Usina de Letras
Usina de Letras
93 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62243 )

Cartas ( 21334)

Contos (13266)

Cordel (10450)

Cronicas (22538)

Discursos (3239)

Ensaios - (10369)

Erótico (13570)

Frases (50639)

Humor (20032)

Infantil (5440)

Infanto Juvenil (4769)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140811)

Redação (3308)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6198)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Elogios ao Método de Alfabetização:Caminho Suave -- 14/04/2006 - 11:02 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Elogios ao Método de Alfabetização : Caminho Suave

Caminho Suave é o nome de uma cartilha que foi muito popular nas escolas públicas brasileiras nas décadas de 70 , 80 e no começo da década de 90 .
Ela trabalhava com o método fónico : associação de figuras com as palavras , começando pelas vogais , depois ia para os encontros vocálicos e depois caminhava para a alfabetização .
A capa do livro era muito romàntica : mostrava duas crianças de mãos dadas , debaixo de uma cerejeira em flor em pleno céu azul , a caminho da escola .
Ao fazer Magistério fiquei triste ao ver as minhas professoras falando mal do método Caminho Suave e falando bem do tal de método Ciclo Básico .
Minhas professoras de Didática afirmavam que frases como :
" O boi baba " e " O Bebê Bebe " eram desconexas , coisa que nunca achei .
Quando eu tinha seis anos de idade e li , pela primeira vez , as frases da minha cartilha Caminho Suave : " O boi baba " e " O bebê bebe " minha imaginação disparou na hora , então pensei com minha cabeça de criança :
- Se o boi fosse um bebê bezerro , também babaria ao beber o leite da vaca .
A cada frase considerada " desconexa " minha imaginação sempre entrava em vários cenários e foi assim que eu aprendi a ler e a possuir uma criatividade de poeta .
Quando eu era criança , gostava da proximidade de sons parecidos no mesmo texto . Mais tarde descobri eu isto era uma figura poética chamada de : aliteração e que era capaz de dar ritmo a um texto .
Sempre gostei do G em formato de gato e do I em formato de igreja . Depois descobri que método parecido foi usado pelos poetas concretistas .
Meu interesse pela poesia , começou aos seis anos , através deste método Caminho Suave . Após alguns meses com esta cartilha , eu já frequentava a biblioteca da minha escola e comecei a ler os textos poéticos para crianças feitos pela autora Cecília Meireiles . Eu gostava dos textos dela porque encontrava nítida semelhança entre a poesia de Cecília Meireles e o método Caminho Suave , principalmente , nas aliterações e nas metáforas .
Ao fazer Magistério , minhas professoras tentaram tirar o encanto que sempre tive por esta cartilha . Elas afirmavam que os jogos do método Ciclo Básicos eram melhores . Conheço amigas que hoje dão aulas , que tentaram usar o método Ciclo Básico e foram mal sucedidas . Pois este novo método possui jogos que nem as próprias professoras conseguem entender . Conclusão : mesmo o governo tirando a cartilha Caminho Suave do ar para dar o lugar ao "revolucionário " Ciclo Básico , as professoras mais espertas deram um jeito e voltaram a usar o método Caminho Suave nas salas de aula .
Hoje ao dar uma passada nos portais educacionais da Internet , fiquei sabendo da história de um empresário balzaquiano que comprou cinquenta cartilhas Caminho Suave para dar de presente aos seus amigos no Natal . O resultado não foi outro : os presenteados adoraram e sempre vinham com aquelas frases :
- Cartilha Caminho Suave ?
- Eu aprendi a ler com ela !
- Quanta saudade !
Aqui , podemos concluir que apesar de ser considerado "obsoleto " o método fónico Caminho Suave é o mais indicado para a alfabetização . Pois já foi provado por neurologistas que os métodos que usam sons parecidos e imagens estimulam mais o cérebro , por isto a aprendizagem fica mais rápida . No meu caso a cartilha Caminho Suave foi além . Pois através deste Caminho Suave encontrei a estrada infinita para a poesia , onde não existem semáforos e nem pedágios .
Luciana do Rocio Mallon







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui