Usina de Letras
Usina de Letras
164 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62210 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140797)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->A CASA DA FELICIDADE -- 16/11/2003 - 05:45 (Winner) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A CASA DA FELICIDADE

Nalgum belo espaço inalcançável aos pés humanos fica a Casa da Felicidade. Se existe, não é inteiramente inacessível. Nunca moradia tão sublime seria construída para permanecer repleta de alegria para ninguém. O Construtor é sábio – e o mínimo que pensou terá sido inimaginável entre todos Seus filhos pequenos.

Quem está apto a habitar a Casa da Felicidade? Serão aqueles tão bondosos, que se desmancham em compreensão e amor, diante das fraquezas humanas? Serão aqueles tão superiores, que nem encontram tempo para si, dedicando-se às preocupações degradantes dos inferiores? Serão aqueles tão sofridos, por que sua sensibilidade agudíssima absorve mais a dor alheia do que os próprios seres em frangalhos?

Não sei responder às minhas perguntas. E, se soubesse, não as responderia também. A resposta seria ofensa a tanto humano, incluindo este, imperfeito e falível. Mas está nalgures a Casa da Felicidade! Cercada pela Luz, que impede a aproximação da sombra. Guardada pela Simplicidade e Sinceridade, que, luzidias, límpidas e superiores, são verdadeiras elites do bem, mas negam peremptoriamente.

Menos de um século é pouco tempo para sondagem sobre a Casa. A culpa não é deste ou daquele nome, mas da alma pequena. Da vaidade, com o agravante de nem resistir a dois olhares dentro dos olhos. Culpa do orgulho, que se antepõe à vergonha. Culpa da vergonha que se protege com o auto-elogio. Culpa do auto-elogio que exige solidários elogios de almas insanas, truculentas e arrogantes. Mais do que bajuladoras têm função de escudos...

A Casa como que desliza para mais longe, assim. O restante é miragem. Nem é Casa de Areia, como Castelos desfeitos pelo vento, com ou sem esforço. Tudo depende da tempestade enviada pelo horizonte. Pode ser calma. Pode ser bravia, capaz de atropelar, sem dó e nem piedade. Capaz de fazer redemoinhos, esvoaçantes e saltitantes, com direito a rugido, ranger de dentes e ruído estranho. Apesar dos possíveis estragos, nunca serão maiores do que a garganta da Terra possa engolir, muito distante da Casa da Felicidade.




Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui