Usina de Letras
Usina de Letras
56 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62193 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50598)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->PÉROLAS FORENSES -- 29/06/2006 - 23:55 (JOSÉ EURÍPEDES DE OLIVEIRA RAMOS) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

PÉROLAS FORENSES

A solenidade, a linguagem hermética, os rituais e o mais que constituem o mundo forense conferem à Justiça imagem e aura de austeridade, afastando-a do entendimento do comum das pessoas. Apesar disso, não está imune a trapalhadas que humanizam o rigor estressante dos profissionais que vivem o dia-a-dia dos tribunais. As que seguem ocorreram de fato e foram catadas aqui e ali (e principalmente na Internet), extraídas de Laudos Periciais e de outras peças judiciais.

Laudo de perito judicial descrevendo um barracão: "...um barracão com pé direito de 5 metros e pé esquerdo de 4 metros". Descrição elaborada por um oficial de justiça: "...um crucifixo, em madeira, estilo country - colonial, marca INRI - sem número de série". Avaliador descrevendo bens para penhora em execução: "...o material é imprestável mas pode ser utilizado". Despacho judicial em ação de execução, em uma comarca do Estado do Mato Grosso: "Arquive-se esta execução, porque o exequente foi executado (à bala) pelo devedor." Conclusão de estudo de viabilidade económica de um empreendimento agropecuário: "O investimento é viável, desde que tenha um começo, um meio e uma eternidade." Despacho do juiz, em processo em que o advogado requereu citação pessoal do "de cujus", em S. André (SP): "Para que se não venha alegar cerceamento de direito, venha, em 48 horas improrrogáveis, nova, correta e definitiva emenda à inicial, eis que o "de cujus" encontra-se "nos céus" ou "nos purgatórios", ou ainda "nos infernos", não dispondo o Juízo de "dons mediúnicos" para convocá-lo à resposta". Perito descrevendo problemas em piscina de um condomínio: "O piso e paredes da piscina apresentam rachaduras tanto nas paredes, quanto no piso (vide fotos). As rachaduras são consideráveis e começam a afundar". Descrição de imóvel, num laudo judicial: "O imóvel está uma boneca". Relatório de um fiscal do Banco do Brasil: "O financiado executou o trabalho braçalmente e animalmente."

Frase de um termo de encerramento de laudo judicial: "Os anexos seguem em separado". Perito-avaliador iniciando relatório: "Chegando na fazenda do Sr. Pedro Jacaré e em não encontrando o réptil..." Relatório de um fiscal do Banco do Brasil: "Desconfio que o mutuário está com intenção de pagar o débito". De uma sentença em ação de desapropriação: "À vista do trabalho presentado (sic) pelo Assistente Técnico do expropriado, o laudo do perito judicial é de uma pobreza franciscana". Frase de um termo de encerramento de laudo judicial de processo na Vara Cível do Fórum João Mendes em SP: "Os anexos seguem em separado". Perito-avaliador iniciando relatório: "Chegando na fazenda do Sr. Pedro Jacaré e em não encontrando o réptil.." Relatório de um fiscal do Banco do Brasil: "Desconfio que o mutuário está com intenção de pagar o débito". De uma sentença de ação de desapropriação numa comarca do interior de São Paulo: "À vista do trabalho presentado (sic) pelo Assistente Técnico do expropriado, o laudo do perito judicial é de uma pobreza franciscana". De um relatório de financiamento: "A máquina elétrica financiada é toda manual e velha". Relatório de um perito do Banco do Brasil: "Visitamos um açude nos fundos da fazenda e depois de longos e demorados estudos constatamos que o mesmo estava vazio". Memorando de funcionário justificando falta ao serviço: "REF.: Cobra: Comunico que faltei ao expediente do dia 14 em virtude de ter sido mordido pela epigrafada acima citada ". Relatório de perito avaliador do Banco do Brasil: "Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca se acabe. Ele vai terminar sendo executado pelo banco". Relatório de um perito do Banco do Brasil: "Era uma ribanceira tão ribanceada que se estivesse chovendo e eu andasse a cavalo e o cavalo escorregasse, adeus perito". Quesito apresentado a perito: "Informe porque o sacado ainda não pagou a duplicata originada da compra da moto e onde está a mercadoria". A resposta: "O sacado fugiu na mercadoria". Informação de oficial de justiça: "O sócio faleceu, mas a viúva continua com o negócio aberto".

Como a humanidade, assim também caminha a Justiça.

José Eurípedes de Oliveira Ramos
Da Academia Francana de Letras


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui