Usina de Letras
Usina de Letras
147 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62215 )

Cartas ( 21334)

Contos (13261)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50610)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Discursos-->Reflexão... -- 05/03/2003 - 19:35 (•¸.♥♥ Céu Arder .•`♥♥¸.•¸.) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Sabemos dos opostos que fazem girar o universo.
O claro-escuro; chuva-sol; trevas-luz; saúde-doença; amor-ódio etc.
Não acredito que já se nasça com a sorte traçada: Uns para sofrer, outros para serem felizes e viver na abundância.
Creio mesmo é que somos produto de um esforço pessoal. E, por alguma força que desconhecemos, alguns demoram mais que outros para conseguir seus objetivos, por não saberem seguramente ainda o que querem. Mas podem chegar lá, se persistirem.
Os erros que se operam na consecução desses objetivos não estão na natureza ou na escolha de Deus. Este dá a todos com a mesma fartura. Os caminhos estão aí, para serem trilhados.
Acredito, e por experiência própria, que a nossa visão das coisas, em determinados momentos, é que não está muito clara. E isso tende a nos desviar de nossas metas, atrasando-nos a chegada. Mas qualquer equívoco vale o aprendizado.
Foi sábio Camões, quando disse “As coisas árduas e lustrosas só se alcançam com trabalho e com fadiga”.
Realmente, não teria a menor graça, obtermos as coisas de “mão-beijada”.
Nada se compara ao sabor de conseguirmos as coisas por esforço próprio. E lembra-me aqui a passagem de O Pequeno Príncipe, que relata a alegria de (ele e o piloto) encontrarem um poço no deserto, após longa caminhada ao sol escaldante. Não era propriamente a água que tinha SABOR, mas o fato dessa mesma água ter nascido do esforço do braço, ao puxar a corda e a roldana, que lhe mataria a sede, não só do corpo, mas do coração. “A água é boa para o coração”, dizia ele.
Esta é uma “questão” de amor.
E aquela história de “não deixar para amanhã o que se pode fazer hoje” não deve ser levada tão a sério... Às vezes, como disse Fernando Pessoa, “Ai que prazer ter um livro pra ler e não o fazer...” Desviar a atenção dos compromissos que nos avassalam os nervos pode ser benéfico, naquele momento de atropelo. Depois, então, com mais calma, as coisas não terão o aspecto assustador que pareciam ter naquele momento “tenso”.
Assim é a vida. Fácil de levar, se observarmos o equilíbrio das coisas, nas horas certas. Basta, para isso, boa vontade e olhos abertos, para não se deixarem escapar as oportunidades que passam, às vezes, ao encontro de nossas mãos incautas e que, uma vez perdidas, dificilmente vão repetir-se.
Mas a vida é assim. E é por isso que eu digo:

VALE A PENA VIVER!
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui