Usina de Letras
Usina de Letras
54 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62193 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50598)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->TIO JUCA -- 07/09/2006 - 19:36 (JOSÉ EURÍPEDES DE OLIVEIRA RAMOS) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
TIO JUCA

José Eurípedes de Oliveira Ramos

José Geraldo de Andrade, "Tio Juca", por afinidade. Casado com Emalda Figueiredo Andrade, era irmão de meu sogro (Waldomiro de Andrade); dona Emalda, irmã de minha sogra (Elza de Figueiredo Andrade), descendentes de antigas famílias de Patrocínio Paulista e de Santo Thomaz de Aquino.
Atuante na vida política, económica e social de Patrocínio, foi agricultor, fundador e dirigente de cooperativas, exerceu a vereança com os elevados ideais que alimentaram toda a sua vida. Culto, dedicado à leitura, marcou também como orador inspirado. Adorava ouvir e contar "causos", cultivando essa arte para alimentar o interesse e reavivar a memória histórica da cidade. De natureza afável, as narrativas primavam pelo bom-humor e leve ironia. Aliás, essa bossa, esse jeito especial de contar histórias é comum entre os patrocinenses, talvez por influência do ambiente familiar.
Mas não é de biografia que pretendo cuidar. Muito poderia dizer e sempre seria pouco para retratar uma parte da cativante e generosa personalidade do Tio Juca. Um pequeno caso ocorrido com ele, reflete apenas a afetuosa lembrança de alguém que, embora tão inteligente, alimentava a doçura da simplicidade; essa simplicidade que, às vezes, o fazia distraído e distanciado dos avanços dos aparelhos eletrónicos.
Católico praticante, ex-seminarista, interessou-se por acompanhar a programação da Rede Vida de Televisão. Explicou ao técnico o que desejava e mandou instalar o equipamento necessário: parabólica e sintonizador. À noite, ele e dona Emalda sentam-se à frente da TV. Marizilda, que morava com os pais, sai para lecionar. Ao retornar, Tio Juca e dona Emalda continuavam no mesmo lugar, atentos, olhos refletindo o brilho da telinha, acompanhando leilão de tapetes orientais. Ainda no mesmo canal em que iniciaram seu lazer televisivo, pacientemente aguardando que chegasse a vez da exibição dos programas da Rede Vida...

José Eurípedes de Oliveira Ramos
Da Academia Francana de Letras
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui