Usina de Letras
Usina de Letras
160 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50615)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Ciber-Littera entrevista -- 21/01/2003 - 01:50 (Cristiana de Barcellos Passinato Prima Castro Alves) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Literatura



1- atual rumo, realidade e promessas - Acho a proposta do site muito boa, e o seu formato altamente profissional, os poetas que participam de uma qualidade magnífica, e acho que promete novos horizontes, pois está adepto e indexando poetas da nova geração.



2- internet: influência e utilidade - A internet é um grande banco de dados a se explorar, só que se torna uma faca de 2 gumes quando colocada sua administração dentro de moldes pouco embasados em conteúdos e forte princípios... O que aconteceu quando explodiu o fenômeno da internet a primeira vista foi a facilitação da proximidade de pessoas em lugares extremos dos países e do mundo em pequenos instantes, só que foi se descobrindo o grande potencial informativo e educativo que poderia estar disponível, mas como o ser humano é heterogêneo, há sempre pessoas de bons princípios e de projetos realmente de valor e as outras que ´somente querem deter uma determinada notoriedade escondendo-se até em anonimatos e falsas ideologias e identidades... Muito complicado discutir-se o mundo que está se instaurando paralelamente ao presencial ou que vulgarmente denominam "real", pois reais todos somos, verdadeiros ou não.



3- publicar ou não, que caminho seguir, existe a tal maturidade do poeta/escritor? Esse grande problema tange a atmosfera editorial, autoral e elitista, chegando a ser corporativista, infelizmente... Se publicamos na internet sem registro como muitos, ricos corremos de sermos roubados, plagiados, enfim até confundidos com outros autores e a questão complica por completo. Maturidade não acredito que seja a questão, mas diante de determinadas humilhações que passamos diante de alguns, há um subir de sangue que nos leva a revidar ou mesmo competir afim de sermos reconhecidos como pais de nossas composições e por aí vai...



4- arte pela arte, qual a finalidade da arte em nosso cotidiano? Nossa, sem arte não há estética, dom, poesia, estilo, memória, não se lê e vê o mundo de forma mais clara... Arte só traduz o que o artista quer expressar, expor, expelir para o outro no mundo, só isso tudo... rs



5- o que fazer para que a literatura seja mais democrática e menos elitista? POSSIBILITAR QUE O ARTISTA SEJA COLOCADO NOS MEIOS MAIS VALORIZADOS, SEJA ELE QUALQUER QUE SEJA, TENHA ELE A ÓPTICA QUE TENHA, ESTILO, IRÁ DE CERTO CONTRIBUIR EM ALGO NESSE PROCESSO...



6- leitura obrigatória, sugestão! SITE DO PALAVREEMOS É ÓBVIO, rs... Brincadeira, é ótimo ler, existe muito e pouca coisa que se traduziu em letras mediante os olhos e sensibilidades de autores, mas amo de paixão Fernando Pessoa, Camões e Castro Alves (ehehe, identifico-me até pelo sangue... Que corre em minhas veias e as linhas depressivas e amores carnais e não realizados e somente idealizados sobre sua pena!)



Cristiana de Barcellos Passinato

http://www.crispassinato.ubbi.com.br/

crispassinato@terra.com.br





Grupo PALAVREIROS Quem Somos? Cantinho do Poeta - Palavreiros Cantinho do Poeta - Amigos Ciber-Littera Dia Mundial da Poesia Ensaio Poético Poesía en Español Prosa en Español Proseando - Palavreiros Proseando - Amigos Index Agenda Cultural Cooperativa Direitos Autorais Fórum de Literatura Link´s Livro de Visitas Premiações Recebidas Propagadores da Palavra 2002 Publicações Última Atualização Colaboração/Participação Cadastra-se Fale Conosco!



Yahoo! Groups Sponsor





Faça sua busca: Ache sua vaga - Profissional - Diretoria - Gerência - Supervisão - Superior - Técnico - Outros - Recém-formados - Estágiários



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui