Usina de Letras
Usina de Letras
300 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62176 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50582)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->E qual é o nome? , de Adísia Sá -- 09/01/2003 - 01:12 (Michel Pinheiro) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos








E qual é o nome?





Adísia Sá é jornalista do O POVO e escritora





Publicado no jornal O POVO, de 08 de janeiro de 2003





Os italianos cunharam a palavra mafiopoli para designar a situação em que viviam , sob o domínio da máfia- organização fortemente estruturada e atuante em todos os segmentos da sociedade. A marginalidade imperava no País, inclusive no coração do Governo, com autoridades envolvidas com suborno, falcatruas, tráfico de influência. Era o País entregue à própria sorte, com a corrupção generalizada, dela não escapando nenhum dos poderes da República e segmentos da sociedade.



Mas a Itália deu um salto de qualidade e enfrentou a imoralidade que desfibrava as suas estruturas e envergonhava os cidadãos. As cadeias foram escancaradas, não apenas para os marginais : artistas, comerciantes, industriais, políticos, magistrados, policiais passaram a ser, também, seus ocupantes. Era a vitória do chamado movimento mãos limpas inspirado e conduzido por pequeno grupo de juizes e promotores de Justiça, responsável pela lavagem moral do País e que transformou a Itália - país decadente também na economia - numa das maiores potências do mundo.



O Brasil está precisando e com urgência, de uma revolução idêntica à dos mãos limpas . Somos hoje praticamente reféns de bandidos, traficantes, marginais. De cadeias e presídios partem ordem de extermínio, de sequestros, de assaltos e de feriados . Sim, de feriados. Chegou-se no Brasil à visibilidade quase absoluta da fragilidade dos poderes constituidos, e ao domínio dos celerados: são eles que determinam os horários de funcionamento de escolas e comércio, bancos e igrejas, delegacias e repartições.



A Itália era sinônimo de mafiópoli : que nome daremos ao Brasil, vivendo situação idêntica?







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui