Usina de Letras
Usina de Letras
204 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140785)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Decisões pra vida inteira -- 05/12/2003 - 16:18 ( Andre Luis Aquino) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
"A busca infinita à felicidade nos priva de vivê-la a cada dia..." (Elba Lucas)

O meu ponto de partida para mais esse pensamento (sempre tive tanto a dizer e muito pouca coragem para falar, encontrei na escrita uma forma de celebrar a vida através das minhas experiências e conquistas dando-lhes sempre algum significado) são as decisões que tomamos na vida e que acabam por determinar o nosso destino e dos outros.
E falando nisso não me recordo muito bem onde li uma teoria desconcertante sobre o destino, algo que parece fantástico e irreal aos olhos nus, mas que fornece algumas pistas e uma certa reflexão.
Baseando-se na lei universal da ação e reação criei uma situação hipotética para me fazer entender melhor:
Digamos que você caminha pela rua em direção ao seu trabalho como faz usualmente todos os dias, percorre sempre o mesmo caminho pelas mesmas ruas, atravessa todo dia um cruzamento quase chegando ao seu local de trabalho.
Nesse dia você está meio atordoado e desligado, tem um pensamento qualquer que toma toda a sua atenção e quando vai atravessar o cruzamento não percebe que o sinal ainda não fechou totalmente, encontra-se no amarelo e você inicia a travessia sem perceber que um carro vem em sua direção pensando poder ainda passar pelo cruzamento, nesse momento o carro freia bruscamente tentando evitar o atropelamento e só então você se dá conta do perigo e corre para o outro lado da rua para salvar sua vida.
O motorista então xinga você de todos nomes feios que ele conhece e vai embora muito bravo depois do sinal abrir novamente, você do outro lado da rua tenta pedir desculpas com as mãos para o motorista furioso e ao mesmo tempo sente o alivio de ainda estar vivo.
O que você nem o motorista viram é que nesse mesmo cruzamento do outro lado um outro carro fura o sinal também por distração e que se não fosse a sua própria distração fatalmente um acidente muito grave iria acontecer com conseqüências ainda mais graves para os envolvidos.
Fazendo uma projeção do que poderia acontecer, os carros colidiriam um de frente com a lateral do outro, no carro que freou para salvar a sua vida além do motorista estavam a mulher dele e o seu filho mais novo e no outro carro que seria abalroado lateralmente estava um jovem casal que discutia a relação naquele exato momento, se batessem à mulher do casal morreria no local e não iria se casar em dois meses como estava planejado.
Como isso não aconteceu o casal se casou e tiveram dois filhos, um se tornou jornalista e o outro médico, o jornalista escreveu muitas reportagens investigativas que mudaram os rumos de muitas vidas, o médico salvou muitas vidas que poderiam se acabar se ele não estivesse ali naquele momento.
No outro carro a colisão mataria a criança que estava no banco de trás, pois a violência da colisão a arremessaria pelo vidro por estar sem cinto de segurança, como isso não aconteceu, ela cresceu e se tornou um bombeiro que acabou salvando vidas em situações parecidas com a que ele quase viveu sem saber.
A sua distração sem querer acabou mudando o destino e salvando muitas vidas.
Essa hipótese mostra que mesmo aquelas coisas que acontecem com a gente a revelia de nossa vontade tem um grande impacto sobre o mundo como um todo, em outras palavras tudo é dependente de tudo, tudo tem relação com tudo, por isso não pense você que a fome na áfrica ou a guerra no Iraque não tem nada haver com você, de alguma forma tem sim.
Já falando sobre aquelas decisões que tomamos conscientemente, e todo dia isso acontece, existem também aquelas que serão para a vida interia como escolher uma profissão que será o que de verdade decidirá nossos rumos.
E isso acontece muito cedo na vida da gente, geralmente quando temos por volta dos 17, 18 anos somos forçados a tomar uma decisão que valerá para a vida inteira e muitos de nós não estão realmente preparados para tomar uma decisão dessas, temos apenas indícios, mas certeza mesmo poucos têm.Os que tomam essa decisão e acertam, pontos para eles, encontraram o caminho rápido que bom!
No meu caso nessa idade não tinha a menor idéia do que queria da vida embora soubesse muito bem o que a vida queria de mim e por isso acabei fazendo uma escolha para dar uma satisfação as pessoas, não estava nem um pouco preparado para tomar uma decisão dessas e não sabia avaliar sua real importância para mim.
Infelizmente foi uma escolha errada, me norteei pelos sinais errados e acabei tomando um caminho que não me levava a lugar nenhum, tive que voltar ao ponto de partida e felizmente contei com o apoio daqueles que me amam pra voltar e começar tudo de novo, só que desta vez mais consciente dos efeitos que as escolhas teriam sobre mim.
Curiosamente na minha vida nada daquilo que foi imposto por alguém ou pela obrigação de ter que ser e acontecer deu certo e tudo aquilo que nasceu naturalmente de dentro de mim e por tanto me pertencia de alguma forma é que funcionou e me levou a algum lugar.
Mesmo assim me arrependo de algumas escolhas que fiz na vida, poderia ter agido com mais equilíbrio e ter medido melhor as conseqüências, no meu caso em algumas circunstâncias a maturidade chegou tarde demais, hoje tudo que ficou foram valiosas lições, sou muito melhor do que era ontem e sinto que a amanhã serei ainda melhor.
Como diz um velho ditado chinês: ” Os sábios aprendem com os erros dos outros, os tolos com os próprios erros e os idiotas não aprendem nunca.” Durante grande parte da vida fui um idiota,depois me tornei um tolo e agora estou estudando para tentar ser sábio, aprender com os erros dos outros às vezes parece ser cruel, mas tem sempre alguém que erra.
Minhas escolhas hoje em dia são todas baseadas só naquilo que tenho certeza, o incerto já não existe na minha vida, pois a incerteza torna a vida incerta e insegura.
A minha maior e mais importante decisão e escolha que fiz pra vida inteira foi escolher e decidir que quero ser feliz, quero ser relevante pra mim mesmo e para aqueles que amo, quero alcançar os meus sonhos que nesse momento ainda estão fora do alcance da minha mão, mas que já estão vivendo livres e fortes dentro do meu coração.

"A arte da vida consiste em fazer da vida uma obra de arte." (Gandhi)

André Luis Aquino

Fale com o autor:

MEUCAMINHAR@YAHOO.COM.BR



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui