Usina de Letras
Usina de Letras
97 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62145 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10447)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13566)

Frases (50551)

Humor (20021)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140784)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6175)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->O hedonismo -- 14/12/2003 - 01:47 ( Andre Luis Aquino) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A palavra hedonismo é derivada da palavra grega hedone, que significa prazer. Então, o hedonismo se caracteriza por uma filosofia de vida cujo objetivo primordial seria a busca do prazer individual pelo ser humano.
Mas o prazer que importa ao ser humano dos dias atuais é aquele que é instantâneo e que satisfaz de uma forma rápida, uma relação sexual com muito prazer, ter sempre aquilo que se deseja,ter o estomago abarrotado de comida, dormir o quanto se puder, o prazer de algum vício e por ai vai.
Entenda que aqui não se levanta uma voz contra o prazer e nem que o condene(o prazer é algo muito importante para o equilíbrio natural das pessoas), apenas uma critica a um comportamento exagerado e distorcido.
Pela teoria hedonista, a problemática humana estaria resolvida no sentido de doar-se de forma integral a esses prazeres, encarcerando-se os homens na jaula das sensações. Porém, o que vemos é que essa forma de vida não trouxe ao homem a felicidade que a filosofia hedonista pregava. Os prazeres aos quais se entrega geralmente têm duração curta e, quando se exaurem, criam-se anseios por atingir um patamar mais elevado desse prazer.
Um bom exemplo disso são as fantasias desenvolvidas pelas pessoas nos dias de hoje em relação ao sexo, a industria pornográfica ganha muito dinheiro com isso, explorando e criando mitos sobre a sexualidade, os homens ficam pensando que toda mulher transa como as atrizes pornôs e as mulheres ficam achando que todos os homens são amantes latinos.
Com isso, há uma entrega total e irrestrita a sensação que causa prazer, só que essa busca se revela nula, pois não se consegue atingir a felicidade almejada, pois esses prazeres apenas criam vontade de sentir algo mais que aquele prazer não pode dar. Com isso, o homem cai em comportamentos depressivos e neurotizantes que lhes destrói a vida e todas as aspirações de progresso, já que busca algo que não existe. É como se fosse a sede da água do mar. Pode -se bebê-la em abundância, porém, como está repleta de cloreto de sódio, quanto mais se consome, mais sede ela causa, pois a pessoa que a bebe não consegue atingir o seu objetivo, que é saciar a sua sede. A permanecer nesse ato, apenas aumentará a sede, o que lhe fará beber mais da água salgada e sentir mais sede. E seu martírio jamais cessará.
O prazer como tudo no mundo de hoje foi transformado em um produto para ser consumido e seu significado foi deformado por conta disso, é vendido no supermercado, pela televisão, está nos outdoors e por toda parte, tudo em nome do consumismo.
O prazer não se resume só a sensações sensoriais ou manifestações fisiológicas, o prazer está na expressão mais profunda da nossa emoção e na plenitude do nosso ser, o prazer extrapola os limites das sensações, é um estado de espírito.
Existem tantas formas de prazer que não podem ser compradas com dinheiro, mas com alma sim, o prazer de se ler um livro cujas palavras nos emocionam e nos fazem viajar, o prazer em ouvir uma canção que cale fundo, bem no fundo de nós, o prazer de se ajudar alguém e ver um delicioso sorriso em seu rosto.
O prazer de fazer sexo com quem você tá afim, muito afim, ame, desame, mal-ame ou bem-queira, sendo livre para sentir do jeito que você quer sem se preocupar com a hora, o prazer de ir a lugares que você sempre sonhou, ah são tantos prazeres que aqui não cabem, além daqueles que as palavras não sabem descrever e são inomináveis.
O prazer de sentir prazer não nos deve ser negado jamais, só penso que devemos pensar com mais profundidade sobre como melhor senti-lo e não ficar escravizado ou viver em função dele.

Fale com o autor:

MEUCAMINHAR@YAHOO.COM.BR



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui