Usina de Letras
Usina de Letras
165 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62178 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50582)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->AMAMENTAÇÃO AO SEIO, ALIMENTANDO COM AFETO (Saúde) -- 15/11/2000 - 14:22 (Márcio Filgueiras de Amorim) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O filho desejado, planejado, gerado, gestado, nasceu. A missão materna começa neste momento, outra importante etapa. Fundamental amamentar, nutrindo o corpinho físico, permitindo que ele se fortaleça, desenvolva. Ao lado disto, mas não menos importante, a família deve nutrir o psicológico, ou a alma, daquele pequeno ser.

O amamentar ao seio, de certa forma, permite as duas coisas, alimentar o físico e o psicológico. Ao aconchegar o bebe entre seus braços, aninhando-o ao colo e ofertando o seio, a mãe está lhe dando um momento único de amor e de boas vindas à vida

A atitude esperada é a de olhos nos olhos. O olhar apaixonado da mãe, de certa forma, puxa seu filho para a vida. O toque da mãe é uma carícia que fará este pequeno ser ter prazer ao ser tocado no futuro. Crianças que não são tocadas, acariciadas, com quem não se conversa, para quem não se canta canções de ninar, adoecem e podem morrer.

O leite materno é um alimento único. Produto do corpo materno. Com menos chances de se contaminar do que as mamadeiras. Sai na temperatura ideal. Vem diluído por Deus ou pela natureza, da forma correta. Passa anticorpos para às doenças humanas. Evita a desnutrição e a anemia. Muda sua composição de acordo com a fase. No início o colostro, apropriado para os primeiros momentos do neném.

Mas além de todos os aspectos nutricionais vantajosos ao bebe, é uma dose fantástica de amor que se dá aos pouquinhos, durante o dia inteiro.

A fome é um momento de desprazer, que resolve ao mamar, momento de supremo prazer. A criança deve levar pela vida esta relação prazerosa com o alimentar, que aí se inicia.

Precisamos desenvolver, nas meninas, o desejo de amamentar, desde tenra idade. O amamentar ao seio é o melhor e mais natural modo de nutrir um filho nesta fase. Quando não for possível aí sem dramas, usaremos alimentação de substituição. A industria desenvolveu bons sucedàneos, para os poucos casos, em que é indicada a mamadeira. Mas deve ser sempre em último caso. As mães devem saber, que crianças amamentadas com mamadeiras, devem recebe-las no colo. O tomar mamadeiras deitado no berço pode levar a otites (infecções de ouvido), pois o leite drena para o ouvido médio.

Os obstáculos a amamentação não resistem a menor análise. Algumas mães acreditam que os seios ficarão feios e caídos. Isto não é verdade, além de trabalhos mostrarem que mães que amamentam sofrem bem menos de càncer de mama. O fato das mães ficarem mais presas é real. Gastarão, entretanto, menos tempo dando o seio, que preparando mamadeiras no fogão no meio da noite.

Amamentar ao seio, envolve sacrifícios, mas com certeza nossos filhos os merecem. Amamentados com o melhor nutriente e recebendo o melhor do amor e carinho maternos estaremos formando filhos fortes de corpo e de mente.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui