Usina de Letras
Usina de Letras
44 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62193 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50598)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->O SISTEMA "MANEIRO" DE MEDIÇÃO -- 09/09/2006 - 21:09 (JOSÉ EURÍPEDES DE OLIVEIRA RAMOS) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

O SISTEMA "MANEIRO" DE MEDIÇÃO. (*)

José Eurípedes de Oliveira Ramos

Ao ser apresentado ao Sistema Maneiro de Medição (SMM), o dr. Luiz Yamashita, habituado ao rigoroso tratamento científico das questões, ficou desorientado diante da tortuosa estrutura do pensamento maneiro. O SMM não é indicado para cardíacos ou perfeccionistas. Compreende um versátil conjunto de palavras utilizado como unidade de medida para tempo, distància, peso, massa, volume, etc, adaptável aos campos da física, química, astronomia, música, etc. As mais conhecidas são: "pra cachorro, muito, pouco, um tantão, um tanto, mais ou menos, perto, longe, pouco, poquim, tiquim, cadiquim", etc. Curioso é que o "manero sistema" serve para coisas reais (um tiquim de cimento, um poquim de cal e um mais ou menos de água) e para as impalpáveis (gosto daquela "mina", pra cachorro). ..

Essa "dissência" (modo de dizer) é bem uma bem metáfora da "alma manera", daquele jeito de ser, sem querer ser, sendo (?!). Um dizer, desdizendo. Um mostrar escondendo, ou um esconder mostrando. Um falar, "desfalando". Aquele "ir sem for". Parece coisa de mulher ou de político mineiro. Sua influência é tão forte aqui em Franca, que passou um "tantim" para os nossos artistas e está presente (às vezes e por lúcida escolha) até no cambiante e no "chiaro oscuro" da fotografia, da música e da pintura do Dr. Rodolfo Chiaverini.

Uma das unidades mais interessantes do SMM é o "ali de beiço", indicativo de lugar ou de distància. Manifesta-se ao indicar que algo está em tal lugar, dizendo: "-ali, oh!" e espichando-se o lábio inferior na direção desejada. Quanto à distància, o jeito de dizer é o mesmo: "a fazenda dos Figueiredo é ali" e espicha-se o beiço em uma direção. Mas, o "ali de beiço" é de uma sofisticação inalcançável pelos neófitos. Se não se prestar atenção ao tamanho do beiço, interpreta-se erroneamente o "tanto" da distància, porque existe o "beiço de pertim, de longim e de lonjão". O SMM é tão complexo que, ao conhecê-lo, o Dr. Francisco Villaron, paulista de Salto ("Sarto", para os íntimos), manifestou sua perplexidade de modo maneiramente lapidar.

-Na maioria das vezes, um pepino é um pepino.

(*) "Maneiro" ou mineiro!? Afinal, Franca é um terço paulista e dois terços mineira.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui