Usina de Letras
Usina de Letras
81 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62255 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22538)

Discursos (3239)

Ensaios - (10375)

Erótico (13571)

Frases (50648)

Humor (20034)

Infantil (5444)

Infanto Juvenil (4775)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140813)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6200)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->DIÁLOGO COM A MORTE -- 12/02/2010 - 11:08 (GIVALDO ZEFERINO) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O homem caminhava um pouco apressado à minha frente. O que me chamou atenção foi o modo como gesticulava constantemente como se falasse para alguém. Levado pela curiosidade aproximei-me discretamente e consegui captar o seu solitário monólogo, mas que para ele era uma conversa muito séria.
Eis o que ele falava:

Essa noite eu sonhei contigo. Tu me perseguias e querias levar-me para um lugar que eu desconhecia. Mandaste-me uma mulher que quase me estrangulou, um cachorro que me mordeu, e uma cobra quase me envenenou.
Eu corria, me escondia, e tu não me deixavas em paz. Às vezes, eu até sorria de tuas malícias.
Certa ocasião, um atirador não conseguiu acertar-me. Outra vez, quase desabei num precipício... Mas sempre me safei das tuas armadilhas.
Ah, como te adoro! Não fosses tu, ninguém precisaria lutar.

E naquele dia que um motorista embriagado me atropelou? Foi quando escutei teu sorriso cavernoso cantando vitória. Mas aí eu sorri por último. Ao ver-te pegar tua machadinha e sair com o rabo entre as pernas numa marcha pateada, gargalhei tanto que até chorei de tanto gargalhar.
Outra vez, cumulaste de tudo quanto é vírus o meu corpo. Tomei umas biritas, expulsei a doença, e comecei a cantar.
A moléstia só gosta de tristeza; aí ela acomoda-se, toda poderosa, dentro de nós e funda o seu império comandado por ti.
Uau, garota! Sabes que sou forte. Hóspede indesejável não tem vez na minha casa.

Sei que um dia vencerás. Então, conduzir-me-ás não sei pra onde, com ar de vitoriosa, os dentes arregalados, toda triunfante e gritarás para o universo: Eis mais um.
Não te ouvirei porque estarei a dormir um belo sono. Contudo ainda estou a te amolar. Continuemos o jogo. Faz parte do show.
Ah, como te adoro! Não fosses tu, ninguém precisaria lutar.


O homem continuava falando, mas não pude mais ouvi-lo, pois, um amigo meu me chamava de longe e, por isso, mudei de rota. O homem prosseguiu sua fala e gestos, até perder-se de vista. E eu pensei: Será que ele falava com a morte? Pelo que escutei, foi isso que deduzi.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui