Usina de Letras
Usina de Letras
166 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62211 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140797)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->PROMESSINHAS E AS CHUVAS DE VERAO -- 21/01/2003 - 11:37 (Jeovah de Moura Nunes) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos






As chuvas torrenciais de nossos veroes estao sempre a trazer consigo as inevitaveis tragedias.

Anualmente nos deparamos com os noticiarios indesejaveis na tv, nos jornais e radios. E´ uma tristeza testemunharmos tantas mortes, sem que nossas autoridades nunca se propoem com empenho a resolverem o problema. Estao sempre deixando para o proximo eleito, para o proximo "promessinha". Sim, promessinha porque eles sempre ocupam os palanques em periodos de eleiçoes para prometerem a soluçao de um problema quase que insoluvel. Se e´ assim, por que a promessa? Mais bonito seria o politico falar a verdade aos seus eleitores. Dizer, por exemplo: "meus concidadaos se eleito for nao vou prometer a façanha de solucionar os problemas das enchentes. Mas, promete sim trabalhar muito, na tentativa de minorar o problema". - Isto seria digno de um candidato honesto e de boas intençoes.



Mas, tal nao ocorre em nosso pais. Aqui tudo se baseia na magia das palavras. E palavras se diluem no espaço. Deveria todos eles, os politicos, prometerem e assinarem embaixo e distribuirem o documento aos seus supostos eleitores.



As tragedias ocorridas em Belo Horizonte causou comoçao no povo brasileiro. E a midia, essa abelhuda, que tambem so´ se lembra do problema quando o problema acontece, porque essa gente vive apenas das noticias que dao IBOPE, tambem e´ culpada pelos problemas dramaticos causados pelas chuvas de verao. Sim, culpadas porque deveriam se lembrar o ano todo. Badalar o problema no ano todo. Nao deixar as autoridades esquecerem do problema. Ai´ sim, a midia estaria fazendo um bom papel. Contudo, depois que acaba o verao, ela simplesmente muda de assunto para novidades que dao audiencia. Novidades corriqueiras diga-se de passagem.



Nao acho que o governo do PT va´ resolver alguma coisa das enchentes anuais. O PT vai se acomodando no poder e parece ja´ estar gostando e muito dele. Começa em breve, a fase de empurrar com a barriga, coisa que vai custar a desmoronaçao da imagem heroica do Lula. Espero que nao. Tomara que nao! Porem, Lula, ate´ agora, nao desceu do palanque. Gostou de ser famoso `a beça e continua assinando autografos, quando deveria estar assinando importantes leis e medidas provisorias.



No meu ponto de vista, que e´ pessimista, acho que as enchentes sao como a pobreza da maioria do povo brasileiro: nao terminara´ nunca. Ainda mais se depender dos politicos. Assim sendo, a unica forma de se terminar com as enchentes serao as providencias divinas. Se o Brasil mergulhar numa seca prolongada, entao teremos mais seguranças para os desprovidos de lares seguros, nos morros, nas palafitas, nos precipicios.



Nos, brasileiros, somos o unico povo que mora em qualquer lugar, ate´ em buracos de esgotos como ocorre em Sampa. Tudo para sobreviver e no dia de votar, depositar nosso voto a um canalha qualquer, so´ porque prometeu.



Se prometeu virou "Promessinha".



(Jeovah de Moura Nunes)
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui