Usina de Letras
Usina de Letras
155 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62190 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50593)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Religiosos-->A verdadeira face de Jesus Cristo -- 04/04/2001 - 00:17 (Agostinho M. da Costa) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O incontrolável anseio de criar uma exata fisionomia de Jesus denuncia a profunda necessidade humana de conhecer sua forma corporal.
A engenharia genética e a antropologia comparada, associada às demais ciências, junta-se num esforço comum para se aproximar cada vez mais da desconhecida face de Jesus.
Tal busca é legitima , porque o coração humano não ama apenas na profundidade do espírito. Há uma necessidade de ver, tocar e sentir na pele as pessoas que amamos.
Mas qual era o verdadeiro rosto de Cristo? Os evangélicos elucidam essa pergunta.
O misterioso rosto de Jesus, encontra-se em cada fisionomia humana. Todos são rostos dessa infinita face.
Conhecer o rosto de Jesus é conhecê-lo pelo coração, e não através de uma fotografia.
Quando mostramos nosso amor para um necessitado ou quando defendemos o que Deus criou, acredito que estejamos mostrando a verdadeira face do filho de Deus.
Sem possibilidade de erro podemos afirmar que a verdadeira face de Cristo é o rosto do amor.
A ciência jamais poderá recriar com exatidão tal busca: É impossível fazer o retrato falado do Menino Deus.
Lembro que há dez anos foi feito estudo do Santo Sudário a partir do DNA do sangue de Jesus. Foi concluído que esse homem tinha pele, olhos e cabelos escuros.
Hoje, a noticia da reconstituição do seu rosto ainda causa espanto. Por mais que Igreja insista em dizer que Jesus era loiro e tinha olhos azuis, parece-me um tanto óbvio que ele tenha outros traços.
Em que local nasceu Jesus?
Pelo que dizem os historiadores ele nasceu em Jerusalém, e não na Europa.
A imagem de um Jesus ariano com os traços acima, domina a iconografia cristã há séculos, embora o mais provável seja que ele fosse como essa reconstituição que fizeram há pouco, um semita levantino de pele escura.
Em nenhum lugar dos Evangelhos, pelo que sei, fala da compleição de Cristo, na cor da pele ou de seus cabelos.
Na dúvida prevaleceu o biótipo conhecido, idealização de um ser perfeito, que dentro da lógica, muito bonito e nórdico.
Não se sabe ao certo quando, exatamente, a imagem de Jesus ariano foi consagrada. A maioria dos dogmas e das convenções da Igreja se consolidou quando o Cristo histórico já tinha virado um mito, e portanto inaferível.
Será muito difícil que a Igreja aceite o fato de que Jesus não tem a imagem que ela prega, visto que não interessa demolir a antiga idéia de que Jesus tinha pele clara e olhos azuis.
A fisionomia de Jesus reconstituída não é apenas um exercício de paleontologia especulativa. Mexe com questões religiosas, raciais e políticas que continua sendo importante para muitas pessoas.
As feições escuras ou claras não interessam a humanidade! O que interessa é que o cara está morto há 2.000 anos e ainda agita o mundo.
Preconceito! Puro preconceito...
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui