Usina de Letras
Usina de Letras
154 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62070 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Infantil-->Fáb. selec. de La Fontaine (II) -A raposa e o galo -- 29/09/2003 - 17:53 (Elpídio de Toledo) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Veja mais>>>Fáb. selecionadas de Esopo (LXXII)- Zeus e o camelo

A raposa e o galo
texto


Um galo postou-se em uma cerca alta de um jardim e anunciou o novo dia cocoricando alto de alegria . Uma raposa rodeou pela cerca, furtivamente, e olhou para cima procurando o gordo galo.
— Um belíssimo bom dia, cumprimentou a raposa, amigavelmente, "que maravilhoso dia está hoje!"
Quando viu seu inimigo mortal, o galo ficou assustado e, morrendo de medo, encolheu suas asas .
— Maninho, por que você está bravo comigo? Façamos logo as pazes, porém, e sepultemos nossas rusgas.
O galo permaneceu calado.
— Você não sabe, então, murmurou a raposa, com voz suave, "que o rei dos animais conclamou a paz? Ele me enviou como seu mensageiro pelo país. Aproxime-se de mim, rápido, devemos celebrar nossa reconciliação com um beijo de irmão. Mas apresse-se, ainda tenho que levar a muitos outros esta mensagem de amizade.
O galo tragou seu medo e disse a si mesmo:
— Com esta velhaca mentirosa, só usando as suas mesmas armas.
E com ardilosa alegria , exclamou:
— Minha querida amiga, estou profundamente comovido por saber que você também divulga a mensagem de paz do rei. Sim, celebremos a paz. Isso é muito bom porque, daqui, vejo dois outros mensageiros que vêm ao nosso encontro. Devemos esperar por eles e, juntos, comemorar a feliz festa. Você os conhece bem, são cães de guarda do escudeiro.
Mal a raposa ouviu essa notícia, fugiu aos saltos e em desabalada carreira.
— Hei, espera aí, sô! Gritou o galo atrás dela.
— Eu ainda tenho muito que fazer, regougou a raposa, à distância, "numa outra hora eu lhe dou meu beijo de paz. Você pode confiar nisto."
O galo ficou contente por ter usado a astúcia dela. Porém, a raposa ficou aborrecida. Ela tinha enredado tudo tão habilmente e, precisamente, naquele momento, seus piores inimigos apareceram e estragaram tudo.
Mas, onde eles ficaram, então? A raposa diminuiu a velocidade dos seus passos e deu uma olhada. Ninguém a seguia e, também, nenhum latido ela ouvia. Teria aquele galo velho a enganado? Mas logo pelo papo de um galo idiota?
Fonte:www.udoklinger.de
Der Fuchs und der Hahn
Ein Hahn saß auf einem hohen Gartenzaun und kündete mit lautem Krähen den neuen Tag an. Ein Fuchs schlich um den Zaun herum und blickte verlangend zu dem fetten Hahn empor.
"Einen schönen guten Morgen", grüßte der Fuchs freundlich, "welch ein herrlicher Tag ist heute!"
Der Hahn erschrak, als er seinen Todfeind erblickte, und klammerte sich ängstlich fest.
"Brüderchen, warum bist du böse mit mir? Laß uns doch endlich Frieden schließen und unseren Streit begraben."
Der Hahn schwieg noch immer.
"Weißt du denn nicht", säuselte der Fuchs mit sanfter Stimme, "daß der König der Tiere den Frieden ausgerufen hat? Er hat mich als seinen Boten ins Land geschickt. Komm schnell zu mir herunter, wir wollen unsere Versöhnung mit einem Bruderkuß besiegeln. Aber beeile dich, ich habe noch vielen anderen diese freudige Nachricht zu bringen."
Der Hahn schluckte seine Furcht hinunter und sagte sich: "Diesem verlogenen Gauner komme ich nur mit seinen eigenen Waffen bei."
Und mit gespielter Freude rief er: "Mein lieber Freund, ich bin tief gerührt, daß auch du des Königs Friedensbotschaft verbreitest. Ja, laß uns Frieden schließen. Es trifft sich gut, denn gerade sehe ich zwei andere Boten auf uns zueilen. Wir wollen auf sie warten und gemeinsam das glückliche Fest feiern. Du kennst sie recht gut, es sind die Wachhunde des Gutsherrn."
Kaum hatte der Fuchs diese Kunde vernommen, war er aufgesprungen und eiligst davongerannt.
"He, warte doch!" krähte der Hahn hinter ihm her.
"Ich habe noch sehr viel zu tun", keuchte der Fuchs aus der Ferne, "ich hole mir den Friedenskuß ein andermal von dir. Du kannst dich darauf verlassen."
Der Hahn freute sich, daß ihm die List gelungen war.
Der Fuchs aber war verärgert. Er hatte alles so klug eingefädelt, und just in diesem Augenblick mußten seine ärgsten Feinde auftauchen und alles verderben.
Aber, wo blieben sie denn?
Der Fuchs verlangsamte seine Schritte und blickte sich um. Niemand folgte ihm, auch hatte er kein Bellen gehört. Sollte dieser alte Hahn ihn reingelegt haben? Ausgerechnet so ein aufgeplusterter, dummer Hahn?















Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 38Exibido 1494 vezesFale com o autor