Usina de Letras
Usina de Letras
232 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10302)

Erótico (13562)

Frases (50482)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Imitação da vida -- 14/12/2003 - 15:50 ( Andre Luis Aquino) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O que vivemos hoje em dia é apenas uma sombra da vida real, uma imitação da vida, somos como peixes dourados vivendo em aquários que pensam que estão na imensidão do mar, o deserto do real é algo muito mais intenso do que isso que os olhos registram.
A vida acelerou demais, estamos muito fast, os dias parecem ter encolhido, nossa felicidade agora é vendida nos supermercados ou lojas de departamentos, precisamos sempre de mais e mais e temos a impressão de quanto mais temos mais nos falta.A vida real é ser e não ter e muito mais slow do que isso.
A velhice? Não existe mais, forever Young, temos plásticas, silicone,lifting etc e tal e a clonagem vem aí.
Alguns ficam mais altos, saltos altos, assumem outro sexo ou podem ser os dois,GLS, podemos viver uma realidade diferente da real, realidade virtual, podemos ser encontrados em qualquer lugar e a qualquer hora, celulares, tudo em tempo real,o time is money levado as ultimas conseqüências, a vida real diante de tudo isso ficou sem graça, vazia, sem representatividade diante de tanta tecnologia e conforto.Será mesmo?
E se você descobrisse que tudo isso é apenas ilusão, não existe da forma que você julga que existe, na imitação da vida é o sistema que nos guia a atribuir um valor e um significado as coisas, eles pensam por você, ninguém é livre realmente.
Só para exemplificar, sabe porque o amor mudou tanto nos dias de hoje? Imagine que você ame alguém numa época remota, quando não haviam as facilidades que temos hoje, internet, celular, não bem pior, sem telefones ou e-mails, sem carros possantes e com estradas de terra.
Nesses tempos as relações humanas eram bem diferentes do que as de hoje em dia, pegar na mão de uma mulher era um privilégio, virgindade era uma regra e sexo só depois do casamento mesmo, um beijo era uma dádiva.
As cartas eram verdadeiras declarações de amor e às vezes demoravam dias e até meses, quando não se perdiam, é bem verdade que no tempo dos nossos avós muitos casamentos eram arranjados, mas se eles escapassem disso os amores eram muito intensos e sofridos.
Imagine-se nessa situação, você não amaria com muito mais garra e gana? O amor daquela época era muito forte para resistir a todas essas dificuldades e privações, não acha? Eu penso que sim.
E assim por todas as áreas da vida, a humanidade deu enormes passos, chegou a lua e se globalizou, vivemos muito melhor hoje e mais anos graças à medicina avançada, mas naquela época remota em que me referi as pessoas viviam a vida real, pois o sofrimento estava muito mais presente e era algo considerado normal, hoje sofrer é sinônimo de fracasso, a busca pelo prazer a qualquer custo criou a imitação da vida.
Vivemos num grande videoclipe, a imitação da vida cria o nosso script,nascemos, vamos para a escola, cursos, faculdade, trabalho em escritórios,morar num bairro chique, ganhar mais, aposentadoria... a vida perfeita é como num filme de Hollywood que termina com os personagens redimidos de seus erros e com final feliz.Na vida real a coisa é mais embaixo.
Na imitação da vida até Jesus agora é pop, é deprimente ver alguma religiões explorarem a desesperança e o desespero das pessoas, Deus não é só um olho que tudo vê é muito mais do que isso, tentam transformar a crença em algo maior em uma regra quando não há meios de transformar esse algo maior chamado Deus em unanimidade, Deus tem um significado e é algo diferente para cada um de nós. “A palavra Amor é como a palavra Deus, significa uma coisa completamente diferente para cada um.” (Lucia Etxebárria)
E diante de tantas alegorias e fantasias, de tantos disfarces e invenções, acabamos nos perdendo em si mesmos e a nossa identidade é dissociada, queremos ser vistos como normais e para isso nos vestimos e falamos como todos, fazemos tudo igual copiamos e mesmo quando criamos algo novo é baseado em outra coisa, estamos presos dentro de uma maquete, onde tudo é perfeito e o que não o é ,a imitação da vida nos faz acreditar que não é nossa culpa, nada é mais absoluto, tudo é relativo, por fora os nossos uniformes tem a mesma cor, o capitalismo venceu e esta acima de todas as forças, é claro que tudo isso está muito bem camuflado.Livre-arbítrio virou lenda.
A imitação da vida nos faz esquecer de quem realmente somos e parafraseando os Engenheiros do Havaí somos quem podemos ser, a imitação da vida embaralha tanto as nossas vistas que nem os espelhos podem refletir a imagem de quem realmente somos.

Fale com o autor:

MEUCAMINHAR@YAHOO.COM.BR






Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui