Usina de Letras
Usina de Letras
158 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62270 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10381)

Erótico (13573)

Frases (50661)

Humor (20039)

Infantil (5450)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6204)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->A mulher da história -- 10/04/2010 - 18:03 (josé paulo pereira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A mulher da história.

Diálogo no boteco.

Ó cara, a Lina vai se casar com o grego!
Para com isso, seu! A Lina é nossa Deusa, não vai fazer uma loucura dessa!
Verdade, cara. Até já viram os dois no barco do grego perto de Angra.Disseram até que ela estava com os peitos de fora.
Faz isso não. Não fica inventando fofocas. A Lina é a mulher mais bonita, mais inteligente, mais fina que existe. Não fica querendo sujar a barra dela, não. Vou me aborrecer com você.
Então espera, você vai ver.

Chegando em casa.

Ó mãe, estão falando aí que a Lina vai se casar com o grego.
Mentira, filho. Isso é despeito. Coitada da Lina, sofrendo tudo o que passou e agora inventam essa.Conversa mole!...Isso é coisa de quem não tem o que fazer. Ficam aí pelos botecos inventando coisas. Por que não vão falar da mãe deles?
Pois é, mãe, foi isso que eu falei. Mas estou preocupado. Já pensou se for verdade?
Descanse, menino. Conheço bem a Lina. Ela não é boba não.

À noite, com a namorada.

Estou preocupado, estão dizendo que a Lina vai se casar com o grego...
Que é que tem? Deixe que ela se case.
Faz isso não minha filha! A Lina não pode se casar com o grego...Com ninguém!
Por que não pode? Ela não é viúva, independente?
É, mas com ela é diferente.
Parece até que você tem ciúmes dela. Fala com se ela fosse sua...
Não é isso não, mas com ela é diferente. Ela é a nossa Deusa.
Deusa o que rapaz. Ela é igual a qualquer outra. Dizem até que quando ela trabalhava com o fotógrafo ela gostava de umas esticadinhas...
Você está me provocando, você sabe que a Lina nunca foi disso. O João é que era chegado numas sacanagens...
É verdade. Dizem que ele teve um caso com aquela loira do rebolado...
Confusão, menina. O povo fala demais, quem teve um caso com ela foi o Beto. O pessoal começou a inventar isso tudo depois que o João foi eleito presidente da escola.
É, mas falam por aí, em boca miúda que o João era taradão.
É por que eles eram muito ricos. Tavam sempre de carro para lá e para cá. Tavam sempre com garotas por perto.

Conversando com o velho do armazém.

Seu Ricardo, o senhor acha possível a Lina se casar com o grego?
Acho que sim. A Lina sempre me pareceu meio mercenária. Aquele jeitinho de Santa enganava muito. Na eleição para a escola eu perdi porque ela era toda bonitinha e jogava charme em cima do pessoal. O João, bom de conversa como era, aí o povo votou nele e eu perdi.
O senhor não fala assim por magoa, não?
Não gosto dela, não. Mas fiquei triste quando o João morreu... Eles eram jovens e precisavam criar o casal de filhos.
Pois é, ninguém imaginava aquela emboscada. O senhor acha que foi gente da favela?
Essa coisa é complicada. Há muita inveja, muita política, muito interesse em jogo.
E o Osvaldinho. O senhor acha que foi ele mesmo que matou o João?
Não sei. Se foi, foi mandado por alguém. Entrou pelo cano, apagaram ele logo em seguida.
É, o velho Jaques tava perto, entrou na delegacia e mandou bala no Osvaldinho, na cara da polícia! Deve ter muita coisa por trás disso...
Ele não iria lá só por vingança, não. Ele nem, era amigo do João!...
O velho Jaques sempre foi metido com bandidos.

Em casa.

Mãe, tenho pensado... Acontece muita coisa na vida da Lina. Será que ela não tá perturbada?
Ta não, meu filho! A Lina sabe o que faz. Ela não dá bola pra fuxico, não.
Mas disseram que ela estava sem roupa numa ilha aí.
Mentira, meu filho. Deve ser outra moça qualquer e os jornais ficam dizendo que era a Lina. Eu boto minha mão no fogo por ela.

Alguns dias depois.

Pô, mãe, você viu? A Lina vai se casar mesmo! Sacana hem?! Justo com o grego? Aquele cara é bandido, mãe.Ganhou aqueles barcos todos na malandragem...
Eu ainda não acredito!
Se o Beto fosse vivo ele não deixava. Por que aquele turco bicha foi matar o Beto?
E o Edu, o que fez?
Nada, mãe, o Edu é moderninho, cheio de conversa. Quer ser vereador. Mas não vai, não. Dizem até que é meio esquerdista...
É, filho. A mãe deles lutou tanto! Coitada! Um filho cismou de ser piloto e morreu na guerra. O João e o Beto, assassinados. A irmã se casou com um artista de circo e se mandou. O Edu que poderia ser o esteio da família é assim!.. Que sina!

Um dia, no boteco.

Ta bebendo muito, cara...
Pois é, quero encher a cara.
Só por causa da Lina?
E você acha pouco? Sacanagem! A Lina não podia ter feito isso!... Casar com o grego.
Mulher é assim, gosta de segurança...
Não me conformo!
Ninguém se conforma! O Dr Darcy tinha botado o nome da Lina na sua filhinha caçula. Está danado.Diz que vai ao cartório tentar trocar o nome.
Pô, mas será que não tem mais jeito?
Jeito o que rapaz? Já se casaram. Estão no barco do grego lá em Angra. E você não fica aí bebendo feito louco que não adianta nada.
É, você tá certo. Mas hoje eu vou encher a cara...

Muitos anos depois.

A Lina está com câncer.
Coitada, não sei se vai resistir...
Resistir nada. Dizem que já está quase morta. Já tiraram ela do Hospital para morrer em casa. Tá desenganada.
Pois é. Ainda me lembro como fiquei triste quando ela se casou.
É, você chorou como criança. Cheguei a pensar que você gostava mais da Lina do que de mim.
Que nada, nega. Mas a Lina era nossa Deusa!... Tudo se acaba.
Familiazinha confusa era essa. O Edu quando parecia ser a salvação foi se envolver com aquela secretária. A moça morreu. A história ficou mal contada.
É, ele só não foi preso por ser vereador, gente influente...
Mas não conseguiu ser prefeito por causa daquilo. Ainda bem que é rico, está com a vida feita.
Mas tem um trabalho danado para segurar a família... O filho do Beto é o maior agito. Anda por aí agarrando as moças, dando vexame.
Mas dizem que o Edu também estava na praia naquele dia...
Essa gente rica pensa que é dona do mundo, pode fazer o que quer...

Morreu a Lina.

Mãe, onde você pensa que vai, com essa chuva?
Vou ao enterro da Lina, ora. Coitadinha, vou rezar por ela. Ela deve estar linda! Mulher como ela não devia morrer... Não há quem a substitua. Vou ao enterro, quero ficar perto dela o quanto puder.
Não vá não, mãe. Não vão nem deixar você chegar perto. Dizem que só os parentes e alguns amigos.
Que é isso? Eu vou lá e quero ver quem vai me impedir de ver a Lina?
Mãe, não vai entrar. O enterro da Lina é diferente. Coisa de gente rica.
Será que vão fazer essa maldade comigo? Não acredito! Já não fui ver o Ayrton Senna porque não dava para pagar a condução. Agora não querem me deixar ver a Lina? Duvido!
É, mãe, morreu o Senna, morreu a Lina. E tanta gente ruim aí, viva, fazendo maldade com os outros... Agora inventaram que a Lina tinha outro namorado. Veja só... Uma pessoa tão decente!
Despeito, meu filho. Tudo o que dizem da Lina é por despeito.Não existe mulher como ela. Nem essa loirinha sirigaita que vive beijando aidético. Mas na hora “H”, largou o Carlinhos falando sozinho.
É, mãe, mas o Carlinhos também é malandro. Quando veio ao Rio, no carnaval, ficou de prosa com a careca da Beija-Flor. Dizem até que ele tem uma amante antiga, do tempo da escola. Falam cada coisa dos dois! Dizem que o corno do marido agora está botando banca...
É o que eu digo. A Lina casou com o grego, sim, mas enquanto o João estava vivo ela estava lá, ao lado do marido. A Diana gosta mesmo é de aparecer. Vive de briga com a sogra, só pensa em passeios, em comprar vestido novo!
Como a Lina não existe. Nunca vai existir ninguém melhor que ela. È mesmo uma Deusa!
É, meu filho, tudo se acaba. Parece que estão tirando um pedacinho da gente, de cada vez... Não há mais alegria! Tá tudo ficando triste.
A única esperança é o Romário. Se o Brasil ganhar a Copa vai dar para beber uma cerveja. Vamos ter de volta um pouco de alegria.

A brincadeira neste conto é tentar identificar os personagens.
Romário estava no auge, numa copa do mundo e a Lina era uma mulher muito importante na história.




Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui