Usina de Letras
Usina de Letras
19 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Previsões e promessas -- 11/12/2000 - 14:14 (Luís Augusto Marcelino) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Todo ano é assim. Chega dezembro e a gente começa a ouvir falar dos palpites para o ano seguinte. Se é virada de século então...

- Ronaldinho vai ter um ano difícil - afirma o babalorixá mineiro.

- Como assim difícil? - quer saber a entrevistadora.

- Não posso falar. É contra nosso código de ética.

- Mas ele passará por alguma tragédia?

- Hummm...

Então tá. Se o Ronaldinho que é o Ronaldinho vai ter um ano difícil eu fico imaginando o que 2001 me reserva. Confesso que tenho curiosidade de saber sobre o meu futuro. Curiosidade e medo. "Você será atropelado, meu caro. Mas não precisa se preocupar, o INSS vai te pagar tudo direitinho!" Há algumas previsões que até mesmo o mais ateu dos mortais é capaz de fazer. Desastres aéreos? Vão acontecer sim. De janeiro a dezembro alguns aviões vão cair. Bela previsão, não é mesmo? Política? O Maluf vai se candidatar e o ACM brigará feio com o Jáder Barbalho. Se vão sair no tapa? As cartas dizem que sim. Mas o Inocêncio Oliveira irá separar.

Tenho um amigo que leva essas coisas totalmente a sério. Semana passada me ligou dizendo que passaria o reveillon num retiro espiritual perto de Parati. "Orientação da minha cartomante. Estou muito carregado, preciso de energias positivas para entrar no próximo milênio..." Acho que a cartomante do Getúlio esqueceu de fazer as previsões de curto prazo, pois o pobre caiu ontem da escada, engessou as duas pernas e ficará de molho até meados de janeiro. Vai continuar carregado, o Getúlio.

Mas mesmo os mais descrentes sentem uma pontinha de orgulho quando prevê-se a conquista de um título na Fórmula 1 ou no Futebol. "Não sou de acreditar nessas coisas, mas realmente, se o Rubinho se dedicar mais e o Schumacher ficar de fora de umas cinco corridas, quem sabe a gente não comemora a temporada de 2001?..." Cada um, em maior ou menor grau, sempre espera que o ano seguinte seja melhor. Mais saúde, mais dinheiro no bolso, novas paixões, um carro zero na garagem. Acho que pedimos demais. Os anjos não dão conta. Neste fim de ano vou fazer um teste. Pulverizarei os pedidos. O carro novo e um celular que funcione fica para 2001. Largar o cigarro e trocar de emprego para 2002. Quem sabe dando uma folga aos anjos não faça com que ao menos um dos desejos se realize?
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui