Usina de Letras
Usina de Letras
240 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50555)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->VATICANO CONTRA PRESERVATIVOS -- 18/12/2003 - 08:46 (ANTICRISTO) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

"Vaticano-saúde-Aids: Alegações do Vaticano contra uso de preservativos provoca reações no mundo

Agence France-Presse - Outurbo 10, 2003

GENEBRA, 10 out (AFP) - A emissora de TV britânica BBC apresentará neste domingo o especial "Sex and the Holy City" (Sexo e a Cidade Sagrada), em que representantes da Igreja católica pedem a portadores do HIV em todo o mundo que não usem preservativos, alegando que estes não protegem da Aids. Alguns trechos do especial, que será exibido no premiado programa investigativo Panorama, foram divulgados para a imprensa esta sexta-feira.
Segundo pesquisa feita pela BBC para o programa, alguns líderes católicos alegam que o vírus HIV pode passar por pequenos orifícios nos preservativos.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) rejeitou imediatamente as alegações da Igreja católica.
‘De uma perspectiva científica, qualquer um que alegue que o preservativo masculino não protege da Aids está errado’, disse a porta-voz da OMS, Fadela Chaib.
Chaib defendeu estudos feitos pela OMS, segundo os quais os preservativos são 90% eficazes na prevenção do vírus da Aids, atribuindo os 10% restantes ao uso impróprio.
"Se for usado incorretamente, se romper, deslizar ou tiver o prazo de validade vencido, o preservativo masculino não é muito eficaz", explicou a porta-voz
.
No Quênia, onde há 2,5 milhões de soropositivos, a AFP falou por telefone com o arcebispo de Nairóbi, Raphael Ndingi Mwana, que em declarações ao programa da BBC atribuiu o rápido crescimento da Aids à disponibilidade de preservativos.
"É verdade", ratificou a mais alta autoridade católica do Quênia.
"Como é que a Aids prevalesce em áreas onde os preservativos estão disponíveis?", argumentou, antes de desligar o telefone abruptamente.
Opinião contrária têm as autoridades sanitárias do país.
"Isto é falso. Está cientificamente provado que os preservativos protegem contra o HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs)", disse à AFP, por telefone, o diretor do Programa de Doenças Sexualmente Transmissíveis do Quênia, Kenneth Chebet.
"Nos preocupa que a posição do Vaticano sobre os preservativos possa influenciar a maioria de seus seguidores a não usá-los o que, obviamente, aumentará as chances de contrair o HIV e outras doenças", declarou Chebet.
O diretor dos serviços médicos do Ministério da Saúde queniano, Richard Muga, ele mesmo um médico, defendeu o uso de preservativos, afirmando que eles efetivamente protegem, quando utilizados corretamente.
"Não há dúvidas sobre isto e o governo queniano continuará a estimular fortemente as pessoas sexualmente ativas a utilizá-los", disse Muga.
Em outro país africano fortemente atingido pela pandemia de Aids, o Conselho Sul-africano de Igrejas (SACC, sigla em inglês) condenou o pedido do Vaticano para que doentes de Aids e soropositivos evitem o uso de preservativos.
"Estou abalado e enojado com a Igreja Católica", disse o padre anglicano Joe Mdhlela, porta-voz do SACC, conselho que reúne todas as igrejas representadas na África do Sul, inclusive a católica.
"Existem provas médicas irrefutáveis de que os preservativos podem ajudar a salvar vidas. O HIV/Aids é uma pandemia e, quanto ao SAAC, nossa convicção é a de que é preciso fazer o possível para salvar vidas e limitar a propagação da doença", enfatizou o padre.
"A Igreja Católica deve olhar o verdadeiro mundo de frente. A luta da Igreja está em seus dogmas e em seus ensinamentos e deve tentar se livrar disso", continuou.
Por outro lado, o padre Hyacinth Ennis, conselheiro de moralidade da Conferência de Bispos (católicos) africanos deixou claro que a Igreja católica sul-africana está de acordo com a posição do Vaticano.
"Os bispos consideram que o uso generalizado do preservativo representa uma arma imoral para lutar contra a Aids", sentenciou.
"A posição dos bispos é de que os preservativos contribuem para a dissolução da fibra moral das nações", concluiu.
Segundo a agência da Onu para a Aids (OnuAids), a África subsaariana é a região mais afetada pela pandemia e registra dois terços da população mundial afetada pela doença, ou seja 29,4 milhões de pessoas entre 42 milhões.
No entanto, a Igreja católica mantém a firme oposição a métodos artificiais de contracepção, alegando que estes promovem a promiscuidade. (http://www.aegis.com/news/afp/2003/AF031029_PT.html).

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui