o bairro de Fátima, tem todas as suas ruas com nomes de pastores evangélicos a partir de Martin Lutero, Reverendo Otto Lindmeir, Alfons Veter, Reverendo Tobias Werner, O acidente foi justamente da esquina de um dos braços da avenida Reverendo Pacheco com Martins Lutero.
A Avenida Reverendo Pacheco, nasceu com belos canteiros centrais cortados pelas rua transversais. Em fins da década de setenta um prefeito populista, loteou estes canteiros criando uma vila de casas populares. Interessante como as vilas de casa populares ou de apartamentos populares tendem a tornarem-se valhacoutos de marginais e traficantes a exemplo do que acontece aqui no Brasil. Assim aquela Avenida foi transformada em duas ruas como o mesmo nome e sentido únicos de transito uma bairro centro e a outra centro bairro.
Só para exemplificar a situação dos nomes das ruas de cada bairro citaremos alguns. Bairro Ferroviário, todas as ruas com nomes de ferrovias, Ferrovia do Aço, Ferrovia do cobre, ferrovia Mariscal Estigarribia, Ferrovia Leônidas Leiton, etc. Bairro Suíço, todas as ruas com nomes de cidades alemãs, Rua Hanover, Rua Berlin, Rua Drezden, Rua Bonn. Bairro São Francisco, nomes dos reis Judeus, Rua Salomão, Ruai David, Rua Saul, rua Herodes etc. O bairro Alemanha com nomes de generais alemães, rua l General Otto von Bellow , rua General Franz Halder, rua General Hermann Göring, rua General Erwin von Rommel, rua General Martin Borman. Deixamos de citar outros tantos bairros surpreendentes sempre com essa marcante característica.
Só depois de uma semana, de prisão incomunicável, é que fui saber através do advogado, contratado pela família, quem eram os acidentados e que haviam morrido, Eram a minha ex nora, Cristalina e o seu amante Nero. Pode haver desgraça maior, em uma cidade de 70 mil habitantes aquele moto achar de bater logo na minha caminhonete.
Naquela tarde eu havia tomado minhas duas taças de vinho no bar do posto de Gasolina El Avion, onde normalmente vou a tardinha, não raras vezes acompanhado de minha netinha, filha da vitima. Eu dirigia a baixa velocidade aminha, como sempre andei, Quando de repente mal vi a moto, entrando na avenida reverendo Pacheco, contra a mão e, possivelmente, em alta velocidade. Mal tive tempo de ve-la antes do estouro. Vieram os “homis” socaram-me no camburão e me fizeram soprar o bafômetro.
No júri debalde meu advogado, tentou mostrar que se eu tivesse intenção de matá-los eu havia tido outras oportunidades, por exemplo quando tentaram invadir a minha casa. Mas uma evidencia falou mais alto que as provas eles eram meus inimigos. O teste do bafômetro a que fui, abusivamente, submetido acusou 4 dg de álcool por litro de sangue o que em São Pedro é considerado embriagues. São Pedro é o único pais no mundo onde, qualquer valor diferente de zero é considerado embriagues.
Na ânsia de aparecer para poder eleger-se presidente, Dom Olívio de Tarso, criou a lei seca. Primeiro. Nenhum bar o restaurante de beira de estrada podia vender bebida alcoólica. Isso mexeu nas economias de Nova Trento, produtora de vinhos com suas cantinas a margens das estradas. Não sei ao certo qual dos dois métodos foi usado. A pressão poliica ou o mais pratico e mais usual em São Pedro. O que sei é que essa proibição durou pouco. Os estabelecimento de perímetro urbano foi liberado. Com isso desapareceram os bares e restaurante de beira de estrada fora do perímetro urbano.
Terminavam assim, alguns anos de sofrimento, Cristalina, tinha vindo para tirar meu sossego para eternidade. Puta, relachada, mentirosa. ladra e outras desqualidades, caira na cama de meu filho em busca de negócios, contava com meu pouco capital e quando descobriu a impossibilidade de usufruir dele antes de minha morte, partiu para outra camas acabando por aterrissar na cama de Nero, possivelmente saído de La Provincial Policia.
Minha desgraça iniciou a muitos anos, quando minha filha ingressou no Ginásio, vindo a ser colega e tornado-se amiga de uma menina vinda de “Madre de Dios”, uma cidade visinha de Las Cruses
Madre de Dios embora pertencendo a província de Bismark, mais parece ser, étcnica e economicamente, uma cidade de Liscano, povoada por índios, mulatos e mestiços tal qual qualquer cidade da zona sul de São Pedro, ao contrario de Bismark com sua população em maioria esmagadora de origem alemã. Como uma cidade qualquer da Índia, onde basicamente só existem duas classe, Uma minoria detendo 90% das riquesas em quanto a maioria da população 90% com acesso somente a 10%.Essa menina pertencia a segunda classe.
O ensino de São Pedro de Vera Cruz, num passado remoto, até década de quarenta do século passado era composto por três degraus. O preliminar ou basico, o complementar e a faculdade. Durante a década de cinqüenta, com o fim da primeira ditadura passa a ser formado assim. Primário cinco anos mais um de admissão ao ginásio. Ginásio de quatro anos, Cientifico preparatório para ingresso na faculdade ou Técnico, como o próprio nome já diz de cursos profissionalizantes, freqüentado por pessoas vindas das classes mais desfavorecidas, com vista a suprir as necessidades da indústria.
As faculdades eram Medicina, Engenharia, Odontologia, Veterinária, Advocacia e Economia. As três primeira freqüentadas pela elite, principalmente Engenharia e Medicina. Mas o bonito, o que realmente dava estatus, era ser executivo, embora ostentando pomposamente o titulo de engenheiro, Assim em poucos anos iam buscando aperfeiçoamento nas áreas econômicas, provocando um tremendo déficit de engenheiros de campo, principalmente nas estatais.
Segundo Abraão Lincoln:
Não poderás ajudar o assalariado se arruinares aquele que o paga.
Assim não poderás ajudar aos mais desfavorecidos se arrancares os bens dos mais favorecidos.
Segundo o Engenheiro Deudete Farias, que deus o tenha em sua glória no Oriente Eterno. Deus deixou que os judeus vagassem quarenta anos no deserto, para que a terra prometida não fosse entregue a um bando escravos. Assim antes de distribuir as riquesas os governos tem de investir na educação eliminando substituindo a mentalidade de empregados para uma mentalidade de empregadores.

Aquela noite o nosso relacionamento estava estragado
Disse-me Rosa Mariza,
Pela primeira vez desde conheci Erna tomei meu banho recatadamente sozinha, e fui dormir no sofá. Da penitenciaria até o apartamento trocamos muito poucas palavras. Entre estas poucas a ouvi exclamar num sussurro:
“Missão cumprida. Deus as vezes escreve certo por linhas tortas
Eu estava sexualmente broxada e ao que tudo indica ela também apesar de ser sempre eu a procurá-la, ela não me procurou e descri ter tido sucesso se fosse até ela. Nossas cabeças não tinham espaço para sexo. Estávamos totalmente geladas principalmente da cintura para baixo.
Deitei e dormi, dormi muito, acordando-me já sol alto sem nada ter percebido durante a noite e sem nada enteder o bilhete deixado por ela:
“Foi muito bom. Adeus Erna”
Ela não tinha dormido no apartamento. Seu auto não estava no estacionamento. Com certeza logo que dormi ela apanhou umas poucas roupas e foi-se. Só fui entender quando no carro liguei o radio e ouvi a noticia.
A penitenciária tinha de devolver as entradas do espetáculo da execução, o condenado morrera antes. A noite quando examinado pelo médico, como de praxe para todos os condenados, o condenado tem de estar gozando de plena saúde para poder oferecer um bom espetáculo, ele estava muito bem aparentando uma estranho tranqüilidade, para quem vai ser garroteado. No entanto quando os verdugos foram buscá-lo ele estava morto, segundo informações medicas,aparentando sinais de envenenamento por cianureto.
Não consigo imaginar que estratagemas a igreja usou para tirar a minha pastorinha de São Pedro


.




Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui