Usina de Letras
Usina de Letras
43 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62193 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50598)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->DILETANTE OU AMADOR ? -- 21/03/2006 - 22:22 (JOSÉ EURÍPEDES DE OLIVEIRA RAMOS) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

DILETANTE OU AMADOR ?


Dicionaristas não estabelecem diferenciação entre "diletante" e "amador". Para estudiosos e amantes das artes é clara a diferença, todavia. O diletante estaciona. O amador movimenta-se. O diletante adota uma influência, elege um estilo ou uma estética e ali permanece. O amador tem suas preferências, mas estuda, visita os mestres e acompanha as modificações vindas com o tempo.
O diletante é descompromissado. Gosta, mas não ama! Não se envolve com profundidade, não procura aprimoramento; aprende o pouco que lhe interessa e busca apenas uma distração. A arte é amante passageira, esquecida e abandonada no primeiro tropeço, na primeira dificuldade.
O amador envolve-se, compromete-se com a arte que elegeu para sua companheira. Ama e se dedica ao que escolheu para conhecimento, comunicação, prazer, efusão de alma e transbordar de criatividade. O estudo é uma constante, o resgate das grandes obras e personalidades, mais o acompanhamento da evolução, é empenho de vida. O amador procura a perfeição estética, o aprimoramento técnico. A sua arte é compromisso de sempre. Às vezes, alcança elevado padrão de qualidade equiparável ao dos profissionais; por outras, permanece na penumbra entre amador profissional e não sabe para onde vai: adere por alguma necessidade de afirmação, de reconhecimento, de aplauso; deseja se firmar e aparecer, mas patina em avanços e recuos qualitativos. A cultura limitada, restrita ao objeto de sua dedicação, é séria barreira que não consegue vencer. Especializa-se até em demasia, em alguns casos, mas, só encontra vida e arte nas paredes que criou. Nessa clausura de má-vontade, contempla e aplaude apenas o seu mundinho particular -repleto das regras por ele construídas. Infelizmente!... Outras vezes, o amador se acomoda, pelas dificuldades técnicas e pelas imposições da vida; e aí me vejo: amador em intenções e diletante em ações. Infelizmente, também!... Para mim, ainda, infelicidade é a "leitura de consumo", essa que "ajuda" quem publica, quando a vida média não avança pouco mais que 70 anos e, além dos bons autores que temos, a Grande Literatura oferece o mínimo de 50 livros que deveríamos conhecer. Sem contar História, Música, Sociologia, Psicologia, Filosofia...

José Eurípedes de Oliveira Ramos
Da Academia Francana de Letras
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui