Usina de Letras
Usina de Letras
46 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62201 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10353)

Erótico (13567)

Frases (50601)

Humor (20029)

Infantil (5428)

Infanto Juvenil (4762)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Quatro a um - pra nós -- 25/06/2006 - 18:41 (Renato Rossi) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Quatro a um pra nós, mas teve um momento em que estava um a zero pra eles. Absurdo. Onde já se viu japonês ganhar de brasileiro no futebol? O Zico deve estar abilolado ou passou a conversa nos japoneses. Talvez algum erro de tradução. Japonês tira fotografia, faz televisão e um que outro carro de sucesso. Futebol, é conosco. Por falar em conosco, só nesta copa se descobriu o plural de gol. Este plural está lá no Aurélio e no Houaiss a tanto tempo e ninguém jamais falou nisto, como se as partidas todas tivessem no máximo um gol. Pois justo no dia que eu ia dar o furo de reportagem, alguém fez o comentário na televisão. Assim não dá. Ainda vão dizer que eu só toquei no assunto por causa do comentário televisivo. O plural é de todos, e olhei nos dois dicionários mais famosos e já ia escrevendo quando ouvi a TV comentar - como se televisor comentasse alguma coisa. Perdi a paciência e só hoje lembrei do assunto.

De qualquer forma, é bom falar nisto, pois o plural anda muito negligenciado. Deviam vender em saquinhos junto com as lata de cerveja. Duas lata e dois plural por cinco real. Nem o Word dá muita bola pro plural. Mas bem, vou aplicar o plural de gol a qualquer momento, assim como se fosse a coisa mais natural do mundo. Fique atento. Você leitor que é um erudito, estou certo que já sabe. Escrevo para os jovens. Não vá estragar a surpresa.

Voltando ao jogo, naturalmente foi um sufoco de esquecer os plurais. Como eu disse no início, estava um a zero pra eles Depois fomos aliviados por Juninho, Gilberto e pelo fenómeno, duas vezes. Para quem está gordo e fora de forma como se dizia, acho que ficou de bom tamanho.

Mas, naturalmente, sempre a há quem ache pouco, que pelo número de craques e por ser o Japão desprovido de tradição, nada menos que sete a um seria tolerável, de modo a empatar com a Argentina que fez seis a zero contra a Sérvia. A Argentina, sempre a Argentina. Por falar em Argentina, não foi tão esperta assim ao jogar contra o México. Agora, "ela que se entenda com os alemão", como diria Bussunda, nosso herói da hora. Entendam como quiserem, mas só mesmo no Brasil, um humorista se torna herói. Por mim, acho bom.

Ganhamos !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Agora vem a agonia do "ou ganha ou vai embora". Haja coração. Este pessoal de Gana, está afoito achando que bastam pernas compridas e alguma ginga para ganhar. Alguém tem que avisá-los que não é bem assim, se não estes loucos vão incomodar além da conta.

Como diz a imprensa, parece que o Brasil acordou e, aos poucos, começa a mostrar seu verdadeiro futebol. Sei lá se é verdade ou de mentira, o que sei é que ganhamos, de modo que na terça tem novo sufoco. Sem pipoca e sem cerveja, qualquer um concordará que é quase uma tortura. Estes jogos são como pimenta. A gente põe, depois reclama. Arde mas é bom. Sofre-se, mas sofre-se com alegria e satisfação. Há quem morra, real e figuradamente, mas aí já é coisa de exagerado. Leio agora que um japonês se suicidou com a perda para o Brasil. Não entendeu nada o companheiro oriental e São Pedro não vai gostar muito disso. Calma gente, não precisa isto tudo não.

Este ano têm eleições e sempre há o risco de acontecer algo pior que não ser hexa. Mas deixe pra pensar sobre isto depois que terminar a copa, o que pode acontecer a qualquer instante, embora eu duvide.

O povo sofrido deste país precisa de mais um caneco.

Ah! Ao todo já fizemos sete gois.

Brasillllllllllllllllllllllllllllll!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

___________________________________
O autor mantém uma lista de leitores que recebem suas cronicas assim que são escritas, não raro ainda com muitos erros. Para inscrever-se basta enviar solicitação para renato.rossi@terra.com.br. Para sair, o procedimento é o mesmo sem demora ou questionamento.


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui