Usina de Letras
Usina de Letras
158 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62178 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50582)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Lendas dos Túneis Subterrâneos de Curitiba -- 26/06/2009 - 09:37 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Lendas dos Túneis Subterrâneos de Curitiba

O dicionário define túnel como passagem subterrânea . Mas para os moradores de Curitiba esta palavra vai muito além deste mero significado porque as lendas das galerias no subsolo , desta cidade , mexem com o imaginário popular .
Há alguns anos atrás uma jovem tentou fugir de bandidos através destas lendárias passagens subterrâneas . Porém ela acabou entalada num bueiro , abriu uma tampa no meio da rua e pediu socorro . Assim surgiu o boato de que alguns marginais tinham um mapa , mostrando todas as passagens subterrâneas da cidade , e quando eles se sentiam ameaçados , pela lei , logo tratavam de se esconder nestes túneis misteriosos . Alguns dias depois da estória da moça entalada , jovens foram pesquisar sobre isto , filmaram estas passagens secretas e colocaram o vídeo no site Youtube .
Reza a lenda que ainda no Brasil – Colônia foram construídos hospitais , conventos e mosteiros , com passagens debaixo da terra , ligando uma instituição a outra para que as pessoas se protegessem em casos de guerras e catástrofes . No século dezenove , com o fim da escravidão do Brasil , imigrantes europeus vieram trabalhar na lavoura do Paraná . Com eles , vieram alguns religiosos , que logo trataram de construir escolas e orfanatos com estes tipos de túneis subterrâneos .
Há muitas estórias sobre estas lendas , leremos algumas abaixo :

A Freira e o Padre do Subsolo :

No século dezenove havia , numa cidade no interior do Paraná , uma menina chamada Gertrude e um menino chamado Paulo . Eles começaram a namorar escondido na infância . Porém havia um problema , quando Paulo tinha dois anos de idade contraiu meningite . Então sua mãe , dona Ana , prometeu , aos santos , que se o seu filho sarasse , sem seqüelas , ele seria padre . Assim quando o rapaz chegou à puberdade , dona Ana mandou seu filho a um seminário , em Curitiba . Gertrude , descobrindo o fato , ficou desiludida , resolveu virar freira e foi mandada a um convento , também , na cidade de Curitiba .
Quando Paulo chegou ao seminário , tratou de conhecer todo o estabelecimento e cada canto do local . Na biblioteca , que ficava no subsolo , ele escorregou num tapete e notou que debaixo dele havia uma espécie de alçapão , mas a tampa estava trancada com um cadeado .
Então , numa certa noite , este seminarista escondeu – se na biblioteca e notou que alguns padres , entravam naquela passagem secreta e que a chave , do local , ficava pendurada no pescoço do pároco que dava aulas de História .
Alguns dias depois , teve uma festa no seminário , regada a boa comida , música e excelente vinho . Assim Paulo , aproveitando – se que o professor estava bêbado arrancou – lhe a chave do pescoço e abriu o local secreto . Desta forma ele descobriu que aquele lugar , não era um simples porão , e sim uma galeria secreta enorme que passava por baixo de todo o centro da cidade e ainda por cima fazia a ligação daquele mosteiro com conventos e colégios religiosos . De uma forma esperta o rapaz fez a cópia da chave , naquele mesmo dia , e depois devolveu o objeto ao pescoço do mestre , sem ele perceber .
A partir daquele momento o seminarista passou a passear pelas galerias subterrâneas da cidade .
Já no convento onde Gertrude estava , tudo ia normal até que um dia a noviça entrou na
biblioteca para ler livros de poesia . Porém de dentro de uma destas obras caiu uma espécie de mapa . A jovem analisou o documentou e descobriu que tratava – se de uma passagem secreta que dava para os subterrâneos do centro de Curitiba . Ela descobriu que o túnel secreto começava , no camarim , do teatro dos órfãos que o convento cuidava . Numa madrugada , onde todos estavam dormindo , a donzela pegou o mapa e resolveu passear pelas galerias do subsolo . No meio do caminho ela encontrou – se com Paulo e os dois falaram ao mesmo tempo :
- O que você está fazendo aqui ?!
Após este espanto , os dois conversaram , se entenderam e passaram a namorar , ás escondidas , nas galerias do subterrâneo de Curitiba .
Alguns meses depois coisas estranhas começaram a acontecer com Gertrude : ela começou a engordar , passou a ter enjôos e tonturas constantes . Sua companheira de quarto , a invejosa Irmã Agda , começou a desconfiar que a moça estava grávida e passou a vigiar todos os passos de sua colega . Numa madrugada a freira seguiu os passos da noviça e descobriu que ela se encontrava com um seminarista pelas passagens secretas . Então Agda contou tudo para a Madre Superiora . Como naquela época era um escândalo uma freira ser mãe solteira e temendo que a população descobrisse o segredo dos túneis subterrâneos , a diretora do convento pediu para que Adga se livrasse de Gertrude . Então , enlouquecida de inveja da estória de amor que sua colega tinha , ela comprou muitas bananas de dinamite e colocou nas galerias do subsolo . Assim quando o casal se encontrou , Agda explodiu com os túneis e todo o centro da cidade sentiu , porém a população pensou que trava – se de um tipo de terremoto . Algumas horas depois , a irmã verificou se os túneis ficaram destruídos e eles transformaram – se em pedras .
Uma semana depois , ela teve o seguinte pesadelo :
Gertrude apareceu e disse :
- Agda , você queria me matar com a explosão ...
- Mas, eu não morri !
- Além disto , o túnel do subterrâneo voltou ao normal . Agora ele está intacto !
A freira acordou , no meio da noite , suada e assustada . Desta maneira ela foi até as galerias do subsolo para conferir . Então a irmã ficou assustada ao ver que os túneis estavam inteiros e , no meio deles , ela viu o espírito de Gertrude que exclamou :
- Eu ficarei por aqui por muitos e muitos anos !
A freira assustada , voltou ao convento e trancou – se em seu quarto . Alguns anos depois ela foi internada no Hospital Psiquiátrico Nossa Senhora da Luz .

O Fantasma da Freira das Galerias Subterrâneas :

Marcelo era um menino de cinco anos que gostava de aventuras . Um certo dia , ele descobriu uma passagem secreta , debaixo da ponte de um rio , que ficava perto do Shopping Mueller . Ele entrou por dentro deste túnel e ficou encantado , pois descobriu que nesta galeria dava para ver como era o subsolo de todo o centro de Curitiba . Porém , quando o garoto tentou voltar para casa , viu que a trilha só saía em labirintos e começou a rezar :
- Por favor , meu anjo da guarda , me ajude !
- Eu estou perdido e preciso voltar para casa !
De repente , uma freira apareceu :
- Calma , minha criança ...
- Meu nome é Gertrude e irei ajuda – lo !
- Basta me seguir .
Marcelo seguiu a moça que o deixou debaixo da ponte do mesmo rio . Desta maneira o menino falou :
- Obrigada !
- Agora posso voltar para casa !
- E você ?
- Por que não vem para o mundo aqui fora ?
Gertrude respondeu :
- Eu não pertenço mais a este mundo ...
- Minha função é ajudar as crianças que se perdem nos túneis subterrâneos de Curitiba .
- Eu estava grávida no dia em que perdi a vida nestas galerias ...
O garoto comentou :
- Não entendi nada .
A freira exclamou :
- Agora volte para casa !
Após falar estas palavras a moça desapareceu na frente da criança .
Diz o mito que o espírito dela sempre salva as crianças que se perdem nas galerias subterrâneas da cidade .

A Alma do Padre do Subsolo de Curitiba :
Helen era uma jovem católica , muito religiosa , que gostava de freqüentar igrejas históricas .
Um certo dia , ela estava na Catedral Metropolitana de Curitiba , localizada na Praça Tiradentes . Quando , de repente , viu no meio dos fiéis um frei muito pálido e misterioso . Na hora em que acabou a missa este sacerdote desapareceu na multidão .
Então a moça foi até a Igreja do Rosário , localizada no Largo da Ordem e no meio da platéia ela avistou o mesmo frade misterioso . Assim a donzela seguiu o pároco que , no meio de uma rua deserta , tirou a tampa do esgoto e entrou dentro de um bueiro .
Alguns dias depois , numa quarta – feira nublada e cinzenta , Helen pegou um ônibus chamado Novena para ir até a novena da Igreja do Perpétuo Socorro . Perto dela sentou – se uma senhora de idade e as duas começaram a conversar . Papo vai e papo vem as mulheres começaram a conversar sobre as lendas e os mistérios de Curitiba . No auge da conversa Helen disse :
- Uma vez eu vi um frade estranho assistindo a Missa na Catedral Metropolitana de Curitiba e na hora que o ritual acabou ele desapareceu entre a multidão . Depois fui a uma missa na Igreja do Rosário e vi o mesmo padre , depois segui esta pessoa que destapou a tampa de um bueiro e entrou dentro dele .
Assim a idosa falou :
- Este é o frei da lenda dos túneis secretos dos subterrâneos da cidade . Diz o mito que , há cem anos atrás , ele se encontrava , às escondidas , com uma freira nestas galerias do subsolo . Porém uma explosão matou os dois lá dentro . Mas o povo fala que a alma do casal vaga pela cidade .
Após estas palavras as duas desceram no ponto da igreja para rezarem a novena . Na hora da saída , Helen notou que sua nova amiga afastou – se dela . Porém a jovem seguiu aquela senhora e viu que ela foi parar embaixo da ponte do rio que fica perto do Shopping Mueller . Lá a moça avistou a velhinha e o mesmo frei misterioso . Os dois estavam ajoelhados e rezando .

O Andarilho Que Morreu Dentro do Subterrâneo

Reza a lenda que , em 2009 na cidade de Curitiba , havia um morador de rua com problemas de dependência química que vivia fugindo das autoridades , e , também dos marginais . Ele tinha o mapa secreto das galerias subterrâneas e , quando a situação ficava ruim para o seu lado , costumava se esconder dentro delas .
Uma certa noite , este rapaz , que estava bêbado , fugia de uma gangue perigosa . Então ele se enfiou dentro de um túnel subterrâneo . Mas devido ao efeito da bebida , este moçou pegou o caminho errado e acabou morrendo , sufocado num bueiro , da Rua Senador Alencar Guimarães .
No dia seguinte seu corpo começou a feder . Assim comerciantes e moradores chamaram as autoridades competentes , que durante o dia , não se manifestaram . Porém , de madrugada , uma moradora de um prédio daquela rua , viu carros estranhos pararem no local de onde vinha o mau cheiro . Assim esta senhora notou que as pessoas saíram dos automóveis , tiraram a tampa do bueiro e retiraram algo grande de dentro dele , que não dava para ver o que era porque naquele exato momento faltou luz .Coincidentemente , após esta confusão toda , o cheiro horrível desapareceu .
A mídia apenas comentou o problema do fedor na Rua Senador Alencar Guimarães . Mas depois do ocorrido com os carros estranhos , ela calou – se .
Por que será ?
Este é um dos mistérios que paira pelo centro de Curitiba .
Luciana do Rocio Mallon














Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui