Usina de Letras
Usina de Letras
88 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62201 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10353)

Erótico (13567)

Frases (50601)

Humor (20029)

Infantil (5428)

Infanto Juvenil (4762)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Chute na trave -- 18/07/2006 - 15:06 (Renato Rossi) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
12.07.2006 - 466 - NR


Chute na trave, todos sabem, é aquele gol que tinha tudo pra ser, mas não foi. É o quase gol, o antigol. É o diabo. A frustração no futebol.

As traves ficam achando que têm time e se apressam a ajudar o goleiro na defesa dos chutes dos artilheiros adversários e, acontece, às vezes dos próprios defensores. O chamado fogo amigo. Sendo o que são, meras traves, não se dão conta que logo trabalharão para o time contrário e que elas não têm direito a emoções nem aplausos. Nunca vi a torcida aplaudindo a trave. Nem quando defendem o tal gol contra. Se em um instante ajudam ao goleiro, em quarenta e cinco minutos estarão frustrando os artilheiros. Sua fidelidade não dura uma hora. É da sua natureza, não há o que fazer. São mercenárias sem pagamento. Talvez por isso sejam despeitadas, defensivas, reacionárias, rancorosas e do contra. Alvas, fixas, impassíveis. Ficam ali, tentando impedir o gol, sem uma palavra, sem esboçar a menor emoção.

Disfarçam sua maldade vestindo branco, mas estão lá, a defender não raro o adversário do time dono do campo. Não têm lealdade, nem amor. São traves. Pronto.

Um chute na trave é como uma venda cancelada, eleição perdida. Ou o amor interrompido, algo totalmente sem graça. Faz a infelicidade do artilheiro que tinha tudo para marcar, mas não pode demovê-las de sua missão infeliz.

No entanto há quem delas goste, ainda que temporariamente. Dizem que os goleiros costumam se afeiçoar às traves tratando-as como aliadas que são, embora temporárias. Mas mesmo eles têm suas reclamações. Há o relato de um goleiro inconformado que jura ter visto uma das traves esboçar um sorriso malicioso, como quem diz "passou - não pude fazer nada". Ninguém acreditou, nem mesmo quando ele mostrou uma marca ao lado trave como se algo fora arrastado. Outros juram que as traves fazem uma expressão de raiva aos artilheiros como que dizendo "aqui não, violão". São histórias do futebol. Não sei. Pode ser delírio de goleiros inconformados e todos sabem como há crendices no futebol, mas nestes dias modernos tudo pode acontecer.

Estas histórias do futebol nascem a todo instante nos gramados nacionais e também além mar. Sempre que alguém perde (lembre que no futebol, se perde, se empata ou se ganha) é necessário achar um culpado.

O fato é que as traves não são auxiliares do goleiro nem algozes dos atacantes. São simples demarcadores da meta. Um dia já não serão de madeira, serão simples raios de luz e já não precisaremos de juízes para ver se foi ou não gol.

No futebol tudo é possível, incluindo aí derrotas de times favoritos.

___________________________________
O autor mantém uma lista de leitores que recebem suas Cronicas assim que são escritas, não raro ainda com muitos erros. Para inscrever-se basta enviar solicitação para renato.rossi@terra.com.br. Para sair, o procedimento é o mesmo sem demora ou questionamento.








Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui