Usina de Letras
Usina de Letras
240 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140787)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Religiosos-->Questão de Moral-Reflexão -- 30/03/2005 - 07:43 (elvira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Terri Schiavo (norte-americana) depende de uma sonda gástrica.Encontra-se em estado vegetativo subliminar, ao limite da consciência="estado mínimo de consciência(MCS- siglas em Inglês).Considera-se então um pessoa humana viva, privada de uma consciência plena, cujos direitos jurídicos têm de ser reconhecidos, respeitados, defendidos...Retirar a sonda é = a eutanásia directa, o que é inadmíssivel moralmente.
João Paulo II, na sua Carta Encíclica- Fé e Razão(n.81)fala-nos que actualmente se vive uma "Crise de sentido".Esta crise manifesta-se nas "Posturas Modernas", onde se observa o reducionismo da expressão"qualidade de vida" e a sua consequente subversão.Assim observamos no quotidiano, o Hedonismo (busca desenfreada do prazer); o Individualismo (exaltação do inívíduo de modo absoluto); o Pragmatismo (atitude mental própria de quem ao fazer as suas opções, exclui o recurso à reflexão abstracta ou a avaliações fundadas sobre princípios éticos).
Hoje em dia, a "qualidade de vida"é interpretada no sentido de eficiência económica, consumismo desenfreado, beleza e prazer da vida Física, esquecendo as dimensões mais profundas da existência( interpessoais,espirituais e religiosas), em suma, resume-se a uma capacidade de gozar e de experimentar o prazer.
Moralmente é um dever de caridade amparar o doente e os seus familiares.Como nos diz Dalton Luís de Paula Ramos, Porfessor de Bioética- membro correspondente da Pontifícia Academia para a Vida,"A vida humana tem significado e dignidade qualquer que seja a condição em que a pessoa se encontre e mesmo enferma e debilitada, a pessoa tem um papel a cumprir enquanto lhe restar um sopro de vida!"(assim juram os médicos fazendo jus a Hipócrates de Cós- na sua formatura).

Elvira:)
.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui