Usina de Letras
Usina de Letras
167 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62265 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10379)

Erótico (13571)

Frases (50654)

Humor (20039)

Infantil (5450)

Infanto Juvenil (4776)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6203)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->ELED QUEREM A AMAZONIA -- 24/08/2006 - 12:09 (Odorico Affonso Filho) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
ELES QUEREM A AMAZÓNIA !
 
O mundo era feliz e não sabia...
Dividido em dois grupos de nações, o Ocidental capitaneado pelos Estados Unidos e o Oriental, pela então União Soviética. Todas as atividades realizadas eram vistas pela óptica da supremacia de um regime sobre o outro i.é, regime Comunista e o Democrático.................seja na corrida espacial,  sejam nos Jogos Olímpicos e principalmente na corrida armamentista. Na verdade ambos se respeitavam porque possuiam ogivas nucleares. Paises pertencentes ao terceiro mundo não tinham vez, como nunca o tiveram. O nosso Brasil por exemplo, para conseguir construir a Siderúrgica  de Volta Redonda foi preciso uma guerra acontecer. (A 2a ) ..........como barganha em troca de fornecimento de matéria prima e a cessão de uma BASE AÉREA EM NATAL -RN.
A política fracassada da União Soviética, como consequência a sua decadência, ruiu o mundo oriental.
Os Americanos do Norte passaram a ser os donos da verdade, do poderio económico e da força.
Como ficou dividido o mundo após a derrocada Russa? Inicialmente o grupo dominante com sete paises economicamente mais poderosos, denominados de G-7, hoje com a introdução da Russia, G´8.
Outro grupo formado pelos demais países restantes do mundo, hoje com proposição feita pelo Brasil, de G-20; Quero dizer: Os países ricos ficando mais ricos ,os países pobres ditos em desenvolvimento, ficando mais pobres e sustentando o grupo menor liderado pelos Estados Unidos.
A pretensão de galgar o grupo G-8 foi sempre aspiração das demais nações.
O mundo assim se transformou numa banca de negociação. Criação do Mercado Comum Europeu, Mercado Asiático MERCOSUL ... a ALCA (em formação) e outros...
Mas, nem tudo são flores...Os países ditos ricos não são auto-suficientes em tudo. Dependem e irão depender futuramente, de materiais estratégicos para continuarem a dominar o mundo como : o petróleo, o ferro, o urànio e muitos outros, inclusive o NIÓBIO_minério estratégico que o Brasil detém 98% das reservas mundiais. Este mineral vem sendo contrabandeado nestas  últimas décadas e explorado pela siderúrgica CBMM do Grupo Moreira Salles e a Multinacional Molycorp Co . O minério  é vendido a preço de banana e só ele daria ao Brasil uma receita anual de 14 bilhóes de dolares... A CPI dos Correios passou por cima das declarações do Sr. Marcos Valério sobre o assunto. ...Por que?...
Vamos analisar um outro aspecto aparentemente de ficção, mas que inevitavelmente irá acontecer hoje, amanhã ou daqui há algumas centenas de anos... A população do nosso planeta cresce a cifras elevadas em progressão geométrica. Isto quer dizer que... em breve seremos tantos que faltará comida, como já o sabemos no Continente Africano, a água, o oxigênio, o espaço para dormir...
Dizia Maltus: seremos tantos que teremos de dormir em pé, pois não haverá lugar para dormir deitado...
Há anos que esses paises cobiçam aqueles que tem todas estas preciosidades em abundància como o Brasil, a Amazónia principalmente... Não tenho dúvidas... Chegará o tempo que teremos de enfrentar este grupo e principalmente o nosso vizinho mais próximo, os Estados Unidos. É farta a existência de declarações dos dirigentes deste Grupo a este respeito e do nosso conhecimento. Que fazer?
Entregar de mão beijada o Brasil?
Lutar como fizeram os nossos antepassados e estão fazendo os iraqueanos?
Está prestes a acontecer mais cedo do que se imagina... A diplomacia brasileira tem com inteligência, sabido levar e contornar os problemas... Mas vai acontecer...
E o que fazer? Preparar as nossas Forças Armadas para enfrentà-los e defender à pau a Amazónia? Nosso soldado é melhor do que o deles, mas o poderio em armamento é um fator a ser considerado.... Faz a diferença...
Não sou um estrategista militar, mas já pensaram, quais os países que puderam peitar os americanos que de certa forma, eles recuaram: O Irã, a Coréia do Norte e a India. E porque do respeito a estes países ?... Naturalmente porque eles já possuem o domínio da ficção nuclear... É isto... possuem a Bomba Atómica. O Brasil não é leigo neste assunto. Possui duas usinas nucleares geradoras de energia de origem alemã...Este o único argumento capaz de detê-los nas intensões imperialistas.
Será que os nossos governantes já pensaram nisto?
Ou estarão pensando nas vantagens pessoais que poderão usufruir ?

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui