Usina de Letras
Usina de Letras
16 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62285 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50673)

Humor (20040)

Infantil (5458)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6209)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Playmobis na terra de gigantes -- 26/11/2000 - 20:35 (Mastrô Figueyra de Athayde) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Romeu Tortéren é um típico cidadão pacato de uma cidade interiorana do Estado de São Paulo, que um dia acabou entrando na política, graças ao apoio da família e de amigos, que o julgavam uma pessoa íntegra, sensata e, acima de tudo, bem popular. O homem ideal para comandar e devolver a felicidade para o seu povoado. Romeu Tortéren é o seu nome, mas ele é o popularmente conhecido por Playmobis , uma alusão ao boneco Playmobil, devido ao seu cabelo estar sempre bem arrumado, mais parecendo uma peruca, onde dá a impressão que a qualquer momento ela poderá sair voando.
Playmobis fez uma boa campanha, a chamada campanha corpo a corpo, devido aos poucos recursos existentes em caixa e pelo seu partido ser considerado de esquerda radical. "Esbanjar nunca! Nossa campanha é popular e o povo saberá em quem votar...", já dizia Playmobis com o seu cabelinho todo arrumado. Outro ponto que deve ser ressaltado no candidato, que é o seu diferencial frente aos concorrentes, é que ele sabe se comportar diante das càmeras de televisão e das lentes dos fotógrafos de jornais. Playmobis percebe atentamente os passos da imprensa. No momento crucial, ele infla seu peito e um tom de superioridade toma conta do local. Playmobis levanta levemente a cabeça e com uma cara totalmente séria, ele consegue manipular as palavras, através de seu tom, deixando todos os seus adversários para trás. Esse gesto de Playmobis me faz lembrar aquele comercial de televisão: Imagem não é nada. Sede é tudo! . A partir de então, tenho certeza que este comercial está totalmente errado. No meio eleitoral, imagem é tudo e qualidade dos candidatos não é nada , por isso os detalhes do visual de Playmobis são cuidadosamente estudados. Até aula de etiqueta ele começou a fazer, ministrada pelo grandessíssimo Babão Pizzaíle, o mestre do marketing eleitoreiro nacional, juntamente com o PhD Ferdinando Ardineiro. Essa dupla de marqueteiros é o que tem de melhor na terra brasilis. Só para se ter uma idéia, até hoje eles não perderam nenhuma eleição. Tá certo que está é a primeira experiência dos dois no ramo, anteriormente, apenas ensaios fotográficos para temas de publicidade foram realizados pela dupla dinàmica, onde obteve um bom resultado. Mas, o mais importante, é que são garotos de futuro, assim como o candidato Playmobis.
As eleições foram chegando ao seu fim. A eleição estava muito acirrada e três candidatos estavam na briga. Playmobis, Vovó e Tiazinha, mas um fato foi com certeza o diferencial na campanha eleitoreira. Havia acontecido um debate entre os cinco candidatos a prefeito da cidade. Todos foram razoavelmente bem, mas o diferencial que decidiu a eleição aconteceu na rua, na saída dos candidatos. Romeu Tortéren, o Playmobis, saiu carregado pelos seus cabos eleitorais, assim como os demais candidatos, mas as lentes de um fotógrafo de um jornal da cidade, que fez uma sequência de fotos, determinaram o rumo da eleição, onde uma versão totalmente literária acabou sendo dada para a história. Quando Playmobis foi carregado, um dos cabos eleitorais levantou uma perna mais rápido que a outra. Playmobis ia cair de cabeça no chão, quando o seu segurança, mais conhecido por Gorila , devido a sua desproporção física, segurou-o pelo colarinho, equilibrando Playmobis. Parece coisa insignificante para decidir uma eleição, mas o detalhe é que o cabelo de Playmobis ficou intacto e o seu estilo de O Todo Poderoso , não foi abalado. Ele saiu triunfante pela avenida. Até aí, tudo bem, o detalhe ficou por conta do jornal da cidade, que estampou a manchete: Quase queda e ascensão de Playmobis , juntamente com a sequência de fotos.
O povo da cidade viu nesta edição que, se Playmobis fosse eleito, mesmo nas adversidades políticas que existe na cidade, ele assim como todo o município poderia se sobressair. Foi um tiro certeiro, Playmobis venceu as eleições, para a felicidade geral da cidade. Resta saber agora, se realmente imagem é tudo e qualidade não é nada . Eleito ele está, agora quer queira, quer não, temos que beber. Pena que acabou a Sprite na cidade...

Mastró Figueira de Athayde é cronista e metalúrgico.
E-mail: mastro25@hotmail.com
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui