Usina de Letras
Usina de Letras
81 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62240 )

Cartas ( 21334)

Contos (13265)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10368)

Erótico (13570)

Frases (50639)

Humor (20031)

Infantil (5436)

Infanto Juvenil (4769)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140810)

Redação (3307)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6194)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Infantil-->O Peixinho Que Não Sabia Voar -- 04/10/2003 - 01:54 (Humbert Miller) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Glubi estava inspirado naquela manhã ensolarada. Nadou até a beira da lagoa, pulou no galho de árvore que quase tocava na água, tomou fôlego, começou a bater suas pequenas nadadeiras avermelhadas e lá se foi; Voou como um verdadeiro pássaro pelo céu alegre e quente do verão! Voava ele tranqüilo e cheio de si, quando de repente ouviu a voz de sua mãe:

- Acorda filhinho! Hora do café da manhã!

E Glubi começou a perder força e a cair, cair e quando parou de cair, estava em sua cama. Chegou então à triste conclusão de que seu vôo não passara de mais um sonho.

- Ah, não! Quando é que eu vou aprender a voar como o Toti, a Teti a Ventinha...Até mesmo o Lilu sabe voar!

- Glubi – explicou sua mamãe – eles voam porque são passarinhos. Você é um peixinho, e peixinhos não podem voar, só nadar.

- Mas mamãe, eu quero ser como eles. Quero poder viajar para outras florestas, sentir o vento batendo nas minhas asinhas...

- Filhinho, você não tem asinhas. Você tem barbatanas e nadadeiras.

Não adiantava. Glubi queria porque queria sair voando como os amiguinhos pássaros. Não se conformava de jeito nenhum. E lá foi ele para mais uma tentativa de levantar vôo. Ventava muito e Glubi tinha que se agarrar com força no galho para não cair. Ventinha, a pequena beija-flor amiga do peixinho vermelho tentava convence-lo a não fazer aquilo, ou ele poderia se machucar. Mas ele não queria desistir, e não ia mesmo.

E começou a se preparar. O vento tinha aumentado e Ventinha já estava preocupada. Ela ficou parada no ar, observando o teimoso coleguinha, que, batendo as nadadeiras com toda a sua força, decolou. Sim, decolou! A ventania estava tão forte que o peixinho até parecia um passarinho de verdade voando a toda velocidade.

Glubi não se continha de tanta felicidade.

- Iurrú! Estou voando!

Na lagoa, todos os outros peixes assistiam deslumbrados àquela cena esquisita. Afinal, não é todo dia que se vê um peixinho voador. E eles mal podiam acreditar.

Glubi estava adorando o passeio, quando sem avisar, o vento...parou!

- Oh, oh... – pensou Glubi. E por mais que se esforçasse para se manter no ar, começou a cair. Porque não tinha mais o vento ajudando.

Os outros bichinhos assistiam aterrorizados à impressionante queda do peixe-pássaro. E Glubi, já sem esperança e muito cansado, foi caindo, caindo, como caiu em seu sonho, e...tchibum! Um grande e refrescante mergulho! E a água da lagoa salvou lhe a vida.

Depois disso o pequeno Glubi compreendeu que a melhor coisa é aceitar ser como somos. Não adianta tentar fazer algo que não é da nossa natureza. Devemos fazer o que gostamos, mas temos de ter consciência de nossa capacidade física.

Não devemos ir contra a nossa natureza. Devemos dar atenção aos conselhos de nossos amigos, e principalmente ouvir nossos pais. Pois filho de peixe, peixinho é. E para ser passarinho, só mesmo nascendo filho de um. Pelo menos foi o que nosso querido Glubi aprendeu...
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui