Usina de Letras
Usina de Letras
113 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62181 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140792)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->FELIZ DIA DO CONSUMIDOR -- 13/03/2006 - 16:59 (GERALDO EUSTÁQUIO RIBEIRO) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
FELIZ DIA DO CONSUMIDOR

No último dia oito de março foi comemorado como DA MULHER, no mês passado o DIA DO ENFERMO, no próximo dia quinze será comemorado o DO CONSUMIDOR.
É claro que estas homenagens são iniciativas dos nossos políticos que não tem outra coisa a fazer senão ficar dando apelidos para os dias.
O que o consumidor deste país tem para comemorar?
Será que alguém vai ganhar alguma coisa fazendo compra neste dia?
A cidade está toda "enfeitada" com faixas alusivas ao tão comemorado dia.
Qual será o dia do pobre e desrespeitado consumidor?
O consumidor mineiro tem a comemorar o lucro astronómico da empresa de energia elétrica em detrimento da grande maioria de assalariados que vivem nas trevas porque a luz dos barracos onde moram foi cortada por falta de pagamento. Teoricamente o lucro que esta empresa deveria gerar seria o bom atendimento e o fornecimento de luz e energia para as pessoas de baixa renda até tantos kw/hora a custo zero.
E a luz deveria brilhar para todos.
Também tem a comemorar o lucro da empresa que gerencia a água que falta na maioria dos barracos sem torneira enquanto milhares de crianças morrem desidratadas porque a conta é cara demais e o assalariado não consegue pagar.
E a irmã água é um direito de todos.
O consumidor brasileiro de petróleo então tem que soltar foguete neste dia, a empresa dona do petróleo brasileiro está ultrapassando as fronteiras enquanto os carros ficam na garagem e se paga um preço absurdo por uma passagem de ónibus cujo usuário tem que pagar pelo custo do combustível, do pneu, da mão de obra e do lucro abusivo.
O consumidor das grandes redes de supermercados tem a comemorar a fusão das grandes empresas que manipulam o mercado ao seu bel prazer.
O consumidor brasileiro tem a comemorar o lucro das empresas de telefonia que finge dar celular de graça para enganar os pobres mortais escravos do consumismo.
O pobre consumidor do sistema de saúde tem a comemorar a morte ceifando vidas porque o maldito convênio pago com suor e sangue não cobre tal procedimento. E quando o prestador do serviço é o governo não cabe nem comentário
O consumidor de remédio comemora o lucro dos laboratórios e a inércia do governo que não fiscaliza e que apoiou um Genérico que não existe e deixa no mercado um tal de Similar que ninguém sabe se é confiável.
Um tratamento digno deveria ser direito de todos.
O consumidor da construção civil tem a comemorar as milhares de moradias construídas com dinheiro do povo cujos construtores compram tudo com meia nota ou sem nota fiscal alguma, e os cartéis do aço e do cimento que manipulam os preços do jeito que acharem mais conveniente.
O consumidor do entretenimento tem a comemorar espetáculos para uma minoria e para os pobres uma programação televisiva aberta para quem quer assistir apresentador comendo, mulher pelada, propaganda, novela mexicana (nada contra os mexicanos) e os famosos "enlatados americanos" (tudo contra) como se não estivéssemos no Brasil.
Nos estádios violentos paga para ver verdadeiras peladas porque o fanático ainda não descobriu que não existe mais time de futebol, ninguém mais sabe a escalação do seu time porque agora só existem os clubes.
Os viciados em jogos de loteria além de pagar imposto abusivo ainda deixa grande parte do seu salário para o governo que explora a maioria da jogatina que não premia ninguém.
O consumidor de cigarro comemora um càncer e do álcool uma cirrose.
E os Procons comemoram o quê?
O cabide de emprego.
FELIZ DIA DO CONSUMIDOR!

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui