Usina de Letras
Usina de Letras
73 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 62628 )
Cartas ( 21339)
Contos (13282)
Cordel (10459)
Crônicas (22554)
Discursos (3245)
Ensaios - (10509)
Erótico (13583)
Frases (50981)
Humor (20097)
Infantil (5522)
Infanto Juvenil (4845)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1377)
Poesias (141006)
Redação (3334)
Roteiro de Filme ou Novela (1064)
Teses / Monologos (2439)
Textos Jurídicos (1963)
Textos Religiosos/Sermões (6274)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O IMPORTANTE É TER POSE -- 10/01/2003 - 21:54 (Simostral) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




Interessante como o glamour dominou as atividades, como um todo. No intuito de conseguir uma melhor aceitação na sociedade, e acompanhar a crescente onda de globalização, várias profissões sofreram uma remodelagem em suas denominações. Algumas, com uma profunda mudança em seus procedimentos e normas. Outras, nem tanto. Certo porém, é que hoje em dia, a maioria das atividades recebeu uma roupagem nova, atendendo ao apelo da sofisticação e do “Marketing”. Exemplo disso aconteceu outro dia, no Centro do Rio, quando me deparei com um velho conhecido, que trabalha em um hospital da Baixada Fluminense, como gesseiro. Batemos um papo rápido e na despedida ele me atravessou um cartão de visitas.Qual foi a minha surpresa, ao ler o conteúdo do mesmo. Em letras góticas, estava o seu nome, Sergio de tal, Profissão: “Técnico em Imobilizações Traumatológicas”. Não resisti e perguntei: - Você não era gesseiro, Serjão?... Senti que ele não gostou muito , se despedindo me deixando sem resposta, no meio da rua. Passei então a observar e pude verificar que várias profissões, se não desapareceram, trocaram os nomes para algo mais pomposo e sofisticado. Vejamos então: O antigo papa-defunto agora é o “Agente funerário”, ou “Técnico em transações funerárias”. O Corretor de imóveis atualmente é o “Técnico em transações imobiliárias”. O antigo carcereiro é “agente penitenciário”. Nem mesmo o tão conhecido Mestre de obras escapou da reformulação e atende agora por “Técnico em construção civil”.



A febre de nomes pomposos é tanta, que alguém colocou na cabeça de meu antigo barbeiro que ele deveria ser chamado de “Coiffeur”. Depois de muita argumentação, consegui convencê-lo de que o termo barbeiro ficava mais condizente com a sua tão propalada masculinidade. Seria uma coisa horrível o tratamento de “Coiffeur Cariolando Ferreira”, para um cabra-macho, nascido no interior de Alagoas. O cadáver de Lampião, com certeza, se contorceria de raiva, no túmulo.



Em época de eleições, ninguém mais se apresenta como Cabo eleitoral de um candidato. É todo mundo “Articulador de campanha”.



Na polícia, não existe mais o tal do “Alcagüete”, são todos “X-9” ou “Informantes”.



Até as mais antigas operárias do mundo, as prostitutas, resolveram glamourizar a profissão, e atendem por “Scort-girls”, “Go-Go girls” ou “Acompanhantes”.





Bicheiro é “Corretor Zoológico” e o velho Alfaiate travestiu-se de “Estilista”. O respeitado Leão de Chácara está posando de “Segurança Patrimonial”.



A propósito, que fim levou o lendário “Caixeiro-viajante”? Com certeza deve estar escondido atrás de alguma nova alcunha, mais charmosa, por aí.



Por último descobri que o antigo, e atualmente em alta, Mata-mosquito é o atual "Agente de Endemias".



Simostral- Técnico em desenvolvimento de temas literários (antigo cronista).

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui