Usina de Letras
Usina de Letras
144 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50618)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140802)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Assunto macabro. -- 03/01/2003 - 21:23 (Geraldo Lyra) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Ao ler, ontem, nesta Usina de Letras, a crônica "Carta De Um Suicida", de Raymundo Silveira, lembrei-me que, há poucos meses, no Cabo, onde fica a paradisíaca praia de Marinha Farinha - não foi olhar o mar e os coqueiros,por quê? - suicidou-se,também, o conhecido homem público pernambucano,Byron Sarinho, com pouco mais de sessenta anos, e, aparentemente, gozando de boa saúde física e mental; deixando um bilhete - publicado pela imprensa -, dizendo, em síntese, não se achar preparado para enfrentar a velhice...

Também, veio-me à mente, o caso do meu ex-professor de Direito Penal, Raymundo Asfora, que teria se suicidado em Campina Grande, poucos meses antes de assumir o cargo de vice-governador da Paraíba, para o qual fora eleito, sem deixar nenhuma explicação para o seu gesto extremo. Se bem que permaneçam dúvidas sobre o "sucídio"...

Certa vez, o Professor Raymundo Asfora, nos disse, durante uma aula que, em determinados países da Europa (não lembro quais), a tentativa de sucídio é punida.

Rememorando seus ensinamentos, ora formulo as seguintes considerações: se a vida é o bem mais importante tutelado pelo Direito, a sua auto-eliminação - por quem quer que seja -, é um ato lesivo à sociedade,porisso que atinge a todos...

Afinal, são casos excepcionais,de pessoas que não cometeram (perante a Lei ou que se saiba),nenhum delito anterior e não tinham uma razão plausível

para o ato extremo.

A propósito,como todos sabem, o velho, nas Civilizações Orientais, tem um tratamento mais respeitoso do que no Ocidente, pelo que representa de experiência e sabedoria. Os jóvens orientais, sabem que, um dia, se lá chegarem,não serão tratados como descartáveis!...

Por outro lado,entre nós, quem tem um mínimo de sentimento religioso, de crença em Deus,enfrenta qualquer sofrimento, e é incapaz de tal ato,preferindo cumprir ociclo natural da vida e "morrer como um passarinho" (como se diz), durante um cochilo: "Cochilou o cachimbo cai",naturalmente, acrescentaria...
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui