Usina de Letras
Usina de Letras
304 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62174 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50578)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Analise da música “Olhai por nós” de Marcelo Crivella, dentr -- 31/12/2002 - 12:17 (Alan Carlos Dias) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos






Analisando a música “Olhai por nós” ( Marcelo Crivella ), percebi que ainda conservamos muitos traços da educação medieval, principalmente no que se refere a forma de contestar o que nos é repassado com verdade.

O homem medieval não tinha concepção crítica, por não ser educado para isso. Isto não quer dizer que houvesse desprezo pelo intelecto, mas sim , era uma forma de conciliar ou harmonizar a fé e a razão, a fim de se compreender a natureza de Deus, o teocêntrismo que não podia ser questionado.

Segundo Santo Agostinho, na teoria da iluminação: “ o conhecimento da verdade eterna seria recebido de deus. Deus ilumina a razão e torna possível o entendimento, isto é, toda educação.”

Na 3ª estrofe, aparece tipicamente nítida a forma de educação escolástica e teocêntrica. A idéia de que o homem não pode conceber o progresso individual e coletivo, se não tiver antes de tudo pautado na vontade de Deus. (“ quem governa sem fé, pouco pode fazer “). Deus é quem provém tudo. Portanto, se alguém está no poder e não realiza um bom governo, é porque não o faz segundo as leis de Deus.

Para o homem de fé, todas as dificuldades serão ultrapassadas, desde que seu caminho encontre a bênção de Deus.

Vimos que o homem medieval era extremamente religioso. Todavia, essa religiosidade não era consciente. Seria como um instrumento de alienação e manutenção dos dogmas religiosos da época. Não havia preocupação com as questões sociais, como as observadas na música : “ Meu Deus, o que se passa aqui no meu país?/ há tanta gente sofrendo” . No trecho acima, deus tem as respostas para tudo e pode nos conceder a força necessária para superar as dificuldades. Há o questionamento direcionado a Deus, mas não ao homem. Como se esse não fosse capaz de trilhar seus próprios passos.

Existe na 5ª estrofe uma profunda emotividade sentimental e religiosa que toca o íntimo das pessoas: “ Vem meu Senhor/ Vem , Jesus Salvador/ Olhai a dor, Senhor/ Desse meu irmão/ Tem compaixão/ Estende a tua mão/ Olhai por nós”.

Esse tipo de educação era feita na Idade Média por meio da repetição de cânticos e nas aulas de catecismo, como acontece nos dias de hoje. Desse forma, a letra, ora analisada tem relação direta com as linhas filosóficas Patrística e Escolástica, pois , a concepção da formação do homem, perpassa pela religiosidade, marcante na Idade Média, onde a fé e a crença são fundamentais para o homem viver em paz consigo mesmo e com Deus.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui