Usina de Letras
Usina de Letras
154 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62178 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50582)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Frases-->Pensamentos extraídos de meus trabalhos -- 20/06/2003 - 23:08 (Leon Frejda Szklarowsky) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
PENSAMENTOS
(Extraídos de trabalhos de minha autoria - atualizado em 30JULH02)
Leon Frejda Szklarowsky
1. Ninguém é vazio bastante que não tenha o que dizer. Todos os seres têm dentro de si algo significativo para transmitir.

2. A transformação do homem bélico no homem pacífico é um imperativo, que se impõe neste novo século e milênio que tanto prometem, mercê das conquistas e proezas no campo científico.

3. A consciência humana dever estar alerta para a degradação da natureza, sem, porém, tornar o homem escravo de suas próprias limitações, com restrições descabidas e demagógicas.

4. Pode-se não gostar da história, mas não se pode ignorá-la.

5. Acredito, sim, na grande virada da civilização. Sou otimista. Sou um grande sonhador, com os pés na realidade. E sabem por que? Porque vejo em toda parte, em todos os cantos do País, em todos os cantões do mundo, em todos os lugares, onde haja seres humanos, pessoas simples, letradas, ricas, pobres, remediadas ou, simplesmente, seres humanos, que querem viver, trabalhar, realizar, criar, enfim, gravar sua presença na Terra, com seus feitos, não importam quais, pois todos temos uma missão a cumprir, desde o agricultor que semeia a terra, o varredor que varre o chão, a mãe que amamenta e acalenta o filho, o pescador que singra os mares, o escultor que cinzela a pedra bruta, o escritor que cria, o poeta que encanta o espírito, o músico que nos eleva e conduz ao Senhor do Universo, o sacerdote, o operador do Direito e tantos anônimos trabalhadores e obreiros que forjam as condições de vida para todos.

6. A responsabilidade do bom profissional é muito grande e, quando este consegue transmitir a mensagem, é sinal de que atingiu o objetivo.

7. O Brasil está consciente de suas responsabilidades ambientais e ecológicas.

8. O homem é o único ser vivente que pode transformar e modificar a realidade em que vive, de forma consciente. E, por isso mesmo, tudo pode ser transformado, como demonstrou o gênio de Lavoisier. Nada é impossível. Nada se perde.

9. Estamos no momento crucial da história humana, jamais igualado a nenhum outro, em que a revolução científica e tecnológica atingiu os píncaros mas ainda não o suficiente. E o espírito? Este, sem dúvida, ainda engatinha na solidão e na escuridão à espera da verdadeira redenção. A moral e a ética, nem se diga!

10. Por que tanta pressa, se o tempo é apenas uma parte da eternidade que nunca começa, nunca termina.

11. Felizmente, os homens estão tomando juízo e já se vêem os intocáveis serem perturbados no alto de seus tronos, o que até, há pouco, era impensável.

12. Vivo Trabalhando e Trabalho Vivendo.

13. Deve o Brasil, mais do que nunca, preocupar-se com suas riquezas naturais e estar preparado para a grande revolução do século XXI, advinda das recentíssimas descobertas científicas.

14. Leis existem aos milhares. Basta que sejam bem aplicadas, com extremo rigor e justiça, sem contemplação. Não é necessário encherem-se os baús com novos diplomas, falando a mesma língua, sob pena de não serem levadas a sério. Aprimorem-se e cumpram-se as já existentes.

15. E a eternidade do homem, na Terra, traduz-se pelo que ele faz, marcando sua passagem, de forma indelével e notável, quando se trata de seres humanos predestinados aos grandes feitos.

16. É inconcebível que, na alvorada de novo milênio da era vulgar, com descobertas científicas inimagináveis, ainda haja guerras religiosas, raciais e de opiniões e os homens de todos os credos, cor, origem e formação não se dêem as mãos e entrelacem suas almas e pensamentos, numa só vontade: paz e felicidade para toda a família humana, reconhecendo a sentença bíblica e a de todas as religiões de que Deus é eterno e será reconhecido Rei de todo o Universo e Um só será seu Nome e reinará para sempre

17. Oh, você, meiga, cândida e tímida, preferiu guardar no fundo de sua alma e não compartilhar com ninguém, nem mesmo comigo, este seu grande amor?

18. É inconcebível que se não respeite a liberdade de cada um ser o que é ou seguir seu próprio caminho.

19. O tempo é apenas uma parte da eternidade que nunca começa, nunca termina.

20. A vida é o bem mais precioso, mas a vida sem liberdade não tem qualquer significado, nem dignidade. A liberdade, porém, não se confunde com a licenciosidade, nem com o abuso.

21. Para os seres humanos do novo milênio, o tempo e o espaço são conceitos inexistentes e totalmente superados na era da cibernética. A fraternidade entre os homens está na razão direta da comunicação.

22. Acredito na Internet como veículo de intercomunicação entre os seres humanos, numa nova era de solidariedade e comunhão.

23. O obscurantismo consegue impedir a caminhada ou o progresso do homem, por algum tempo, mas não para sempre.

24. Escrevi o que penso, mas não penso no que escrevi ( a propósito do tema sobre a vida e a morte ).

25. A lei espelha o comportamento e a consciência social de um povo e de uma época e deve-se comungar com as novas realidades e tendências que despontam, para não se afastar de vez do homem e fenecer solitária.

26. A realidade visível e a realidade invisível coexistem, em plena harmonia, por isso que relembro as palavras de um grande sábio, que, com sabedoria e sensibilidade, proclamou: “ quando se planta uma semente, nunca se sabe até onde os brotos vão se espalhar”. E, então, arremato que assim elas jamais perecerão!

27. Por que estamos aqui? O que fazemos? Com certeza, o homem tem uma missão a cumprir. Nada existe por acaso. Do contrário, nada teria sentido. Negar alguma coisa é admitir sua existência, porque absurdo é negar o nada.

28. JUSTIÇA
Poder Judiciário: esteio do Estado de Direito.
Sem ele, a democracia claudica!
Sem ele, a liberdade se extingue!
Sem ele, o direito não passa de flatus vocis!
29. SER JUIZ
Ser juiz é ser bom, quando necessário.
Ser justo, sempre.
Ser intransigente com a injustiça e a ilegalidade.
Ser solidário com o inocente.
Ser duro com o infrator.

30. O verdadeiro direito é aquele que anda de mãos dadas com a justiça social e com a realidade.

31. Cabe à elite pensante realizar a grande revolução e guinada da história, neste novo século e início de um novo milênio da era vulgar.

32. A maior riqueza do homem reside no espírito e sua fonte habita as grandes obras.

33. Não julguemos o próximo pelos rumores que correm, antes de nos inteirarmos do assunto.

34. Não devem os governos dos homens julgar os idosos, os inativos, os enfermos, que nada mais podem dar, neste momento, senão seu amor, sua experiência e relembrar seus feitos, impondo-lhes sacrifícios insuportáveis, como se fossem eles os causadores da desgraça gerada por quem lhes não deu causa.

35. O direito informatizado é o direito do futuro no presente.

36. As informáticas, como as grandes descobertas e a revolução tecnológica e espiritual, desbravam uma nova era para a humanidade: o ingresso na idade de ouro espiritual e moral! A comunhão da humanidade através da comunicação.

37. A síndrome do racismo é tão nefasta quanto o próprio racismo!

38. E assim toda a humanidade - pluralidade na unidade e preservação da individualidade - perceberá que é melhor viver de bem com a vida e alegrar-se com as boas coisas e caminhar para sempre com destino ao Eterno, na aliança entre as gerações passadas e futuras.

39. Pena que o progresso espiritual e moral não tenha acompanhado o progresso material e científico. Mas, na verdade, acredito que o homem desbaste a pedra bruta e ainda se regozijará com seus irmãos, porque não distingo entre os seres humanos. Somos todos irmãos e iguais, provindos do mesmo pai, porque Deus é um só e um só o homem. Não há deuses. Há Deus. Não há homens. Há homem.

40. DEUS

Com o estudo das diversas tradições religiosas, fácil é concluir-se que a essência das coisas é a mesma em todas as religiões e consciências, não importa o tempo, nem o espaço, variando apenas a forma e os caminhos do percurso, convolando o pensamento de que Deus é um e um só é o homem ou a pluralidade na unidade – essa Energia infinita e desconhecida, mas presente em tudo.

Assim entendo Deus.
Assim entendo a visão holística do universo.
Assim entendo o mundo em que vivemos.
Assim entendo o passado, presente e futuro.
Assim entendo a eternidade.
Assim entendo o infinito.

41. A verdade é que cada época há de legar ao homem os sinais do passado, que marcarão para sempre sua vida e servir-lhe-ão de guia na escuridão das angústias e na cruzada do porvir. As gerações, sucedendo-se e alimentando-se umas às outras.

42. A VIDA


A vida, uma pequena caminhada, pela Terra.
A vida, um salto rápido, por este mundo.
A vida, o prelúdio da morte, que, certamente, não é o fim.
A vida, o antecedente necessário de um mundo melhor.
A vida, o caminho de comunicação entre o homem e o desconhecido.
A vida, o caminho da purificação, se bem vivida.

O corpo, quando invólucro de uma alma sublime,
O corpo, quando invólucro de uma alma pura,
O corpo, quando invólucro de uma alma limpa,
O corpo, quando invólucro de uma alma iluminada,
O corpo, quando invólucro de uma alma luzidia,
O corpo, quando invólucro de uma alma em estado de graça,

Não perece jamais.
Não desaparece.

Apenas se transforma,
Apenas se movimenta.

43. Se todos se pusessem a pensar sobre os momentos que vivem e o que têm feito e o que devem fazer, concluiriam que a vida - esta passagem efêmera por este planeta - tem um significado maior que o de mera estada material. Talvez assim os acontecimentos ruins não ocorressem. Tudo enfim é uma grande incógnita.

44. A realidade visível e a realidade invisível coexistem, em perfeita harmonia!

45. Não importa que a frivolidade e a inércia desencantem.
Não importa que a angústia se apodere, por segundos, de nossa alma.
Não importa que o esforço e o trabalho nada representem para alguns.
Não importa que poucos maus se sobreponham a muitos bons.

Porque o homem bom vive em todos nós.
Porque a alma luzidia não se apaga jamais.
Porque a estrela cintilante jamais se queima.
Porque a chama da esperança jamais se extingue.

46. De repente, os olhos se cruzam, as mãos se entrelaçam e os seres humanos, num abraço caloroso, num só pensamento, exprimem um só desejo e uma só aspiração: PAZ E AMOR.

47. O homem é o único ser vivente que pode transformar e modificar a realidade em que vive, de forma consciente.

48. De repente, não importa a nação, não importa a língua, não importa a cor, não importa a origem, porque todos são humanos e descendentes de um só Pai. Os homens lembram-se apenas de um só verbo: amar.

49. De repente, sem mágoa, sem rancor, sem ódio, os homens cantam uma só canção, um só hino: o hino da liberdade.

50. De repente, os homens esquecem o passado, lembram-se do futuro venturoso, de como é bom viver.

51. De repente, os homens lembram-se da maior dádiva que possuem: a vida.

52. O CASAMENTO

Quão doce é o casamento!
Quão doce, a união entre o homem e a mulher!

53. O homem não vive só, é um ser gregário, que estende a mão ao outro, fita seus olhos no infinito, à procura de algo que lhe está bem próximo - o outro ser.

54. MULHER

colaboradora graciosa do homem, a fonte primeira de sua inspiração e o traço de união entre os seres humanos,

a suprema deusa,
a suprema princesa,
a acalentar o homem altaneiro,
com sua ternura,
com seu amor,
com sua doçura,
com seu calor!

55. A natureza é sábia. Dotou o homem da capacidade incomensurável de superar as situações infinitamente adversas.

56. O verdadeiro amor, que une o homem e a mulher, para todo o sempre, nem o vendaval da tristeza ou da adversidade consegue quebrar. Quando o amor é puro, o calor jamais se esfriará nem a luz destes dois seres se apagará.

57. DEUS EXISTE
Porque estou presente!
Por que tu estás também,
Por que Ele é onisciente!
Por que Ele é onipresente!


58. Năo pense que aquele que um dia se tornaria seu rei e seu escravo se esqueceria de que você um dia foi formosa e bela, mas continua tăo formosa e bela, que nem o tempo apaga, nem a distância separa.

59. Năo pense que o céu distante năo vê com suas luzes cintilantes, que você caminha, faceira, e lhe faz inveja.

60. O Estado, cumprindo a ordem constitucional, deverá oferecer proteção não só às manifestações das culturas populares indígenas e afro-brasileiras, como também às de outros grupos que contribuem para o processo da nacionalidade.

61. As pesquisas, as experiências e o trabalho científico, que visam aprimorar as condições de vida do homem na Terra, devem ser estimuladas e não barradas, porque o obscurantismo consegue impedir a caminhada do homem, por algum tempo, mas não para todo o sempre.

62. A coexistência entre os seres humanos é fundamental, para sua sobrevivência digna e reta. As Escrituras também o dizem, quando está escrito: "Ele ama a retidão e a justiça; a Terra está cheia de benignidade do Eterno... O Eterno olha lá do céu, vê todos os filhos dos homens. Lá do lugar da Sua habitação, dirige Seu olhar para todos os habitantes da Terra. É Ele quem forma o coração de todos eles, quem considera todas as suas obras" (Salmo 33).

63. Não pense, Mulher, que eu me esqueci do dia em que você veio para o mundo, para, no futuro, que nem você imaginava nem eu tampouco, encontrar-se comigo e, finalmente, compor o que os poetas, mui docemente, chamam de amor eterno! A chama eterna do amor!

64. É indiscutível que a geração de empregos revitalizará o processo econômico e, sem dúvida, 3diminuirá o exército de famintos e miseráveis, que apenas buscam o trabalho, para sua sobrevivência.

65. O desemprego que atormenta milhões de pessoas, sem qualquer perspectiva, poderá desaparecer, se o homem realmente tomar consciência de que é melhor viver para o bem, aproveitando todo o seu tempo, para as boas coisas, e enterrando o egocentrismo e o egoísmo para sempre.

66. O bem mais precioso do universo é a vida. E o homem, sem dúvida. Mas os bens mais preciosos do homem constituem o amor e a amizade, a relação ser humano - ser humano, seu maior capital.

67. O direito é criado, para o homem e não este para ele, como de resto todas as coisas. Tudo existe para e em função do homem. Imagine-se o universo sem o ser humano ou um seu semelhante! Que seria? Que vão não haveria? Seria como um corpo sem alma. Uma vida sem a substância. Um perfume sem a essência! Um frasco sem o líquido.

68. A paz dos túmulos é o final dos tempos, porque onde não há liberdade não há vida consciente. A tirania fecha o ciclo da vida.

69. Urgentes e grandes transformações devem ser feitas na estrutura do edifício social e nas instituições, sem exceção, como exigência necessária para a construção de uma sociedade mais humana, justa e solidária, evitando-se, destarte, o pior.

70. Quando a vida humana, bem mais precioso entre todos os demais, nada mais vale, é sinal de que o homem deve parar e fazer profunda reflexão, porque chegou ao fundo do abismo e há que se repensar o sentido de todas as coisas!

71. Não se fale de direitos humanos apenas de criminosos, porque, modernamente, há que se lembrar da nova ciência - a vitimologia, em favor da vítima e de sua família. Pugnar pelos direitos humanos desses malfeitores, olvidando-se as vítimas, significa apostar, cada vez mais, no massacre de pessoas indefesas, que não mais têm em quem confiar.

72. Os estadistas e os economistas modernos apenas se preocupam com o saneamento econômico, como se este fosse a grande novidade e a panacéia do século, capaz de dirimir todos os insucessos da sociedade, em grande parte devido à desenfreada corrupção e à insensibilidade dos que detêm o poder.

73. O ser humano é o centro de tudo. Nada importa a não ser o seu bem estar.

74. Alegria e felicidade, onde estais, que tanto vos procuro?

75. No patamar em que se encontra o ser humano, somente o congraçamento e a solidariedade poderão tirá-lo do abismo de uma hecatombe, porque ele não aprendeu que, antes da guerra (e jamais esta), devem os homens sentar-se à mesa de conversações.

76. O equilíbrio entre a fé e a ciência é o ingrediente para a Paz

77. A humanidade ingressa no novo século e milênio e, mais do que nunca, necessita reencontrar-se com Deus e com os princípios morais, para que realmente possa atingir a Era Espiritual.
78. Em momento de extrema crise por que passa a sociedade, o direito é mais solicitado e então o profissional das áreas jurídicas buscam lapidar com o cinzel da sabedoria as arestas e agruras que afligem o homem moderno.
79. A estrutura de um novo modelo de Estado, para um Brasil do terceiro milênio, não é a mesma deste anoitecer de século, assim que a sociedade não pode ficar inerte ante os acontecimentos que se sucedem a cada instante.
80. Questão de suma importância, ainda não resolvida devidamente, diz respeito à impunidade que grassa, por esse mundo afora. Felizmente, porém, os homens estão tomando juízo e já se vêem os intocáveis serem perturbados no alto de seus tronos, o que até, há pouco, era impensável
81. Aqui e ali, pipocam nomes ilustres bordando a imprensa falada e escrita, que revela, sem receio, os desmandos que estes produzem, impiedosamente, dos quais a sociedade vem tomando consciência, não se omitindo do seu dever de punir e zelar pela coisa pública.
82. A improbidade existe, desde que o homem povoa a Terra. A sociedade, porém, não tem poupado esforços, no sentido de extirpar esse cancro, com ferramentas legais, na área administrativa e na área penal e civil, nem sempre com o êxito esperado.
83. O Século XXI, abeberando-se na colossal revolução das últimas décadas do Século XX, assenta-se fundamentalmente na informação e na comunicação, entre os seres humanos, visto que esta prima por ser um dos fatores maiores para o progresso da civilização, como causa e efeito de seu desenvolvimento

84. Os séculos e os milênios são momentos da história do homem, que marcam as gerações. Ou, como narra o historiador e estudioso Felipe Fernández - Armesto, décadas e séculos são como caixas de relógios dentro dos quais oscila o pêndulo da história.

85. O direito é uma ciência dinâmica. Está em constante evolução. É um bem cultural e fruto da sociedade e dela não pode apartar-se, sob pena de não atingir seus fins. Entretanto, deve o legislador legislar com parcimônia, para que as leis não nasçam mortas, nem se transformem numa colcha de retalho e, ao invés de proporcionar estabilidade e segurança nas relações sociais, produzam choques inevitáveis.

86. A reforma do Estado é uma necessidade premente. Não se admite mais um Estado prepotente e absorvente, paternalista, nem tampouco um Estado reduzido a pó, incapaz de proporcionar o mínimo de proteção aos súditos.

87. A humanidade caminha a passos largos para uma nova era, neste raiar de um novo século e milênio, em que o imenso progresso científico e material terá que forçosamente abrir uma vaga para o aprimoramento espiritual e moral.

88. O século XX pode ser considerado uma centúria de ouro ou, ao contrário, não deixará saudades, encerrando-se, então, uma era cinzenta da história humana, tingida pelas grandes catástrofes, horrendas guerras, decadência dos costumes, pelo desamor ao próximo, pela discriminação social, racial e religiosa e, mais que tudo, em face da desumana partição das riquezas, em que poucos têm tudo e a maioria esmagadora reveste-se da mais dura e inconcebível pobreza. Será, porém, temerário afirmar-se, de maneira categórica, que uma dessas opções é verdadeira e a outra, falsa., pois tudo tem seu lado bom e seu lado mal. A questão fundamental é saber-se para que lado tende o pêndulo.

89. O século XX foi na verdade dramático, desde o seu início até o final, quando os homens vêm lutando, não pelo aprimoramento de seu espírito, mas por conquistas materiais que não levam a nada, senão ao mais acerbado egoísmo, violentando os mais sagrados princípios religiosos, morais e jurídicos das gentes. Faz-se necessário repensar totalmente a sociedade em que vivemos.

90. Não é crível que o ser humano não tenha sorvido as lições do passado recente, que dizimou milhões de inocentes, imolados em nome da supremacia racial ou de um ideário que não resistiu sequer a um punhado de anos e foi pulverizado, e pretenda ressuscitar essa ideologia perversa. Ou em nome da religião, que se quer impor, e, em nome de Deus, que, certamente, não comunga com a insensatez da hegemonia.

91. Hoje se destroem estátuas milenares. Ontem, queimaram-se livros, homens e tolheram-se as idéias. Amanhã, cremar-se-ão novamente os homens? Que insensatez, meu Deus! Que barbarismo! Para onde caminhamos?

92. A nova ordem mundial, sem dúvida, exige uma tomada de posição imediata e enérgica, de sorte que as questões fundamentais que afetam o ser humano não fiquem à mercê.

93. Ler um livro é partir para o até então mundo desconhecido, conviver com acontecimentos, até então estranhos, e conhecer um pouco do autor, o criador daquele universo, que era só dele e passou a pertencer também ao leitor, antes um intruso, um estrangeiro, que de agora em diante compartilha e às vezes determina o rumo e recria em sua mente e em sua imaginação um novo e fascinante espaço - tempo, fazendo estremecer a sólida rocha de seus encantos, com novas interpretações ou vontade de fazê-lo, ou, como no caso desta obra, participar da mesma criação e das mesmas idéias, louvando-as, aplaudindo-as e segui-las.

94. A mulher, desde o século XX, vem conquistando o espaço, que jamais lhe deveria ter sido negado, conquanto sofra, aqui e acolá, os dissabores de uma falsa cultura do machismo, onde lhe não é permitido sequer ter uma vida digna e livre.

95. Os maus devem ser extirpados, desde que os outros sejam os maus.

96. O progresso atingido pela humanidade, nas últimas décadas do século XX, projeta realmente a força de que dispõe, para tornar a sociedade organizada mais apta a absorver os impactos desse mundo violento e ainda não de todo preparado, para a revolução tecnológica e científica dos últimos anos.

97. O Século XXI, abeberando-se na colossal revolução das últimas décadas do Século XX, assenta-se fundamentalmente na informação e na comunicação, entre os seres humanos, visto que esta prima por ser um dos fatores maiores para o progresso da civilização, como causa e efeito de seu desenvolvimento.

98. O homem caminha para uma nova fase, um novo ciclo cultural, uma nova civilização, esta calcada na espiritualidade, na moralidade e na ética, devendo forçosamente munir-se de um arsenal jurídico que se deve adaptar a este novo modelo social.

99. As grandes e boas idéias constituem o vetor das revoluções que vingaram e se consolidaram. Ghandi, com sua pregação, conseguiu demover paixões e deixar plantada para sempre a semente da esperança e da não violência.

100. A impunidade é a senha para a corrupção e desenfreada caminhada para a tortuosa e larga estrada do crime, praticado pelos agora delinqüentes de colarinho branco, antes intocáveis, terno bem ajustado, gravata e até prendedor de gravata de ouro com pérola ou diamante encravado, para fingir sua honestidade e honorabilidade!!!

101. A sociedade moderna está passando por uma fase catastrófica, plasmada pela violência coletiva e individual, onde as pessoas mal se olham e se entendem. Com certeza, o ser humano está sendo vítima de sua própria grandeza e gula, visto que o progresso científico ultrapassa as barreiras do impossível, sem o respectivo aperfeiçoamento moral e espiritual.

102. A corrupção e os desmandos existem, em toda parte, como um câncer que se alastra impiedosamente. A violência desenfreada assume contornos impensáveis. A fome, o desemprego e a miséria enlameiam a alvura do progresso. Sem embargo desse turbilhão assustador, o brasileiro está reagindo a tudo isso, com um vigor assombroso, com uma rapidez extraordinária, tanto que faz parte da órbita de preocupações do eleitor brasileiro atual o perfil ético e moral do político, independentemente da ideologia que este professe.

103. Não é ético nem legal que maus aplicadores ou fiscalizadores da lei, ávidos pelo minuto de vã glória, se arvorem em inquisidores medievais ou, mais modernamente, em súbitos moralistas e algozes terríveis, descuidando-se de princípios fundamentais, nem que violem as mais legítimas garantias do homem, sob pretexto de falsa moralidade, antes de um julgamento justo e legal. Faz-se necessário, antes de tudo, que os fatos sejam plenamente comprovados e a lei se torne conhecida, explicada, minuciosamente informada e conscientizada por todos. A lei, então, deverá ser aplicada com rigor a todos e a exemplar punição aos infratores, sem privilégios, quaisquer que sejam, servirá para desencorajar a violação e os desmandos.

104. Haverá sempre a esperança, a fé, a alegria de viver

105. Alguns pensam que vivem, mas estão totalmente enganados. Iludem-se. Vegetam, no fausto inglório. Afundam-se, na miséria humana, na riqueza material que não leva a lugar nenhum. Não experimentaram jamais, quão rica é a vida, num plano que nunca alcançaram, com a musicalidade celestial do amor, da glória de amar e ser amado, de doar e receber doação, não do vil metal ou do enganoso pedaço de ouro - metal ou ofuscante diamante e da passageira e absurda glória terrena, pelo nada que fez!

106. Que bom que nesta terra bendita não se faz diferença entre os seres humanos.

107. Basta a vontade política para fazer, mudar, impedir a opressão, venha de onde vier, alterar os rumos e tornar a humanidade mais feliz, mais protegida, mais forte, mais digna de viver.

108. Eu não chorei mais. Fiquei sumamente feliz, quando me recordei que o Papa João Paulo II, na Terra Santa, fora recebido por judeus, cristãos e muçulmanos, e clamava pela harmonia entre os seres humanos e, certamente, por todas as crianças deste mundo, paradoxalmente, solitário.

109. E o homem está reaprendendo que o corpo e a matéria despidos da alma nada representam, porque vazios, como um rio seco, um oceano que já foi oceano, uma terra árida e deserta que já foi fértil.

110. As civilizações passadas enriqueceram o homem com feitos que demonstram o elevado grau de desenvolvimento que este atingira, como o comprovam as pirâmides do Egito, dos incas e dos astecas e as civilizações perdidas, que remontam a milhares de anos, quiçá milhões de anos, marcadas por calendários refeitos periodicamente ou desconhecidos.

112. Desejava voar sem qualquer constrangimento, alçar as alturas, atingir as estrelas cintilantes, voar como uma borboleta, festejar nas alturas celestes o encontro com a senhora lua, que já não é mais uma mera desconhecida dos homens, porque no entardecer do século que se findou, há pouco, o homo sapiens havia pisado suas entranhas. E nada conseguira conhecer mais que já sabia. E, no entanto, sentia-se orgulhoso de sua jornada, jamais imaginada antes. Ou este sonho - realidade era a repetição do feito de Ícaro? Quem sabe.

113. Ah, que saudade daquela São Paulo da garoa, das noites frias de inverno, que não voltam jamais, daquela cidade encantadora dos bandeirantes que cortaram o Brasil e o conquistaram, para toná-lo o que é.

114. Ah, que saudade do velho Largo de São Francisco, o Largo do Capim, onde está erguida a Primeira Academia de Direito, com suas arcadas e seu relógio, e seus estudantes alegres e faceiros.

115. Ah, que saudade da Vila Maria paulistana, onde estudei no então grupo escolar, que fornecia diploma de conclusão e não mero certificado ou papel, sem importância.

116. Ah, que saudade da mítica São Paulo que acolhia irmãos de todo Brasil e de todo mundo, sem distinção, para torná-lo um caldeirão de esperança, um só povo, uma só família, sem violência, sem correria, sem desgaste, sem depressão, sem neurose, respondendo à filosófica indagação, porque tanta pressa, se o tempo é apenas parte da eternidade que nunca começa, nunca termina!

117. A verdadeira justiça reside na punição exemplar dos que se voltam contra a própria sociedade, não como instrumento de vingança, o que é inadmissível, senão como forma de, tal qual erva daninha, extirpá-los do meio social, como proteção aos membros dessa mesma sociedade, até com a pena de morte, para os crimes hediondos que abalam a consciência dos homens de bem e projetam a animalidade desses desertores da lei.

118. Estamos chegando ao fim de uma era, com passaporte para a civilização da cibernética, onde tudo é possível e imprevisível.

119. Menina sapeca Que me tira o sono! Me faz esquecer da amargura, com tanta doçura...

120. É pena que alguns poucos teimam não compreender que a cidade, como tudo na vida, deve adaptar-se ao ser humano e harmonizar-se com as novas realidades que despontam, para não se apartar de vez do homem e fenecer solitária e corromper-se.

121. Brasília nasceu da vontade de um povo heróico, que desbrava, incessantemente, esta terra sem fim, de riquezas mil, de gente brincando, cantando, gingando e até ludibriando a fome, a miséria, a dor, a violência desenfreada, com o samba e com a dança, com o torpor de seus corpos cansados.

122. Brasília nasceu de um sonho que se transformou em realidade, pelas mãos fecundas de Juscelino Kubitschek e mercê do esforço gigantesco e despretensioso de pioneiros abnegados, que marcaram sua passagem gloriosa para sempre.

123. Uma revolução para o bem não se faz necessariamente com sangue. Muito, pelo contrário. E nunca, nunca pelo sangue!

124. A divulgação das idéias e da mensagem, para a reconstrução de um mundo melhor, aproveitando o passado e trazendo para o presente o que nossos ancestrais nos legaram em busca de um futuro menos doloroso, marcará para sempre a humanidade.

125. A inflação de leis mal feitas tem um efeito negativo e pernicioso sobre a sociedade.

126. E estamos vivos! Renascidos! Revividos! Que bom viver! Que bom sentir. Que bom participar de tudo. Que bom respirar, andar, pensar, ver, fazer e, mais que tudo, caminhar sempre para a frente, reto, com extrema precisão, sem se abater, olhando para trás apenas para visualizar quanto chão percorremos; olhando para baixo tão somente para descobrirmos que, apesar de tudo, estamos ainda em cima e não no fundo do poço, sem esperanças, sem metas, porque temos dentro de nós a eterna flama da fé, nas profundezas de nossa alma, que ilumina, como o sol incandescente, a negritude do céu! E torna a escuridão o amanhecer radiante de luz e vida, com a natureza brotando, os animais saltitando alegremente e o homem lutando, lutando, vencendo e caminhando e realizando seus desejos e marcando sua presença na Terra com seus feitos, qual dádiva dos Céus.

127. Que os governantes, os pais e os mestres de todos os rincões do mundo se preocupem mais com as crianças, que constituem força intelectual e de trabalho do futuro e merecem a atenção que lhes não é dada, a não ser esporadicamente.

128. A visão de Dom Bosco, segundo os historiadores, revelava, em 1883, que a terra do leite e do mel não seria outra senão o cerrado, onde hoje se ergue a imponente, doce e florida Brasília.

129. Brasília, jovenzinha e esbelta, a namoradinha do Planalto, encanta a quem aqui aporta. Tem a magia de conquistar para sempre seus amores. Marcar com sua varinha mágica seus habitantes, antes rotativos, já agora definitivamente enraizados nesta terra de flores, jardins e do cerrado quente, do céu azul, do mágico lago engendrado por seu fundador.

130. A vida é um continuo vai e vem, cheio de surpresas; algumas vezes, excelentes, outras, nem tanto, mas sempre surpreendentes.

131. A vida é o bem maior do universo e, quando bem vivida, podemos dizer, sem receio, que terá valido a pena, e sempre terá valido, porque Deus, na sua onipotência, certamente, tê-la-á concedido a nós com uma finalidade sublime, conquanto misteriosa, desconhecida.

132. A leitura e a utilização da pesquisa científica é hoje uma obrigação, da qual se não pode furtar nem o aluno nem o professor.

133. Milagre é um acontecimento admirável, maravilhoso, surpreendente, que não se explica, pelas leis da natureza.

134. O homem se distingue dos demais seres viventes, porque é o único, que, conscientemente, pode retificar os rumos da civilização, num sentido ou noutro, isto é, para o bem ou para o mal.

135. Não deixemos que nos tirem nem nos quebrem o frasco da ilusão.

136. O homem deve pensar, pode divergir, mas antes de tudo deve ser tolerante. Das idéias, nem sempre convergentes, brota a imensa variedade de pensamentos que norteiam a humanidade e lhe abrem o caminho da verdade.

137. Foi um bravo, um lutador, um gigante, um exemplo de vida.

138. Todo ser humano traz em si a energia celestial, mas poucos a utilizam ou sabem utilizá-la.

139. Para os seres humanos do novo milênio, o tempo e o espaço são conceitos inexistentes e totalmente superados na era da cibernética. A fraternidade entre os homens está na razão direta da comunicação.

140. O terrorismo, sob qualquer forma, deve ser punido, severamente, com todas as forças. Não importa de onde venha, se do Estado ou de grupos, pois não se trata de crime político.

141. Não se pode confundir o povo com terroristas insensíveis e desumanos, para não retrocedermos a um dos momentos mais tenebrosos e cinzentos da História, quando os nazistas cometeram o genocídio e, mais recentemente, populações indefesas são aniquiladas ou dizimadas, sem contar os Átilas ou Gengis - khans de todos os tempos.

142. Se a causa por que lutam os terroristas, poderiam, a priori e apenas ad argumentandum, ser justa, deixa de sê-lo, no momento em que vidas humanas são ceifadas e massacradas indistintamente, nações são devastadas, os bens danificados e a humanidade despedaçada. Não se alegue que as guerras também têm sido a fonte direta desses estragos, em todos os tempos, nem que a miséria ou a injustiça e a má repartição das riquezas justificariam esses desatinos. Isto não passa de sofisma condenável, sob todos aspectos.

143. Os homens predestinados são eternos, porque têm a glória de marcar para sempre sua trajetória.

144. O homem deve pensar, pode divergir, mas antes de tudo deve ser tolerante. Das idéias, nem sempre convergentes, brota a imensa variedade de pensamentos que norteiam a humanidade e lhe abrem o caminho da verdade.

145. Não há nada que possa impedir o progresso do homem, a aspiração de descobrir o incógnito, de superar-se a si mesmo e até de criar (ou clonar) o seu semelhante, substituindo-se a Deus ou à natureza, como loucamente está no limiar de fazê-lo, ou, ainda, como relata o Livro dos Livros, para mostrar sua grandeza resolveram os descendentes de Noé construir uma torre tão alta que atingisse o céu, mas foram castigados por Jeová, que lhes confundiu a língua, deixando inacabada a ousada obra.

146. Não importa que pareça delírio, porque se os homens não tiverem um sonho a realizar, uma esperança a cultivar, de que valerá a vida? Para que terá vindo habitar a estação Terra?

147. Quem não relembra os feitos de seu povo, não vive, não tem alma, não sente a vida, não vibra.

148. O Brasil é um país sumamente legalista, mas pouco obediente à lei.

149. Nada é impossível para o ser humano, desde que ele tenha vontade de fazer e o faça.

150. O advogado é uma das colunas de sustentação da Justiça, o arauto do direito e da liberdade.

151. O advogado exerce um sacerdócio. Necessita ele da mais ampla e irrestrita liberdade e independência, para operar seu ministério.

152. Enquanto houver seres humanos na Terra, haverá sempre uma chance de convivência. Parece paradoxo, mas não é. A paz é viável e possível.






Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui