Usina de Letras
Usina de Letras
74 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62196 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10353)

Erótico (13567)

Frases (50600)

Humor (20028)

Infantil (5427)

Infanto Juvenil (4761)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Galinhas de angola -- 18/08/2006 - 16:10 (Renato Rossi) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Outro dia, um amigo, passeando com seu bravo companheiro, seu melhor amigo, deparou-se em plena cidade - Lago Sul em Brasília - com um inusitado plantel de galinhas de angola. Não declino o nome do cão para preservar a identidade do amigo, de modo que aqui será chamado simplesmente Veludo.

A primeira pergunta que lhe veio à mente foi qual seria o coletivo de galinha de angola. Tamanha dúvida só era menor que o espanto em descobrir que há galinhas de angola em seu bairro, e mais, que há galinhas de angola brancas. É, uma delas não tinha aquele aspecto carijó de paletó de lã. Era alva como um poodle. Sem saber o coletivo, não podia dirigir-se a elas como um grupo e teve que observar cada uma individualmente. Morto de vergonha, nem em particular conseguiu falar. Se alguém duvidava da utilidade de dicionários de bolso, que fique a lição.

Ao contrário dos meus ilustrados leitores, meu amigo só em casa foi saber que as galinhas de angola não têm um coletivo próprio, específico. Como as demais galinhas, agrupam-se em galinhadas ou galinhames. Mais uma lição, confie em você, no seu primeiro impulso. Mas se o coletivo é assim comum, já o som que emitem é muito particular. Enquanto estas galinhas comuns cacarejam, as galinhas de angola, como todos sabem, fraquejam.

Voltando ao encontro de meu amigo e Veludo com a galinhada, elas estavam ali, ciscando como convém às galinhas de qualquer estirpe. Veludo, fiel ao dono, mas também à sua origem ancestral pela cernelha eriçada logo demonstrou sua intenção. Tudo indicava que não era exatamente diplomática.

Se de um lado meu amigo estava muito tranquilo observando a inesperada galinhada, por outro, Veludo, a despeito da boa índole não conseguia conter seu instinto. Nem mesmo quando foi lembrado que come ração de boa qualidade e que não fica bem ele sujar os dentes com penas, ainda que nobres.

Uma agonia para o amigo e outra para Veludo, embora por motivos diferentes. Estabeleceu-se ali a velha luta da razão contra o instinto a que todos nós nos submetemos todos os dias. Dura luta, sobretudo nestes dias de propaganda política. Mas bem, felizmente a guia que meu amigo usava era forte o suficiente para conter o instinto perverso de Veludo, evitando assim um angolicídio, com o perdão pelo neologismo de ocasião.

Passado o episódio e considerando a descrição de meu amigo, penso que talvez não. Talvez o estrago não chegasse a tanto, há que dar um crédito ao Veludo e considerar a hipótese de que ele poderia se conter, não por da disciplina, mas por amor aos semelhantes, bichos como nós todos, criaturas de Deus.

O desenlace bem poderia ser o de uma galinhada correndo espantada para o meio da rua, o trànsito perturbado com freadas súbitas, meu amigo gritando todos os comandos que aprendeu na escola e o cão latindo e pulando, eufórico. Os passantes entre assustados e medrosos sem nada fazer, apenas apreciando tudo por mais de um longo, muito longo, minuto de desespero e descontrole geral até que, num passe de mágica, todos observaram o cão olhando enternecido para a galinha de angola menorzinha, mais frágil. Todos pararam, incluindo o vento e o trànsito por segundos para ver o que Veludo faria. E fez.

Deu uma vigorosa lambida na pobre galinha que, embora aliviada, fez uma cara de nojo que merecia uma dentada.


___________________________________
O autor mantém uma lista de leitores que recebem suas Cronicas assim que são escritas, não raro ainda com muitos erros. Para inscrever-se basta enviar solicitação para renato.rossi@terra.com.br. Para sair, o procedimento é o mesmo sem demora ou questionamento.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui