Usina de Letras
Usina de Letras
165 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62069 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50477)

Humor (20015)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6162)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->82. A QUESTÃO DO RETROCESSO — HOMERO E EQUIPE -- 10/01/2003 - 08:44 (wladimir olivier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Regredir não é possível, pois, sempre que o espírito adquire as noções básicas da evolução, juntamente consegue assimilar os meios de permanência no estágio em que se encontra, pois os atos de consciência que venha a executar estarão todos calcados nos princípios ali inseridos.



Não é de agora que este problema paira nos espíritos dos amigos que se dedicam aos estudos do espiritismo como ciência. Muitos se deixam levar pela ilusão do progresso e, por isso, pensam que, no caso de cometimentos de ordem inferior, os indivíduos como que perdem a graça recebida e ficam onerados ainda além dos débitos anteriores. Ora, se o indivíduo não foi capaz de segurar em boa hora o cometimento acima aludido, é porque não teve o progresso que pensou ter tido. Não houve, na realidade, eficaz assimilação dos ensinamentos e não ficou gravada na consciência a lição de vida concernente à provação a que foi submetido. Sendo assim, não houve regressão, mas a pessoa também não progrediu, ficando a “marcar passo” naquela situação.



É claro que perder oportunidades de progresso é sistema muito cansativo de retorno às lides carnais, mas não se cansam os mentores de promover tais ocasiões de regeneração. São os indivíduos que tendem ao desespero, sempre que retornam do encarne e descobrem que de pouco adiantou terem peregrinado pelo planeta.



Hoje mesmo tivemos caso interessante. Chegou de volta a nós ser que acreditava não ter tido todas as oportunidades que foram programadas para ele em seu último encarne. Passou a acusar os mentores de negligência, uma vez que não obtivera em vida os ganhos materiais que julgava necessários para prestar assistência aos desfavorecidos pela sorte. Pobre conceito de caridade! Não foi fácil convencê-lo de que estava errado, mas finalmente conseguimos quando demonstramos cabalmente que, naquele momento mesmo, ele, que nada tinha, poderia exercer belo ato de caridade, perdoando as supostas falhas dos orientadores. Tendo caído em si, chorou pranto sentido de arrependimento, pois pôde perceber que tivera todos os recursos ao alcance das mãos e que deixara escapar por entre os dedos, imprudentemente. Agora, desesperava-se por ter de retornar ao mundo dos mortais e lastimava-se, dizendo-se em pleno retrocesso espiritual.



Estávamos presentes e pudemos assistir à participação de entidade socorrista preparada para, na eventualidade, explanar a respeito do progresso e do retrocesso. Calou-nos fundo a frase inicial: “Nenhum espírito retrocede, pois regredir não é possível.” Por isso, atrevemo-nos a discorrer a respeito de tal tema, pois nos lembramos de ter freqüentemente presenciado discussões acaloradas entre encarnados a respeito.



Pensamos ter ajudado os nossos irmãos a esclarecer esse ponto polêmico e aguardamos notícias de quantos queiram novos esclarecimentos, se não bastar a argumentação utilizada. No mais, temos para nós que, uma vez bem compreendida essa fase do desenvolvimento espiritual, ficará mais fácil levar avante plano de conhecimentos mais abrangentes e mais especializados.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui