Usina de Letras
Usina de Letras
186 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62145 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13566)

Frases (50551)

Humor (20021)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140784)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6175)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Religiosos-->A mãe de Jesus -- 16/11/2007 - 19:44 (Adalberto Antonio de Lima) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Do livro, A Luz do Mundo"
Adalberto Lima, 2007.

A missão da mãe de Jesus foi preparada pela missão de santas mulheres ao longo da história do povo de Deus. Eva, apesar de sua desobediência, recebe a promessa de uma descendência vitoriosa sobre o Maligno e de ser a mãe de todos os viventes. Sara concebe um filho em sua velhice para que se cumpra a promessa de tornar a mulher mãe de uma grande geração. Outras mulheres como Ana, mãe de Samuel, Rute, Judite e Éster surgem no decurso da Antiga Aliança como prefigura de Maria.(Cfe. CIC n 489).
O cântico de Ana (I Sam 2,1ss); Judite (Jd 16,1ss) em muito se assemelham ao Magnificat de Maria (Lc 1,48ss), numa prova de que elas eram cheias de graça, e por isso mesmo, tinham em seus lábios palavras de louvor a Deus.
O livro de Judite assusta um pouco, por causa da morte de Holofernes (Jd 12, 1ss: 13,1-12), mas é a luta do Bem contra o Mal, tal como vemos no Apocalipse l2. Será por que muita gente tem medo de ler o Apocalipse?
Resolvi então mudar o percurso do caminho e abrir o Livro dos Provérbios. Mas... se alguém se levantar em protesto dizendo que este livro fala tão-somente da Sabedoria?
“Eu a sabedoria, sou amiga da prudência, possuo uma ciência profunda: O temor ao Senhor e o ódio ao mal. O orgulho, arrogância, caminho perverso, boca mentirosa: eis o que eu detesto.” (Pr. 8,12-13)
Mas quem detesta a boca mentirosa e odeia o Mal, senão aquela a quem Deus disse:
Porei ódio entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela!(Gn 63,15)
Em muitas passagens bíblicas Jesus chama Maria, sua mãe, de mulher. Não fala assim, por lhe faltar o respeito ou negar a maternidade de Maria, sua mãe.Ele quer que compreendamos Maria como sendo a mãe de uma grande descendência, desde a criação do mundo. Aquela que esmagará a cabeça da serpente.
O capítulo doze do Apocalipse narra a batalha no céu entre a descendência da mulher e a descendência da serpente, os demônios.
Existem dois exércitos em ordem de batalha e é necessário que cada um de nós decida em que grupamento quer empunhar sua bandeira, em qual deles se apresentará para a luta, ou contra quem lutará. Ao lado da Mulher, ou contra a Mulher?
Não tenha medo de amar a mãe de Jesus. ‘Quem ama Jesus, não odeia a quem Ele ama. Muitos questionam o louvor a Maria.
- Pode-se louvar a Maria?
Que é o louvor, senão um elogio!?
Será que não podemos elogiar aquela que foi escolhida para ser a mãe de Jesus?
O Pai mandou o anjo Grabriel fazer um grande elogio a Maria:
"Ave cheia de graças o Senhor é contigo"(Luc 1,28. "Eis que conceberás e darás a luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande e charmar-se-á Filho do Altíssimo."(Lc 1,31)
Ela tinha tanta fé a ponto de acreditar que poderia conceber um filho em seu ventre virgem e aceitou a proposta divina.
“Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra”(Lc 1,38)
Maria foi escolhida porque revelou ter muita fé, é mais bem-aventurada por causa da fé em Cristo do que por ter concebido a carne de Cristo”.(Cfe,S. Agostinho)
Diversos livros da bíblia falam de Maria, não apenas no Novo Testamento, mas também o Velho Testamento.
“ O próprio Senhor nos dará um sinal: ‘uma virgem conceberá e dará à luz um filho e o chamará Deus Conosco’”.(Is. 7,14).
O oráculo de Deus dado através do profeta Isaias foi confirmado na anunciação do anjo. Maria dá testemunho de sua virgindade ao perguntar ao anjo:
- Como se fará isso, pois não conheço homem?(Lc 1,34)
Com estas palavras Maria confirma a profecia:
“Uma virgem conceberá e dará à luz um filho.”
A grande questão do momento, não é tão atual. Gerou Maria outros filhos? A resposta
vem de Jesus. Se Jesus tivesse algum irmão biológico não teria entregue sua mãe a João, mas a algum outro irmão.
"Junto à cruz de Jesus etavam de pé sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cleófas e Maria Madalena. Quando Jesus viu sua mãe e perto dela o discípulo que amava, dise à sua mãe:
`Mulher, eis aí teu filho` Depois disse ao discípulo:`Eis aí tua mãe`. E dessa hora em diante o discípulo a levou para sua casa" (Jo 19,25-27)
O bonito é que ela depois de dar à luz a Jesus e partir desde mundo, apresenta-se virgem no céu. “Após ela, são apresentadas as virgens, suas companheiras”. Suas companheiras virgens como Maria. Ela chega no céu levada pelos braços de Jesus. "Quem é esta que sobe do deserto, apoiada em seu bem-amado?(CC 8,8).
“Sou a mãe de puro amor, do temor a Deus e da santa esperança. Em mim se acha toda graça do caminho e da verdade, em mim toda a esperança da vida e da virtude. Vinde a mim todos os que me desejais com ardor; e enchei-vos de meus frutos...( Eclo. 24,24-25)
Por que em Maria se acha toda graça? Porque foi Deus quem disse pela boca do anjo Gabriel: “ Ave cheia de graças”( Luc l,28)
Enchei-vos dos meus frutos. Os frutos de Maria é Jesus, mas por extensão, compreendemos também o Espírito Santo.Não que ela tenha gerado o Espírito Santo, mas porque cheia graça, transborda o Espírito Santo, e, em transbordando, transmite o Espírito Santo como na visita a sua prima a Isabel. Na verdade, é Jesus quem transmite o Espírito Santo a Isabel através de Maria. Jesus ainda no ventre de Maria, batiza João em Espírito. Bastou a Isabel ouvir a saudação de Maria, a criança estremeceu em seu seio. (Cfe. Lc l,41).
Isabel não sabia que Maria estava grávida, pois moravam longe. A gravidez de Maria era de poucos dias, porque logo que o Anjo disse: “Eis que conceberás e darás à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus... “ Disse ainda: Também Isabel tua parenta concebeu um filho em sua velhice e já está no sexto mes aquela que tiva por estéril.(Luc1,36-37. "Maria se levantou e foi às presas às montanhas, entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel".( Luc.1,39-40). Logo que ouviu a saudação de Maria Isabel ficou cheia do Espírito Santo e exclamou em alta voz: Bendito é o fruto do teu ventre.(Luc 1,42).... Bem-aventurada és tu que creste, pois se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor te foram ditas! ( Luc 1,45).
Assim como João, não tenhas medo de levar Maria para tua casa.Se Maria visitar tua família, tua família ficará cheia do Espírito Santo.















Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui