Usina de Letras
Usina de Letras
145 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62213 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50606)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140798)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Infantil-->AOS PAIS E PROFESSORES, RESPONSÁVEIS PELA EDUCAÇÃO -- 06/10/2003 - 13:17 (ADELMARIO SAMPAIO) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
AOS PAIS E PROFESSORES, RESPONSÁVEIS PELA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS


Li poucos dias atrás, um artigo de uma brasileira que trabalha nos Estados Unidos e cuida de duas crianças que me pareceu em idade entre seis e nove anos. Infelizmente não copiei o texto, mas o fiz das curiosas frases das musicas infantis brasileiras:

Atirei o pau no gato;
dorme nenê, que a cuca vem pegar;
boi da cara preta, pega esse menino;
sou pobre pobre pobre;
se não marchar direito, vai preso;
a canoa virou;
samba lele tá com a cabeça quebrada;
o cravo saiu ferido e a rosa despedaçada;
tenho sete namorados, faço conta só de um...

A brasileira que também infelizmente não posso lembrar o nome, conta que cantava as músicas para as crianças dormirem, e de repente se viu em apuros, quando uma delas contou para os pais à mesa o que estavam aprendendo, e eles pediram que ela traduzisse as letras. Ela conta que a saída que teve, foi mentir para salvar o emprego.
Acontece que por lá, não é admissível ensinar para as crianças tanta maldade, pessimismo, crueldade, medo, terror, desânimo, infidelidade... Por aqui, não há quem dê valor ao que se ensina para as crianças. As músicas que ouvi desde criança são só um pequeno exemplo do que tem sido feito nos corações dos pequenos. A literatura que existe para eles, é de péssima qualidade em todos os sentidos, com raríssimas exceções. Os escritores e poetas infantis na maioria, nem poderiam ser chamados de tal, se houvesse uma preocupação com o que é repassado às crianças. Ninguém se toca que se é de fato tão importante o que se aprende na infância como a pedagogia afirma, os professores deveriam ser mais bem preparados que os das faculdades de medicina, direito, etc. Mas para a desgraça do ensino no país, acontece justamente o contrário. Conheço alguns desses que são chamados mestres de crianças, que não sabem ler. E não querem saber. E tem raiva de quem sabe. E de quem toque nesse assunto também, e por isso, eu estaria perdido, se gostassem um pouco. Mas é provável que esses jamais lerão o que escrevo.
As desculpas são as mais esfarrapadas possíveis. Mas na verdade, é que a maioria esmagadora dos que lidam com crianças não estaria fazendo o que faz, se pudessem fazer outra coisa. Daí esse caos que é o ensino, e a gororoba intelectual que os pobres pequenos tem que engolir todos os dias.

**
Adelmario Sampaio
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui