Usina de Letras
Usina de Letras
150 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62177 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50582)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->O QUE É A HOMEOPATIA ? (Saúde) -- 15/11/2000 - 14:17 (Márcio Filgueiras de Amorim) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A Homeopatia, é um método de tratamento das doenças, criado pelo médico Samuel Hahnemann. Nascido em 10 de Abril de 1755, em Meissen, Saxe, Alemanha, filho de um pintor de porcelana. Aos 12 anos iniciou seus estudos, tendo sido brilhante. Aos 20 começou em Leipzig seus estudos médicos. Terminou em 1779, aos 24 anos, medicina pela Universidade de Erlangen. Foi tradutor para o alemão de obras médicas a partir do francês, inglês e italiano. Publicou a partir dos 29 anos muitos trabalhos originais, destacando-se o "Dicionário Farmacêutico", publicado em vários volumes de 1793 a 1799. Esta obra, durante muito tempo, serviu de base para o trabalho dos farmacêuticos na Alemanha.

Hahnemann trabalhava na chamada "fase heróica da medicina", onde os medicamentos eram tão violentos que se corria mais perigo de morte por tratamentos do que por doenças. Desgostoso com a medicina de seu tempo abandonou a clínica em 1789. Manteve-se atualizado, com a medicina, traduzindo literatura médica para o alemão. Nesta atividade encontrou na "Matéria Médica", de Cullen, a informação que desencadeou a sistematização posterior da homeopatia. O livro indicava o uso da "Quina" para tratar a malária. Ele não se contentou com as explicações do autor que atribuía as características amargas e aromática a ação medicamentosa. Provando o medicamento, ele que estava sadio, teve febre intermitente com todas as características da malária.

Chegou assim Hahnemann a base da Homeopatia, ou seja, o doente deve ser tratado com o medicamento capaz de provocar no corpo são um conjunto de sinais e sintomas semelhantes aos que ele, doente, apresenta.

Publicou no "jornal de Hufeland", importante veículo da imprensa médica da época, em 1796, uma monografia intitulada "Ensaio sobre um novo princípio para achar as virtudes de um medicamento com um golpe de vista sobre os princípios seguidos até hoje". Só em 1805, com 50 anos retorna ao tema com a obra: "Fragmentos sobre as virtudes positivas dos medicamentos". Usa pela primeira vez o termo Homeopatia no "Indicações do emprego homeopático dos medicamentos na prática ordinária", em artigo de 1806. Em 1810 publica as normas desta nova terapia em "Organon da Ciência Médica Racional, nome que a partir da segunda edição passa a ser "Organon da Arte de Curar".

A Homeopatia experimenta seus medicamentos no homem são. Os sintomas coletados e sistematizados passam a constituir uma matéria médica sobre o medicamento. Examinando um paciente, o médico Homeopata procura colher a totalidade de sintomas do doente e os compara com as matérias médicas. Elege o medicamento que tem sintomas semelhantes ao do caso em estudo, e o utiliza para o tratamento. Hoje a Homeopatia é utilizada no mundo todo para tratar os seres humanos, animais e plantas.
_____________________________________________________
SUGESTAÇÃO PARA PRÓXIMA LEITURA:
"Amamentação um ato de amor"
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui